Ter o sucesso como investidor de Dividendos exige paciência

21
1070

No mundo globalizado que vivemos hoje somos bombardeados com uma quantidade enorme de informações sobre diversos assuntos com a intenção de nos fazer agir rapidamente por estímulos a essas informações. Os melhores investidores de dividendos que vi até hoje são aqueles que compra uma ação e então deixa-las em silêncio por um longo período de tempo. Eu sei que muitos pensam que também são assim, mas na verdade é que poucos tem a energia suficiente para suportar esses ruídos temporários e isso irá definir seu sucesso ou fracasso como investidor de dividendos.

Muitas vezes, os investidores desistem das empresas após longos períodos de baixo desempenho. Depois que passa esses maus ventos, as coisas costumam a se reverter para a média e os acionistas verdadeiramente pacientes e com uma visão de longo prazo são recompensados.

Aqueles que se assustaram facilmente acabam se lamentando por ter saído prematuramente e muito provavelmente não conseguiram aprender a lição de que ter sucesso nos investimentos exige bastante paciência.

O segredo está em selecionar empresas que se encaixem nos seus critérios de entrada, fazer uma boa pesquisa quantitativa e qualitativa e depois largar lá seu capital sem se preocupar em demasia com os ruídos trimestrais e anuais. Você tem que ser paciente e não ter medo dos períodos temporários e de fracos desempenhos.

toleratoAs vezes as coisas podem parecer bem feias até que a maré vire, se você ficar saindo e entrando de posições nesse meio tempo, é muito provável de seus ganhos ficarem nas mãos dos impostos, taxas de corretagem, perda do custo de oportunidade. O investidor de dividendos que é bem sucedido sabe que no meio do seu pote sempre terá aquelas empresas perdedoras, mas que seus vencedores vão fazer muito melhor em média, e ainda irá gerar um retorno adequado do seu portfólio ao longo de um período de 20 a 30 anos.

É difícil dizer se um problema que todos estão falando é temporário ou de longo prazo que resultaria no desperecimento da empresa, ou na criação de um verdadeiro micão. Ignore a maioria das opiniões e continue  seguro nos seus investimentos. Acredito que ninguém pode prever o futuro, é por isso que eu tento ignorar essas especulações que pode ou não se tornarem verdadeiras. O investidor de dividendos precisa ter nervos de ações e convicções nas suas escolhas para poder segurar seus ativos nesses momentos mais conturbados.

Muitas vezes já escutamos histórias de pessoas que colocaram $1000 na Johnson & Johnson em 1972 e deixou os juros compostos fazerem o seu trabalho por décadas e no final estavam com valor aproximado de $97.500. Na realidade afim de ganhar esse belo retorno, o investidor teve que passar por períodos difíceis que testaram o seu senso de julgamento. Por exemplo, teria sido difícil segurar uma posição em JNJ quando as ações sofreram forte correção em 1972-1974. Também seria difícil manter o estoque até 83, quando os preços das ações da JNJ superaram o topo histórico. Também seria difícil de manter a ação durante o caso da Tylenol em 82, quando a empresa foi bombardeada com noticias terríveis todo o tempo. Em 2010 também teve outro momento conturbado quando a empresa passou por diversos recalls. É difícil para a maioria dos investidores se segurar numa empresa onde os preços não saem do lugar a quase uma década. Eu como amante de empresas de crescimento de dividendos me preocupo em receber o pagamento por ser paciente e receber um cheque maior de dividendos todos os anos.

Hoje em dia é difícil segurar ações da McDonalds (MCD), conforme a opinião popular vem martelando em cima do case de negócio da empresa dizendo que esse modelo de comida insalubre não se sustenta, que o aumento de salário dos colaboradores vai quebrar o caixa da empresa, que a geração y não vai mais ao McDonalds, etc. A realidade é que o same store do MCD estagnou e o lucro desacelerou nesses ultimas dois anos. Isso seria uma tendência real ou apenas uma situação temporária? Além disso MCD é muitas vezes comparado com concorrentes que são relativamente novos, e portanto é natural que esses tenham uma base de crescimento muito maior que o MCD.

