Tudo sobre saída definitiva do Brasil – Imigração #23

33
893

Mais um vídeo da série sobre Imigração, nesse episódio vamos falar sobre a saída definitiva do Brasil. Um tema pouco abordado pela rede e com bastante informações divergentes. Tentei listar aqui as principais duvidas recebidas pelos leitores e condensar isso em alguns minutos de explicação sobre o assunto.

Serie imigração

Estamos trazendo atualizações sobre nosso processo de imigração para Alemanha, conheça um pouco mais sobre como essa história começou aqui em Viver de Dividendos na Alemanha. Quando se toma a iniciativa de imigrar para algum país, precisa de um bom planejamento e determinação.

Tivemos que nos privar de algumas coisas por lá para chegar até aqui. Abaixo vamos colocar um breve resumo dos acontecimentos até o momento deste post.

Começamos a preparar a alguns anos e desde então temos caminhando para alcançar esse nosso objetivo. Tudo começou no Brasil em 2014 onde tivemos que estruturar todo nosso modo de vida por lá. Não só na vida pessoal como também na minha empresa que continuo tocando os negócios a partir daqui da Europa.

No inicio de 2016 aplicamos para o Canada que foi nossa primeira opção de imigração, tivemos nosso visto negado, simplesmente sem motivos óbvios já que tínhamos todos os requisitos.

Ficamos completamente arrasados por não conseguir o visto para o Canadá já que estávamos bem confiantes. Hoje vejo que foi a melhor coisa que me aconteceu, estou muito feliz aqui na Europa e não sei como não cogitei antes em vir para o velho mundo antes de pensar no Canada.

A partir daí começamos a procurar alternativas e encontramos várias aqui na Europa e algumas na Oceania como Austrália e Nova Zelândia. Optamos pela Europa por diversos fatores, talvez um dia aborde isso aqui.

No meado de 2016 começamos o Stage 2 onde iriamos para Irlanda passar alguns meses aprimorando o inglês.

Chegamos no final de 2016 e desbloqueamos ao Stage 3 que é a fase na qual vamos começar o processo de visto para a Alemanha, ocorre que tivemos um problema no visto e não conseguimos aplicar da forma que estávamos programando.

Voltamos para o Brasil no inicio de 2017 retornando ao Stage 1 completamente arrasados novamente. Poderíamos ter pensado em desistir mais uma vez, mas persistimos colocamos a cabeça no lugar e traçamos novos planos.

Voltamos a estaca zero, em seguida resolvemos ativar o plano B que era Portugal, esse seria nosso novo Stage 1.

Já tinha uma empresa aberta em Portugal, mas optamos por outro visto mais simples, resolvemos aplicar para o visto de Portugal no qual começo a falar nesse vídeo.

Com a autorização para residência pré emitida no Brasil, viemos para Portugal no meado do ano de 2017, por lá passamos em Lisboa alguns dias para resolver alguns detalhes da empresa, depois fomos para Figueira da Foz cidade onde apliquei para residência.

A residência saiu em Julho de 2017 e a conclusão do Stage 1 então deixamos Portugal em background e começamos o processo de visto para Alemanha.

Inscrição feita na faculdade em Agosto de 2017 ainda quando estávamos em Portugal, aqui iniciava o Stage 2. Viemos para Alemanha assim que a faculdade autorizou a matricula, no mês seguinte em Setembro desembarcamos em Düsseldorf para morar em Duisburg.

Falamos aqui de como foi difícil conseguir achar um imóvel. Aqui falamos sobre os problemas que tivemos para montar alguns moveis da nossa casa.

Previous articleLeupay cancela operações para o Brasil
Next articleCompras Outubro 2018 – AFL – WMT – UNP – STAG – CLDT – FPI

33 COMMENTS

  1. Boa tarde VdD! No próximo mês serei transferido para Alemanha (sede da companhia em que trabalho)… Desde o momento que fiquei sabendo que não poderia mais manter os investimentos como residente fiscal no Brasil devido a minha condição de não residente, procurei em todas as corretoras, mas foi em vão… realmente nenhuma aceita, a informação que recebi por parte deles é: “Processo extremamente burocrático e em que deve-se prestar contas periódicas a RF e BC”.

