Como achar boas empresas na bolsa de valores

Como achar boas empresas na bolsa de valoresO tema de como achar boas empresas na bolsa de valores, surgiu de um comentário do leitor nesse post onde falo sobre como faço o gerenciamento da minha carteira de dividendos. A ideia do vídeo não é apresentar como eu faço a avaliação de empresas, na verdade é um passo antes disso, como faço para colocar empresas no meu radar, sabemos que a bolsa americana tem milhares de empresas fantásticas, mas como e quais empresas deve-se separar para em seguida estudar mais sobre elas.

 

46 thoughts on “Como achar boas empresas na bolsa de valores

  • 3 September 2017 at 12:58
    Permalink

    Agora passo 30 minutos a mais no supermercados e farmacias vendo as marcas kkkk.
    Já descobri Unilever que vc já postou sobre ela, mas fiquei assustado com a quantidade de marcas famosas que ela é dona, tanto de alimentos quanto de health care em concorrencia com a PG, que tenho na carteira, ambas monstras.
    Comprei superbond fui olhar era a Henkel(alemã), comprei Veja limpeza é a Reckitt Benckiser(british), enfim passaria horas aqui falando sobre… segue algumas que descobri… Diageo, Beiersdorf, Bayer, Merck, British Associate foods, general millis, kellog´s, autozone.Me surpreendi com as empresas alemãs e britanicas que constatei nessas pesquisas.Antes só olhava números depois descobri aqui no blog que não era só numeros, mas sim o case de negócio.Por exemplo, eu não deixo de comprar superbond pra comprar outra marca, superbond é até confundido pois é a marca e não o produto… é igual leite moça, listerine, kkkk olha a influencia que a marca tem em nossa vida.
    Resumindo a opera olhei alguns balanços, não é a mesma qualidade das empresas americanas, mas como vc fala quando a gente sai dos EUA, vai para Europa, Brasil tem que ser menos criterioso, se não vc não compra nada.
    Valeu.

    Reply
    • 3 September 2017 at 13:07
      Permalink

      Esqueci de mencionar Mondelez e Pepsico que são outras duas monstras no ramo de alimentos e bebidas em geral.
      Gosto muito dos produtos da Mondelez e consumo bem, mas os balanços estão bem ruins, uma pena….

      Reply
      • 3 September 2017 at 23:37
        Permalink

        as duas na verdade tão dando uma patinada, a mondelez está até bem pior, agora a vantagem da Pepsi pra uma KO porque exemplo é que a Pep diversificou em outros produtos a KO só ficou focada nas bebidas, por um lado é bom que foca no core, mas nessas horas de mudanças de hábitos de consumo a pep acaba sofrendo menos por conta da sua diversificação

        Reply
    • 3 September 2017 at 23:32
      Permalink

      Olá Holder92 é tanta empresa boa na bolsa americana que agente fica doido porque não tem dinheiro pra comprar todas de uma vez. Agora oq vc falou é verdade o pessoal fica querendo ir pra empresas na Europa e alguns acabam abrindo conta em outro corretora porque a DW não tem mercado OTC e o que eu vejo é que grande maiorias das empresas do OTC não tam o balanço tão top, veja q vc está olhando apenas algumas Europeias e essas estão até listadas na NYSE, as do OTC tem o balanço mais fraco ainda, claro que vc vai ter uma ou outra exceção, mas essa excessao pode ser bem substituída por outra empresa listada na NYSE. No final o cara paga um custo bem maior que o da DW e vc vai olhar a carteira dele, tem só empresas da NYSE e como rasgar dinheiro.

      Enfim que bom que tem descoberto boas empresas e sempre que achar alguma coisa interessante posta aqui pra nós.

      Reply
      • 4 September 2017 at 05:17
        Permalink

        Pior kkkkk estou com 20 empresas na carteira e uma 5 tops na fila de espera, se bobiar vc compra umas 30 fácil, estou me policiando pois ainda tenho que montar a carteira de REIT que vou deixar para o ano que vem.Sobre as empresas OTC, é verdade não vale a pena mesmo, pelo menos pra mim tem um vídeo seu que tu fala, o cara quer comprar uma OTC do paquistão.

        Reply
  • 18 August 2017 at 09:53
    Permalink

    Viver de dividendos, tudo bem?
    Vc poderia citar a reportagem em inglês onde os analistas foram demitidos?
    Eu queria ler sobre o assunto.
    Obrigado.

    Reply
    • 18 August 2017 at 10:41
      Permalink

      Opa Leandro, firmeza e vc ?

