Armadilha de comprar ações Tech

0
69

Todos sabem que sou um dos entusiastas em investimento de longo prazo em ações de dividendos. As ações tem o poder de fazer o efeito bola de neve que o Warren Buffett dizia, mas é preciso ter paciência.

Ciclo do mercado

Construir uma carteira de ações para aposentadoria não é fácil. Exige disciplina e foco. Numa crise, precisará de segurar firme suas ações enquanto todos vendem.

Já passei por três Bears na bolsa de valores. É sempre difícil nessas situações, pois são muitas notícias alarmantes e precisamos de ter um pouco de entendimento do que estamos fazendo. Nessa horas é importante não escutar os ruídos do mercado e seguir seu plano.

Paciência no mercado de ações

Geralmente uma recessão ou crise na bolsa, vem precedida de um momento de forte bonança e confiança do mercado. Quando a crise financeira acontece, seja na fase prévia ou no auge do evento, é um teste de paciência e resistência do investidor.

É difícil manter sua estratégia de investimento nesses momentos em que está tudo bem. Manter seus investimentos, enquanto vê constantemente outros que podem de alguma for ter estabelecido uma estratégia melhor e parece mais lucrativo do que você.

Você começa a se questionar se sua estratégia está funcionando, você quer abondara o barco.

O legal do mercado de ações que nenhuma estratégia de investimento funcionará para sempre, nem superará todos as outras em todas as circunstâncias.

A melhor estratégia é a que você consegue seguir, através da alta e da baixa do mercado.

Sempre falo aqui nos vídeo do canal, que não existe a estratégia perfeita. Você precisa de encontrar a sua estratégia, uma que te deixe confortável e depois fique nela.

Faça pequenas adaptações na sua estratégia

Apesar disso, precisamos de ajustar essa estratégia ao longo dos anos. Isso não significa que devemos rasgá-la ou jogar tudo fora em poucos anos e começar a seguir a nova moda do momento. Estamos falando de mudanças pequenas e incrementais, nada drástico.

Observe na minha carteira, como ao longo do tempo acrescentei novas classes de ativos. Removi outros e cortei arestas na minha árvore de dividendos.

Não corra atrás da modinha do momento

O mercado é cíclico e sempre terá uma nova crise. Sempre teremos uma estratégia que será a melhor do momento. As ações que estão esquecidas em um ciclo podem se tornar as próximas bolas da vez e as que estão quentes podem virar o patinho feio.

O investidor que persegue desempenho pode acabar pegando no pior momento possível a estratégia que o mercado adota como a melhor. Eles são os que compram no topo e vendem no fundo em prejuízo, logo saem da bolsa no primeiro ciclo.

Os investidores senior sabem controlar suas emoções, conseguem apenas seguir seu plano, aguardar o seu momento. Nós ganhamos dinheiro no momento de melhor oportunidade, continuámos investindo durante o clico de baixa e esperamos o próximo ciclo para a maré mudar a nosso favor.

Entendendo a duração dos ciclos

Alguns desses ciclos podem ser longos. Veja duração dos ciclos abaixo, extraída do post sobre “você estar preparado para próxima crise“. Podem trazer a impressão de uma tendência de longo prazo. Isso faz muito sentido. Suponho que o investido médio só invista por cerca de 2 ou 3 décadas.

Impulsividade e preconceitos podem ser complicações no seu plano de construção de uma carteira de longo prazo.

ETF e o risco que todos ignoram

Por exemplo, muitos investidores hoje estão apenas dizendo para investir no S&P500. Isso é particularmente fácil de concluir depois de testemunhar basicamente o mercado em alta ininterrupto desde 2009.

Embora, tenha tido alguns declínios em 2011, 2018 e até mesmo alguns mercados de baixa em 2020 e 2022, as ações americanas estão voando.

Imagina um investidor do S&P 500 de 2000 a 2012, quando as ações americanas praticamente não foram a lugar algum. Agora imagine uma fatia grande de seu patrimônio num ETF, liquidando cada vez mais ativos para pagar suas despesas. Vai terminar igual ao meu vizinho na Alemanha.

  • Veja o que ocorreu com meu vizinho na Alemanha. Teve que voltar a trabalhar depois de investir apenas em ETF: dividendos vs ETF

As ações americanas praticamente entregaram zero em retornos totais durante esse período. Para piorar a situação tivemos duas crises que derrubaram a bolsa em uma queda de 50%. Colapso da bolha DotCom em 2000 e a Crise Financeira Global de 2008.

Esses eventos também coincidiram com recessões, o que também aumentou o desemprego, o que tornou muito difícil fazer aportes, bem como também manter as ações intactas.

O mercado de ações de 2000 a 2012 era menos cobiçado na época. Com o mercado americano andando de lado, os grandes fundos colocaram dinheiro em mercados emergentes, como os BRICS.

Os jovens de hoje só querem comprar TECH

Entre 1999/2000 os USA estavam no topo do mundo. Possuir o S&P 500 era um investimento óbvio, especialmente depois do final da década de 90 que teve um crescimento interessante.