    Enfim, agora já um pouco conformado com a situação, estou tentando obter mais informações de como investir na DAX. Meu intuito é pegar toda minha grana investida no Brasil, transferir para o minha conta na Alemanha e começar a investir na DAX. Por você já ter uma experiência morando lá, te pergunto se sabe você quais são as melhores corretoras (em termos de taxas $$), lugares onde posso estudar sobre as companhias alemãs, enfim informações para eu começar do zero lá.

    Desde já agradeço e muito obrigado pelas informações do seu blog, ele é muito bom e completo!

    Abraços!!

    • ola G

      rapaz é complicada essa situação do brasil, muita gente acaba tirando o dinheiro daí por conta dessa burocracia tremenda. Pior para o país né ?

      Não invisto aqui na Europa. Já falei sobre isso aqui em algum comentário. Qualquer coisa se quiser se aprofundar sobre isso me manda um whats que explico porque por texto renderia um post praticamente.

      Já que vai sair do brasil, recomendaria fortemente ir para os States, bolsa muito melhor, empresas muito superiores e moeda muito mais forte, para não falar que o custo lá vs europa do investimento é absurdamente menor.

      Vai ficar por onde aqui na Alemanha ?

      • Exato, queria continuar investindo aqui por conta dos juros altos e também por já ter conhecimentos das empresas brasileiras…

        Investir no States tb é uma boa, pensei na bolsa da Alemanha por facilidade tributária. Não sei como funciona a declaração de IR dos investimentos no States na Alemanha… Você chegou a declarar IR alguma vez na Alemanha ou manteve sua residência no Brasil?

        Vou trabalhar em Nürnberg, mas não sei ainda se irei morar em Nürnberg, Erlangen ou Fürth. O ideal seria morar em Nürnberg mesmo, mas estou avaliando o $$$.

        • eu mantive meu domicilio fiscal no brasil por conta das empresas, até por isso eu tenho que ir lá periodicamente.

          pow Nuremberg é bem longe de onde estou kkkkk essa minha região é mais como se fosse o sudeste ai no brasil (em nível econômico e populacional) cheguei a morar um tempo em Frankfurt que é mais próximo aí dessa sua região. apesar de não parecer é como no brasil, vc vai pro sul parece um país, pro norte outro e pro sudeste outro kkkkk

          essas cidades grandes na Alemanha sao um custo bem complicado, se vc achar algo mais em conta numa cidade próxima e não ficar muito tempo no transito as vezes vale a pena, por exemplo no meu caso eu moro em Duisburg mas é bem ao lado de uma Autobahn entao eu consigo pegar a estrada que está a 2 quadras da minha casa em 15 minutos estou no centro de Dusseldorf, moral da história pago a metade do aluguel que pagaria morando em Dusseldorf.

          claro que se tivesse a condição de morar lá estaria lá, mas até chegar nesse nível vamos com um passo de cada vez, morar num lugar mais em conta as vezes pode ser uma alternativa boa para economizar uns trocados

  2. Fala VdD, ótimo post e excelente conteúdo!
    Me mudei para a Alemanha ha pouco tempo e estou na dúvida em relação a como declarar as ações da DriveWealth por aqui. Depois de 6 meses vc passa a ser considerado residente (mesmo sem dar saída definitiva do Brasil). Mas por mais que procure, não encontro muitas informações a respeito, além de falarem que existe um imposto de 25% sobre o lucro.
    Você tem alguma dica a respeito?
    Abraço!

    • se vc recebe rendas ai na Alemanha é melhor pedir a saída

      boa parte dos países da UE tem acordo com os USA acredito que a Alemanha deva ter mas nunca ame aprofundei sobre isso então na item como te dar uma luz

  3. VdD, meu amigo, tudo bem?

    Ficou uma dúvida, deu a entender que você fez a sua saida definitiva, porém você tem ainda tem FIIs no BR… como você esta fazendo quanto a isso? vlwwww abrs

    • Fala Rafael
      Vc entendeu errado pq eu não fiz a saída definitiva. Inclusive falo varias vezes no vídeo que venho no Brasil correntemente para não precisar de fazer. Recomendo assistir novamente o vídeo que vc vai perceber.