Se você parar por alguns minutos perto de um MCD você verá pessoas esperando na fila, e comprando seus almoços rápidos. A empresa ainda é inigualável em sua escala de operações e ainda consegue vender seus produtos para milhões de clientes em todo o mundo. A marca mundialmente conhecida ainda está lá, os locais prêmios em diversos centros pelo mundo todo ainda estão lá.

É verdade que muitas vezes blue chips tendem a tropeçar de vez em quando. Isso foi verdade em MCD em 2002-2004. É verdade novamente em 2014-2015. Se você tivesse vendido em 2002-2004 você teria perdido ganhos de capital e dividendos que foram muito maiores que os riscos.

Pode parecer contra-intuitivo, mas empresas podem fornecer bons retornos aos acionistas no longo prazo, mesmo que as receitas estejam estagnadas. Por exemplos investidores da Sears em 93 tiveram retornos maiores que o S&P500 durante 20 anos. Isso foi devido aos spin-offs, dividendos regulares, recompra de ações, redução de custos operacionais e venda de ativos. Mc Donalds tem ainda muitas formas de gerar retornos aos seus acionistas, temos um monte de imóveis e muitos restaurantes que ele pode refranchise, aumentando ainda mais a quantidade de dinheiro para os acionistas. Imagina o quanto de dinheiro você não iria receber se McDonalds lançasse todos os seus imóveis e os converte-se em um REIT?

Eu costumo escutar muito aqui no blog coisas do tipo: “Viver de Dividendos você não acha que investir em ações nos USA é meio arriscado pois a bolsa americana está numa bolha?” Escuto isso desde que comecei a investir meu capital no exterior isso em 2013 enquanto eles estavam preocupados com isso eu segui o meu plano e fui crescendo meu patrimônio e olha o que ocorreu com minha receita de dividendos:

dividendos 2015

Preciso de dizer algo mais para essas pessoas ??? Engraçado, que esses indivíduos são os mesmos que hoje vendem as ações no Brasil e mandaram tudo pra RF porque caiu a rentabilidade. Ou seja quando  está indo tudo bem não investem porque acham “caro” quando está indo mau não investem porque está ruim os resultados.

Tem gente que ou por medo ou por se deixar influenciar pela mídia acaba não saindo do lugar. A modinha deles agora é me dizer que os REITs vão acabar porque os juros nos USA está em tendência de alta, daqui a dois anos volto com outro artigo mostrando esse mesmo gráfico ainda maior.

Buy and Forget

Como já disse em outros artigos do tema, não confunda buy and hold com buy e forget. Quando falo que o investidor de sucesso em dividendos precisa de ter paciência nos investimentos e não se abalar com os ruídos da mídia, não quer dizer que ele não deva acompanhar as empresas ou que ele deve achar que tudo está um mar de rosas e que nada de ruim vai acontecer.

Recentemente no nosso Papo de Dividendos, levantamos a bolsa sobre alguns conflitos de interesse entre BBDC e CIELO. Tivemos varias opiniões algumas muito divergentes.

  • Tivemos aqueles que achavam que isso era motivo pra vender na hora: pra mim quem pensou assim estava se deixando conduzir por noticiais, os resultados ainda tinham vindo bons, apesar do conflito de interesse a empresa ainda não tinha demonstrado nenhum rolo nesse sentido, se nos primeiro problemas sairmos vendendo vamos acabar sem nenhuma empresa na mão, porque qualquer empresa vai ter problemas.
  • Tivemos aqueles que achavam que estava tudo certo e que não deveríamos nem comentar sobre isso: também penso que esses estão errados, um conflito de interesse onde o controlador tenta levar vantagem é claro que quem vai pagar a conta somos nós. Não é o fim do mundo, mas também não é algo pra ser considerado natural e isso deve sim ser comentado, devemos sim acompanhar essas tretas de perto.
  • Tivemos aqueles que anotaram o acontecido não aumentaram posição nem venderam: eu estou com esses. Pra mim é algo que deve ser anotado no nosso caderninho e tirado um ponto pra administração da CIELO e agora seria o certo acompanhar o desenrolar dos próximos balanços bem de perto e verificar se vai continuar ocorrendo fatos parecidos.