      Eu leio muita coisa e cito várias aqui mas não dá pra ficar dando referencia de tudo, algumas consigo encontrar novamente com uma pesquisa rápida, mas tem coisa que não dá pra puxar,

      não me lembro se foi exatamente essa, mas era só bater aí no Google que encontrei, a que li na época não era só eles que estavam fazendo mas me parecia de Morgan e Citi tinham demitido vários analistas e trocado por bots a BR tava até atrasada no processo

      Dá uma lida aí

      BlackRock Is Cutting Jobs and Banking on Robots to Beat the Stock Market

      http://fortune.com/2017/03/29/blackrock-robots-stock-picking/

      Reply
  • 13 August 2017 at 12:00
    Permalink

    Sou português, sim:) e com orgulho.
    Leio com alguma frequência o seu blog. Apesar de para um português investir com a finalidade de receber dividendos de empresas estrangeiras não ser muito benéfico fiscalmente, é um assunto de que gosto de acompanhar. Como deve imaginar, deixar em impostos metade do que se recebe é um roubo….. Enfim!!

    Espero que esteja a ser bem recebido no nosso pais:)

    Reply
    • 13 August 2017 at 12:18
      Permalink

      Tem uma amigo Brasileiro que conhece muito sobre impostos em Portugal, inclusive ele que me ajudou na minha residência.

      Ele conhece um estatuto que isenta brasileiros de pagar esses 28% de imposto aqui então você teria apenas o custo de 15% lá uma baita redução de imposto, seria até mais vantajoso do que ficar no Brasil com a questão da reciprocidade. Estamos tratando isso ainda.

      Conversei com ele sobre seu caso ele me disse que não só brasileiros mas portugueses também tem direito a esse estatuto, desde que tenha ficado 5 anos fora de Portugal. Você sabe algo sobre isso? Já tentou se aprofundar sobre o assunto???

      Bom sobre o país é fantástico e o povo muito bem receptivo.

      Reply
      • 13 August 2017 at 13:50
        Permalink

        Não fazia ideia dessa redução de imposto. Em todo o caso, não se aplica a mim pois nunca residi fora do pais nem tenho intenções.
        Tenho um emprego razoavelmente estável (a empresa é minha) e a minha mulher tb tem um emprego onde ganha relativamente bem. Tudo combinado não vejo motivo para viver fora do pais.
        Se tiver algumas questões sobre bolsa, mesmo sobre impostos, pode ir ao site “caldeirao da bolsa”. Há sempre alguém que sabe mais do que nós e é frequentado por pessoas das mais diversas áreas.
        Estas questões fiscais já foram muitas vezes aprofundadas nesse site e é por isso que para um português (residente em Portugal) é mais benéfico investir em fundos de investimento ou ETF que acumulem dividendos em vez de distribuir.
        É o pais que temos e se gostamos dele temos de aceitar

        Reply
        • 14 August 2017 at 09:16
          Permalink

          Show valeu pela dica do site depois dou uma conferida.

          Reply
  • 13 August 2017 at 04:57
    Permalink

    Saudações de Portugal VdD. Espero que fique pelo nosso pais muito tempo. Seja bem vindo e continue com o ótimo trabalho. Se tiver um tempinho visite a cidade de Espinho :D Aproveite agora o tempo bom para dar uns mergulhos na praia.
    Já agora deixo aqui a questão…. Quanto paga de imposto quando recebe os dividendos? Em Portugal no caso de serem empresas americanas pagamos 28% cá mais 15% nos USA logo no momento que recebemos:(.

    SAUDAÇOES PORTUGUESAS

    Reply
    • 13 August 2017 at 10:25
      Permalink

      Olá zeca

      Tenho algumas informações sobre essa questão dos tributos, você é português ou brasileiro ?

      Reply
  • 12 August 2017 at 15:29
    Permalink

    Bom video como de costume! Acompanho seu blog faz um tempo já e você nunca vi comentários ou voce fazendo investimentos em empresas aéreas. Tanto, como poderia separar operadoras( como exemplo as brasileiras gol, azul) e fabricantes (embraer, boeing).
    Existe um motivo específico? Não acha que é um bom setor , não encontra boas empresas etc?

    Reply
    • 12 August 2017 at 18:16
      Permalink

      Olá GF

      no Brasil não sei lhe dizer, mas lá fora tem algumas operadoras aéreas que até tem algum lucro redondinho

      mas é um setor que não me agrada, ai vai de gosto pessoal mesmo

      Reply
  • 12 August 2017 at 12:39
    Permalink

    Quando eu quero analisar uma empresa eu uso o site fundamentus, ele tem informações da empresa como histórico de dividendos pago pela empresa, nível de endividamento, histórico de cotações, etc.. Para o mercado americano tem algum site semelhante??
    Obrigado!

    Reply
    • 12 August 2017 at 14:45
      Permalink

      Estamos fazendo algo fantástico nesse sentido, só aguardar que vamos anunciar em breve!