  4. Olá. Como estrangeiro (usando o formulário W-8BEN) você paga 30% de IR sobre os dividendos nos EUA, na fonte. Se você der saída definitiva do Brasil (e gerar um ITIN nos EUA trocando para o formulário para o W-9) e investir em empresas qualificadas (em geral americanas), esse número cai para 15%. Entretanto você não tem como investir no Brasil via pessoa física. Como você faz para investir no Brasil e nos EUA pagando menos imposto de renda (15%)? Existe alguma forma de conciliar as duas coisas?

  5. Boa tarde VdD!

    Apesar desse ser meu primeiro comentário acompanho seu blog a bastante tempo! Graças a seu blog conheci a Drivewealth e o excelente app Banktivity. Tomei ate coragem de criar meu próprio blog!

    Assim como voce, eu sai do Brasil em 2017 em busca de mais segurança e estabilidade para família. Estou residindo no Canada e ate o momento estamos muito felizes e adaptados.

    Espero poder interagir mais aqui no blog! Se puder,poderia por favor divulgar meu blog? Com certeza farei o mesmo com o seu!
    Att!
    http://www.executivoinvestidor.com

  6. Vdd,

    Gostaria de saber onde encontro as informações de quantas ações estão sendo negociadas em bolsa, minoritário e majoritário das empresas (Free Float). Em qual site posso verificar isso?

    Obrigado desde já

  7. Se o cara tem que vender todos os seus investimentos e encerrar conta no banco, além de ir morar lá para fora, ainda vai junto com todo o seu dinheiro, que poderia ficar investido no Brasil. Enfim, vai entender.

  8. Putzz, como eu invisto no brasil então? é impossível mesmo? se eu recebo salário nos eua por exemplo… e mando pro brasil p investir na bolsa baseado em dividendos…não dá mesmo? O.o
    que bosta!!!

    • se fizer saída não poderá investir +

      e se ficar fora por mais de um ano terá que fazer a saída obrigatoriamente

    • sim eu sei, erro meu na hora do video, mas sinceramente não lembrava se tinha tido algo de continente ali

      • Não vi o vídeo. rs
        Está no texto, por isso comentei pra corrigir.

        “A partir daí começamos a procurar alternativas e encontramos várias aqui na Europa e algumas na Asia como Austrália e Nova Zelândia. Optamos pela Europa por diversos fatores, talvez um dia aborde isso aqui.”

  9. Fiquei chocado ao saber que te negaram o visto do Canadá. Suponho que fez aquele processo por pontos, pra obter a residencia. Conheço varias pessoas que fizeram com sucesso. Porque será que deu errado ? Boa sorte !

      • Nunca conheci alguém que tentou como estudante, todos que conheci fizeram pelo sistema de pontos (Skilled worker ou algo assim), foram aprovados e foram pra lá. Ralaram pra achar emprego mas por fim acharam. Querem realmente gente pra pagar impostos e fazer filhos. Acho que é a idéia de qualquer país.

          • Concordo em partes VdD! Realmente o processo mais conhecido de empresário é bem complicado porém existem outras formas bem menos conhecidas mas mais rápidas e tranquilas de imigrar como empresário. Vou preparar um post mais para frente. Eu ralei muito para conseguir juntar as informações pois são bem escassas. De qualquer forma vejo que está bem feliz aí na Alemanha! Estive por aí visitando por duas vezes e me pareceu ser um excelente país para morar também!
            Abraço.

            Executivo Investidor
            http://www.executivoinvestidor.com

          • ola EI
            na época que pesquisamos o caminho mais fácil para o canada era pelo College e depois arrumar emprego, chegamos a consultar alguma alternativas para empreender mas não achamos nenhuma que lhe desse permissão de residência com a família, enfim se vc tem informação publica ai :)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here