Você como um bom investidor de dividendos tem que conseguir interpretar os sinais da empresa e do mercado, diante disso você faz uma avaliação da empresa e do mercado para tomar suas decisões, não apenas se basear numa simples noticia de jornal.

O que costumo fazer é nunca sair vendendo ou comprando logo que sai o balanço, espero o ruído da mídia abaixar e então sento com calma para analisar os casos. Claro que existem alguns critérios que não penso duas vezes, por exemplo quando compro uma empresa de crescimento de dividendos e os dividendos são cortados ou eliminados, significa que são sinais que indicavam que a empresa conseguiria crescer seus dividendos por longo período de tempo não foram validos. Então nessas situações eu vendo imediatamente e faço perguntas depois. Quando a empresa não aumenta dividendos, mas congela os dividendos de acordo com a última distribuição não aporto mais nela e passo a monitora-la.

Conclusão

O mais importante para os investidores é ter uma estratégia para seleção de empresas e segui-la através dos bons e maus momentos, ignorando o barulho da mídia e amigos. Os investidores devem ter paciência para segurar sua posição afim de deixar o poder do juros compostos fazer a sua mágica. Nem todos os investimentos de dividendos vão dar certo, portanto mantenha uma  boa diversificação.

Ex-Dividend Plus

Quer investir na bolsa americana e não sabe como identificar empresas fantásticas para colocar na sua carteira? O Ex-Dividend Plus é feito para lhe ajudar nos estudos de empresas na bolsa americana. Temos diversas carteiras já montadas de empresas pré-selecionadas, são empresas fantásticas para compôr o seu Dream Team de Stock e REIT.

Além das carteiras, trazemos o case de negócio de cada um dos ativos e mostrarmos a você na prática o que deve olhar e como procurar informações importante sobre as ações e REITs.

Assine agora mesmo o XD+

Assine agora o XD+

Previous articleWallpaper #14: Março 2016 – London Calling
Next articlePromoção dos $25 dólares estendida para Março

21 COMMENTS

    • não estou acompanhando a fundo as empresas BR mas olhando os números teve prejuízo em dois anos, distribuindo dividendos só recentemente e com divida preocupante, não me parece uma opção muito atraente, mas recomendo postar no fórum da pense rico lá tem o Cadu que manja muito do mercado brasil

  1. minha filosofia de investimentos é usar Dividendos (DPA) como parametro para alocação.
    Agora uma dúvida que sempre tenho é com as ações tipo Growth ( ex. Googl, NFLX, CRM ).. Eu tenho algumas growth.. mas não é difícil qdo vc precisa escolher entre Apple e Google ? ou Amazon e WalMart ?
    Abs

  2. Obrigado pela dica, tbm penso como vc a longo prazo e quero criar uma renda passiva e independencia financeira para não necessitar de trabalhar muito e ter qualidade de vida.
    Sou bibliotecário e trabalho com normalização de trabalhos acadêmicos caso necessite de meus serviços estou a disposição.

  3. Comecei faz pouco tempo no mercado de ações. Gostaria de saber como são pagos os dividendos, a periodicidade deles?
    E gostaria de parabenizar pelo blog e vídeos do YouTube aprendendo bastante.

    • Olá Mymoney

      Caem na conta da corretora vc não precisa fazer nada apenas comprando vc já começa a receber os dividendos. A periodicidade depende da empresa que você adquirir. Mas de modo geral a grande maioria eh de 3/3 meses.

  4. Boa noite, estou com uma dúvida, suas ações dos estados unidos, você ganha somente em dividendos ou tem ganhos também em relação a participação de lucros?? tem algum site que você indica para acompanhar esses valores? e como funciona a questão dos pagamentos?