      Reply
  • 12 August 2017 at 12:09
    Permalink

    Olá,vdd queria saber se na sua opinião compensa investir fora pra alguém que não tem vontade de sair do Brasil, já invisto na b3, mas queria saber , na sua opinião qual bolsa pode oferecer os melhores resultados.

    Reply
    • 12 August 2017 at 14:45
      Permalink

      olá Anderson

      Investir fora não tem nada a ver com sair do país, eu já investia no mercado americano, antes de pensar em sair do país, o lance é a proteção cambial e opções de grandes empresas que são muito maiores que a bolsa brasileira

      costumo falar aqui que 1 dólar será sempre 1 dola já 1 real ninguem garante que continuara valendo 1 real daqui alguns anos

      então é mais questão de proteção cambial do que qualquer outra coisa

      além disso os retornos americano são muito superios aos brasileiros não tem nem comparação, pare pra pensar: as maiores empresas do mundo estão no Brasil ou nos USA ?

      Reply
  • 12 August 2017 at 07:59
    Permalink

    Você tem 44 ativos, sendo 17 ações… Eu tava lendo o novo livro do Mille sua insistência em estar em contato com o RI da empresa, acompanhar seus releases e fatos importantes, pois vc consegue, entendendo o case da empresa e acompanhando seus guidances, tomar decisões antes mesmo que o mercado acuse e se mova (exemplo Petrobrás).

    Você consegue acompanhar de perto esses 44 ativos? Todos os releases, webcasts em inglês, etc… não é uma tarefa fácil!

    Reply
    • 12 August 2017 at 08:25
      Permalink

      tem-se 44 ativos para não precisa-los de acompanhar tão de perto, quanto mais ativos você tiver mais seguro estará seu capital, por isso tenho tantos ativos, o Mille fala isso porque ele escreve pra realidade brasileira que seria impossível ter mais de 5 ativos excelentes na carteira, já no mercado americano vc encontra aí umas 200 empresas excelentes fácil fácil

      mas apesar disso eu leio os balanços que vieram mais complicados, como o caso da KO que estou acompanhando de perto

      dá uma olhada nesse vídeo pra vc ver como faço esse gerenciamento na carteira e depois leia esse artigo

      Reply
    • 11 August 2017 at 12:54
      Permalink

      Valeu ST

      Reply
  • 11 August 2017 at 00:53
    Permalink

    Viver de dividendos, você já chegou a ver as companhias farmacêuticas que estão processando a cannabis?
    Teria alguma sugestão?
    Abraço,

    Reply
    • 11 August 2017 at 12:49
      Permalink

      não gosto de nenhuma delas, tem coisa muito mais estável já no mercado pra que se arriscar com um mercado que ninguém conhece o comportamento

      Reply
  • 10 August 2017 at 14:43
    Permalink

    A sua análise sobre o uso maciço de computadores na análise financeira está correta. O autor Michael Lewis já escreveu dois livros falando sobre isso (“Flash Boys” e “Dark Pools”) em que ele demonstra que os grandes bancos e firmas de investimento são os maiores contatadores de programadores de computadores e de especialistas em matemática. O objetivo é desenvolver softwares cada vez mais sofisticados na análise, compra e venda de ações nas bolsas de valores. Os livros são um pouco chatos, mas são baseados em casos reais. Vale a leitura.

    Reply
    • 10 August 2017 at 23:53
      Permalink

      Hummm show Hélio, boas recomendações e nada como uma confirmação literária para confirmar a ideia.

      Reply
  • 10 August 2017 at 14:24
    Permalink

    Mais um vídeo fantástico VdD! Tá de parabéns! Era uma pergunta que eu também tinha, mas sempre esquecia de perguntar!
    Entrei no mercado americano em junho deste ano, muito seguindo tuas dicas, aos poucos vou ir fazendo aportes no mercado de lá.
    Parabéns e sucesso na empreitada em Portugal

    Reply
    • 10 August 2017 at 23:50
      Permalink

      Valeu pela força MP, Portugal ta indo tudo certo e se tudo der certo, aguardando só alguns documentos ficarem prontos aqui e mês que vem arrumo as malas pra Berlim.

      Reply
  • 10 August 2017 at 11:21
    Permalink

    Olá VDD,

    Muito boa a sua estratégia. Também uso uma estratégia parecida.

    No caso dos dividendos recebidos você sente um impacto grande na cobranças de imposto? Ou nem percebe isso?

    Abraços.