Sigo muitos investidores no X. Muitos parecem pensar que a única maneira de investir hoje é em empresas de tecnologia. Concentrar-se no setor de melhor desempenho dos últimos 15 anos definitivamente parece uma estratégia inteligente nos dias de hoje.

Ignorar a história é arriscado. Os últimos 15 anos foram uma lua de mel com as empresas tech, mas os 15 anos anterior de 2000 a 1015 não foram. Quando a bolha DotCom estourou e tivemos 80% de queda na Nasdaq, muitas empresas que estavam no topo da onda em 2k hoje nem existem mais no mercado.

Os investidores que compraram TECH em 1990 e no início de 2000 foram praticamente eliminados. Você não encontrará um investidor de TECH hoje que também estava na época do DotCom.

Os garotinhos que compram TECH hoje ou compraram nesses últimos 15 anos não estavam investindo antes disso. Eles não tem memória muscular da carnificina que foi naquela época.

Qual foi o melhor setor de 2000 a 2014?

Fiz o comparativo da Chevron e Microsoft, onde em 2000 a 2014 o setor de energia foi o destaque. Eles fizeram bem nessa década, mas na última década não. Essa década a bola está como as TECH.

Muitos investidores lembram só da experiência recente. Eles pegam a experiencia recente e criarm as expectativas para o futuro.

Os investidores que estão acumulando TECHs hoje, tudo o que eles vivem é uma aposta futura na concentração do setor. Eles não pensam no que poderia dar errado.

O mesmo vale para os investidores de “dividendos” e “crescimento” ou dividendos vs tecnologia.

Investidor de dividendos

Investir em empresas de crescimento de dividendos tem sido a minha estratégia escolhida.

Não sabemos como o mercado vai estar quando aposentarmos, por isso estou reduzindo o número de ações de forte crescimento.

Se você pegar um mercado igual o de 2000 a 2012 e sua carteira de aposentadoria só tem ações sem dividendos e apenas TECHs, você terminará tendo que voltar a trabalhar.

Um investidor de crescimento de dividendos terá seu rendimento, mesmo o mercado de lado ele vai se sair bem e ganhar dinheiro.

Outras estratégias como a de Tecnologia se saíram muito mal, em meio a 80% de queda que fizeram muitos investidores venderem e perderem a esperança na bolsa de valores.

Durante os tempos difíceis, as ações de crescimento de dividendos entregam retornos lentos e constantes.

Nesses últimos 12 anos as ações de crescimento de dividendos podem ter se saído pior do que o mercado. Existem outras estratégias, como as ações de tecnologia, que realmente se saiu muito bem.

Embora investidores de crescimento de dividendos ganhassem dinheiro, eles não se saíram tão bem quanto os outros.

Muitos investidores estão extrapolando os bons momentos dos últimos 12 anos e assumindo que continuarão indefinidamente. Muitos estão abandonando as estratégias orientadas aos dividendos.

Quem passou pela crise do Covid, conseguiu ver como a estratégia de Dividendos brilhou novamente.

Queremos paz ao aposentar

Isso é o que atrai-me nas estratégias orientadas a dividendos: quando as coisas ficam difíceis e temos o mercado em queda, você não perde tanto quanto o investidor de crescimento ou de tecnologia.

A previsibilidade dos dividendos proporciona uma certa segurança nos retornos, incentivando-nos a focar nos fundamentos das empresas, em vez de nos deixar levar pelas oscilações dos preços das ações.

Os dividendos vem dos fluxos de caixa e não da opinião dos outros.

Os preços das ações não são fundamentos, elas representam a opinião dos outros e por isso podem extrapolar os valores intrínsecos.

A bolsa em alta, as ações de dividendos são evitadas. Não se valorizam a cotação quanto as outras. Entregam retornos lentos, mas constantes. Quando o ciclo vira esses investidores ficam felizes em possuir esses redemoinhos estáveis, que enchem seus cofres. Isso traz tranquilidade ao investidor.

O que torna o Warren Buffett um investidor fantástico é que ele tem conseguido ganhar dinheiro apesar do ciclo que estamos. Ele fez isso, porque manteve sua estratégia por décadas, enquanto melhorava pacientemente. Diversificação vai te ajudar a conseguir retornos bons em cada ciclo.

Mantenha sua estratégia, ignore os ruídos do mercado. Alguém sempre ficará mais rico do que você ou eu, isso não é o fim do mundo, desde que alcancemos nossas próprias metas e objetivos.

Vídeo

Takeaway

A jornada dos investimentos é longa e árdua. Para alcançar seus objetivos é preciso sobreviver às essas crises na bolsa. Perseguir o que está bombando pode funcionar por um tempo em um ciclo, mas não é um plano que funcionará para toda a sua trajetória de investidor na bolsa.

Ater-se a sua estratégia, permite que os investidores mantenham o curso e alcancem suas metas e objetivos. Também ajuda a ignorar os ruídos do mercado.

Previous articleForam 99k de economia no mês – set24
Next articleBDC como saber se está cara ou barata