  5. Essa alta da bolsa é por causa de repercussões políticas da lava-jato, o que fez que muitos gringos entrassem no Brasil.
    Mas isso é insustentável no médio prazo pois os fundamentos são os mesmos e a economia não melhorou do dia pra noite. Negócio é aproveitar que o dólar vai cair e fazer mais aportes no exterior.
    VdD, uma dúvida: Eu sei que você não investe em empresas estatais, mas eu resolvi sair um pouco do escopo e procurar algumas empresas e achei interessante uma coisa que queria compartilhar com você.
    O Banco do Brasil, apesar de ser estatal etc etc, tem um estatuto excelente! Ele blinda o banco de intervenção estatal direta, incluindo até as cadeiras diretoras etc etc.
    É lógico que o governo consegue ferrar um setor se quiser, mas achei interessante saber disso e quis compartilhar com você. Me parece uma boa compra.

    Outra dúvida.
    Você acha válido usar o indicador valor da empresa dividido pelo valor do capital acionário?
    Por exemplo, uma empresa que vale X (caixa, imóveis, produtos e serviços, etc) e que o valor das ações multiplicado pelo número de ações vale Y. Tem algum valor pra você saber a relação entre X dividido por Y?
    Valeu, abraço.

    • Como eu disse no artigo o importante é melhorar seus filtros nas escolha de empresas para que você possa passar tranquilo pelos intérperes. Uma empresa estatal está sujeita menos ou mais tempo a interferências do governo, esse por sua vez tem um papel social acima de tudo. Você acredita que o governo ferraria o social em prol de lucros.. Jamais.

      Especificamente sobre o BB você está se equivocando completamente. Até antes desta bomba de corrupção a petro era tida como idônea. Agora o BB já foi usado como manobra pras pedaladas do governo, pesquisa aí na internet que vai conferir. Agora eu já pago uma alta carga tributária ainda vou pegar minhas suadas economias e colocar na mão do governo pra ele fazer mais merda. Eu jamais faria isso.

      Sobre esse outro indicador o WB chamava de gambá de cigarro na época dele onde não se existia computador então era fácil achar discrepâncias desse tipo hoje é praticamente impossível. E geralmente entrar em empresas assim você tem que entrar pra ser controlador pra poder acertar as coisas e colocar um rumo, o que óbvio não é nosso caso.

      • Concordo com o VD sobre o BB.

        Independente de como é o estatuto do banco, o governo faz o que quer.

        Usou recentemente para pegar dinheiro emprestado (pedaladas fiscais).

        E o governo eventualmente determina que o banco jogue os juros pra baixo para forçar os outros players do setor privado a baixarem os seus juros tb.

        Sem contar que o governo tb usa o BB para incentivar o crédito do agronegócio, coisa que os outros bancos privados não possuem tanto interesse nesta operação por conta de seus motivos.

  6. Só sei que no dia do panico com a Cielo eu fiz uma comprinha que ja esta rendendo 20%. Nao estou vendo mt consistencia nesta alta da bolsa, nao estou vendo motivos, vou desmontar algumas posições que montei em janeiro e fevereiro. Tem alta de 50% pipocando aqui na minha planilha, isto não está saudável.

  7. Olá, pra ganhar na bolsa: ou sorte ou paciência. Um tu controla o outro não.
    Segue firme no teu plano!

    Em quais empresas tu enxerga fosso competitivo no BR? Pra mim só Ambev tem.
    Sucesso

    • Tem algumas empresas com bons resultados aqui não bolsa e com bons cases de negócio. Tem que procurar, mas não é só Ambev

  8. Boas,

    Paciência é coisa rara hoje em dia, em todas as áreas da vida.

    Com a valorizada de hoje é muito difícil ter paciência para esperar vir o dividendo.

    Acho que nunca vou conseguir comprar e esquecer. Não aqui na bolsa brasileira.

    :D

    • mas tem algumas empresas boas aqui na bolsa algumas com um fosso competitivo que acabam lhe permitindo chegar nesse nível, mas são poucas talvez dê pra contar nos dedos de uma mão

      se meu objetivo é longo prazo eu não vou vender porque a ação se valorizou X ou Y%

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here