    Reply
    • 10 August 2017 at 12:30
      Permalink

      Olá CI

      o ideal seria não pagarmos imposto algum, mas no mundo real isso é bem difícil, o problema é que o governo americano deixou a coisa bem transparente, se ele faz igual o brasileiro e cobra o IR na ponta da empresa o pessoal nem ia perceber, igual aí no Brasil tem gente que acha que ações são isentas de IR, mas mau sabe o cara que o imposto foi todo pago na PJ, no final das contas paga-se imposto de qualquer jeito

      bem o lance é que é sempre desejável reduzir os impostos, desde que não comprometa a segurança, por exemplos estratégias como aportar em ETF pra fugir dos impostos vc só está colocando todo o patrimônio num risco muito maior por conta de uma economia, que se levar em consideração só o ganho cambial a longo prazo já se pagaria.

      Reply
  • 10 August 2017 at 05:13
    Permalink

    Fala VdD,

    Só um adendo, vi seu video sobre a partida do Brasil e me emocionei também, é duro mas Deus ajuda sempre.

    Obrigado por mais um video para nos auxiliar!!

    Esse mes começo o investimentos na corretora lá

    Abraços

    Reply
    • 10 August 2017 at 12:25
      Permalink

      Fala BNA

      vc também que está fora sabe que essa parte da saudade e deixar tudo pra trás é a mais complicada de superar :(

      esse mês então seremos sócios em algumas empresas kkkk

      Reply
  • 10 August 2017 at 02:35
    Permalink

    Fala VDD,

    Não sabia que vc tinha uma newsletters diária (acabei de me inscrever). E também não sabia que na revista você sempre analisa o caso de um REIT é uma empresa dos EUA.

    É possível pegar as revistas antigas? Como você me manda, por e-mail?

    Reply
  • 10 August 2017 at 00:49
    Permalink

    Fala VdD, valeu por lembrar do meu post no video! Legal sua explicação de motivos para escolher empresas (lembrei um pouco de Peter Lynch).

    Perguntei exatamente por isso, também acho impossível filtrar algo com base nos números e concorrer com os computadores… Graças totalmente ao seu blog em pouco mais de 1 mês consegui iniciar os aportes na DW!

    Agiliza as revistas porque ajuda muito nos REIT desisti de FII no BR só tem lixo… Você conhece o suredividend acha que fazem um trabalho sério nos relatórios deles?

    Continue com o bom trabalho no blog. Até mais.

    Reply
    • 10 August 2017 at 10:04
      Permalink

      Valeu DB por prestigiar o blog com a conta lá na DW

      Esse exemplar deste mês tá vindo com uma parte bem legal explicando sobre REIT e falando de uma empresa simplesmente fantástica que vai bater nisso que falei no vídeo coisa que os computadores não conseguem captar.

      Quando aos analistas já comentaram aqui mas nunca cheguei a dar uma olhada.

      Reply
  • 9 August 2017 at 23:12
    Permalink

    Boa noite VDD,

    olhando minha volta, na última semana me deparei com varias citações a Tesla e a visão de que essa tecnologia irá revolucionar a indústria automobilística.

    Você já analisou a empresa. Como case de negócios me parece bem atraente.

    Abcs,

    Marcelo Kastrup

    Reply
  • 9 August 2017 at 22:22
    Permalink

    Comentário meu mesmo, professor. De uma réplica que fiz em um post do usuário DB no tópico “como gerenciar uma carteira de dividendos”.

    Aí entrei com a pergunta de como vc achava as empresas dos seus critérios , sendo que eu primeiro conhecia crivos numéricos (pela bastter, fundamentus e morningstar).

    Valeu de novo por postar o vídeo!

    Reply
    • 9 August 2017 at 23:19
      Permalink

      Eu que agradeço a sugestão do vídeo

      o tema ficou legal

      Reply
  • 9 August 2017 at 21:21
    Permalink

    VDD,

    Eu escolho empresas exatamente assim. Penso no que eu gosto de ter, usar e vou lá e pesquiso aquela empresa.

    Reply
    • 9 August 2017 at 23:15
      Permalink

      é isso aí BPM

      assim já sabemos na pratica como anda a qualidade da empresa, entre outras coisas!

      Reply
  • 9 August 2017 at 20:42
    Permalink

    Fala VdD. Ano que vem vou começar a investir no EUA. Hoje eu invisto na Bolsa Brasileira, mas eu tenho receio do Brasil virar uma nova Venezuela. Vou comprar sua próxima revista, avisa quando sair. Abraços.

    Reply
    • 9 August 2017 at 23:11
      Permalink

      Show AA

      Vou deixar contigo aquele ditado: Não deixe pra amanha o que se pode fazer hoje!

      Fica tranquilo tá no forno, acho que essa semana finalizo ela, daí mando pra revisão do português com o Imago e depois vem pra rua :)

      Reply
    • 9 August 2017 at 20:12
      Permalink

      ??? não entendi

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *