Viver de Dividendos agora é Viver na Alemanha

113
1820

Já vinha programando meu plano de imigração desde o inicio do ano passado, depois de alguns contra-tempos, obstáculos e mudanças finalmente consegui finalizar e agora a família está prestes a começar uma nova etapa na nossa vida. Agora o Viver de Dividendos é também o Viver na Alemanha.

Os desafios estão só começando, como faço nas finanças, vou compartilhar com o pessoal e mostrar os bons e maus momentos dessa nova empreitada. Para saber um pouco mais do que me motivou e das dificuldades enfrentadas veja o vídeo que fiz abaixo no nosso canal do youtube:

E você, o que achou ? Teria coragem de dar uma chacoalhada completa na sua vida ? Tem o desejo de ir morar em outro país, conhecer novas culturas e pessoas? Ou você é daqueles caseiros que não conseguiriam viver longe de sua terrinha natal ? Enfim não importa a resposta deixa sua opinião abaixo é muito importante para nós.

Se você ainda não se inscreveu pra ficar sabendo o que vai rolar nessa nova caminhada, faça agora mesmo a sua inscrição na nossa newsletter e fique por dentro dos acontecimentos em primeira mão.

[jetpack_subscription_form show_subscribers_total=0 title=”Receber novidades por e-mail” subscribe_text=”Gostou do blog? Então se inscreva no campo abaixo para receber as atualizações via e-mail e curta nossa pagina no Facebook.” subscribe_button=”Inscrever!”]

Previous articleJunho de 2016 – Dividendos recebidos
Next articlePapo de Dividendo #18: DIS – AMZN – FB – NTDOY – SBUX

113 COMMENTS

  1. Oi VdD,
    Sou eu de novo…
    Os assuntos que você aborda em seu blog, curiosamente, estão na minha esfera de interesses. Digo não só a parte de investimentos, mas também a de ideia de imigrar para outro país, seus artigos de teologia e filosofia (a quem devo muito também ao Professor Olavo de Carvalho).
    VdD, me preocupo muito com o futuro dos meus filhos (atualmente com 10 e 12 anos). No que dependesse de mim, construiriam a vida deles lá fora.
    Porém, sou um funcionário público, não tenho nenhuma formação específica (sou ex militar). Que sugestão você daria? Manda-los estudar fora? Quando? Em que país? Que curso?(obs: temos cidadania portuguesa).
    Mais uma vez, obrigado!

    • ola H

      começa ensinando OdC pros seus filhos kkkkkk

      Portugal tem escolas internacionais muito boas, acho que eu comento isso num video, se vc tiver a oportunidade de ir la vale a pena.

      agora imigrar pra europa pra trabalhar é bem complicado. Se vc não é da área de TI, pois TI é uma exceção a regra, já que se consegue emprego em qualquer lugar do planeta, até mesmo sem qualificação comprovada.

      o ideal é fazer uma formação aqui pra vc criar um network. na Alemanha especificamente eles não valorizam diploma de fora, entao se quiser um bom emprego aqui terá que ter um currículo construído aqui, aí vc tem que se perguntar se está disposto a voltar a estudar ? alguns não se preocupam com isso outros isso é uma baita barreira, enfim as vezes nós achamos que é fácil, mas já conheci diversas pessoas que falam o contrario, é fácil quando se é jovem, na meia idade parece que o cérebro fica preguiçoso kkkkkk

      enfim acho que uma alternativa mais tranquila seria coloca-los num intercambio no futuro, pode ser um primeiro passo.

      • OdC ainda não lêem, mas comento com eles alguns artigos interessantes para que não sejam imbecilizados pela mídia. Rss
        VdD, sabe que já pensei em direcioná-los para o curso de TI? Justamente pelo que você comentou. Tenho um casal de amigos que eram TI trabalharam na Espanha e depois na Finlândia e resolveram voltar!!! (Sinceramente, acho que eles se arrependeram).
        Estou muito preocupado com o futuro das crianças aqui no Brasil. Não sei se você acompanha as notícias aqui da “terrinha”, mas tenho a forte impressão de que o estabelishment em conluio com os generais que estão no planalto irão derrubar o Bolsonaro. Depois disso, é aguardar as próximas eleições e a esquerda volta ao poder definitivamente (não irão errar duas vezes). Daí para virar uma Cuba, uma Venezuela, é só um pulinho. Nossa vizinha Argentina está caminhando para a volta da Kirchner.
        Enfim… O último fecha a porta e apaga a luz. Para mim, pela idade e formação não tem muita saída. Busco uma solução para meus filhos.
        Minha pergunta, vale à pena mandá-los cursar TI no exterior (em Portugal onde já tem cidadania) ou, na sua opinião, seria melhor (custo-benefício) cursarem no Brasil (ouvi dizer que os cursos de TI do Brasil são bem conceituados na Europa)? Aqui no Brasil que universidade você indicaria? E no exterior, se for caso?
        Obrigado!

        • ola H

          torço muito pra q vc esteja completamente errado, mas se não nos mobilizarmos corre esse sério risco.

          sobre o lance da TI, não adianta vc ir pra faculdade cursar, faculdade não te ensina programar, assim como não adianta “direcionar” alguém pra área de TI, a escassez na área é justamente pelo fato de que ou vc trabalha com TI pq gosta ou não conseguirá se destacar. TI (aqui falo especificamente sobre desenvolvimento) não é algo que vc senta na frente de uma sala de aula e aprenda, vc precisa de ser auto didata, ter uma boa lógica e principalmente querer muito aprender.

          é gratificante ? eu acho que sim

          é fácil ? nem um pouco

          mas é a máxima que eu falo aqui, se for fácil não é gostoso

          tem uma frase do prates que é muito boa: quem trabalha pelo dinheiro, ganhe o que ganhar será sempre mau pago.

          tem esse vídeo que pode te esclarecer um pouco sobre área e assiste esse tb.

  2. Olá Viver de Dividendos,
    Cheguei recentemente no seu site, estou a 2 dias lendo seus posts.
    Estou em Lisboa, a 1 ano e 4 meses, minha filha nasce aqui mês que vem… assim como vc mantenho minha empresa de TI no BR.
    Tenho alguns desafios parecidos com o seu!

    Vou me planejar para assinar o XD+
    Parabens pelo conteúdo.
    abs,

  3. Parabens pelo projeto de vida! Sou fã e estou estudando seus posts a 2 dias apenas! Parabens mesmo… Hoje moro na Australia, sou fotografo e decidi vir pra cá com minha esposa, ela estudando e eu aprendendo ingles e fotografando… Melhor qualidade de vida!!!

    Agora estou no processo de focar nos investimentos, muitas decisões a serem tomadas, investir no Brasil, na Australia ou EUA? Ufa, cabeça fritando…

    Fique firme na Alemanha, estarei por ai em breve!

    • olá FO

      tenho um amigo em Londres q ele fez a mesma coisa q vc, foi pra uma capital e vive lá de foto para brasileiros, as vezes o cara ta visitando Londres e fecha um book com ele lá do brasil mesmo, e ele encontra com os clientes quando chegam e faz as fotos, ele ta gostando do negocio e tem dado alguns frutos… eu perguntei pra ele se está dando pra pagar as contas… ele disse que sim… eu brinquei e disse que entao ele tava faturando 50k pra poder pagar as contas em Londres kkkkkk

      claro que essa estratégia funciona legal em cidades como Londres ou mesmo aí na austrália que recebe muitos turistas, eu até brinquei com ele que se ele fosse fazer isso aqui na Alemanha ia morrer de fome!!!! apesar de que aqui tem muito local maneiro pra tirar foto, so falta mesmo é publico alvo, não tem os glamours que tem uma Londres ou Paris nesse sentido de turismo

      se passar por aqui por Duisburg ou Dusseldorf avisa pra gente tomar uma coca kkkkk

      • Aqui eu faço a mesma coisa que fazia no Brasil, fotografia de casamento, ensaios de casais e também estou fazendo muita coisa pra empresas de turismo e produção de conteúdo pra redes sociais. Tinha um portifolio bom no Brasil, ai ajudou muito na transição, mas depois de dois anos que estou pagando as contas sozinho, ahahahah, minha esposa ganhou uma bolsa que paga o aluguél, já ta bom!

        Acabei de fazer o cadastro na Drive Wealth, um pouco diferente o app na Australia, mas vamos que vamos! Vou ver se consigo usar a Remessa Online na sua parceria aqui do blog. O app daqui abriu transf bancaria e transferwise apenas. Mas acho que deve rolar.

        Estou pensando em pegar umas REITs no ASX (bolsa australiana) mas devo começar nos Americanos mesmo. Vamos que vamos…

        • hummmm quando já se tem experiencia previa no ramo é outra coisa. todo caso deseja mais sucesso ainda aí nessa sua empreitada de fotos.

          se vc for usar o RO faz pelo site deles senão não vai conseguir o desconto com o cupom do blog.

  4. Olá, VdD. Acompanho seu blog há algum tempo e aprecio e aprendo muito com as informações que você passa sobre o mercado financeiro. Mas a atual situação já permanente de instabilidade social, econômica e política por que tem passado nosso país me fez acompanhar com mais interesse os videos que você posta da série imigração. Vi em um dos vídeos que a sua primeira opção era o Canadá, imagino que fosse por conta da maior afinidade com o idioma predominante (inglês), mas que você não obteve o visto de residência. Vou fazer uma pergunta pessoal e fique a vontade para não respondê-la se não quiser: o que deu errado no processo? Houve alguma dificuldade particular naquele processo em relação ao alemão? Estou pensando em imigrar, já venho acumulando patrimônio há algum tempo e vejo o Canadá com bons olhos, mas não pretendo trabalhar naquele pais e sim desfrutar dos rendimentos do meu patrimônio e, a maioria dos vídeos que encontrei, são dirigidos para jovens acadêmicos que ainda estão no começo de suas vidas profissionais e estão buscando visto para trabalhar no país. A independência financeira torna mais fácil ou difícil o processo de imigrar? É necessário trabalhar no país ou é possível apenas se mudar para desfrutar da maior segurança e organização social? Obrigado e continue com seu ótimo trabalho.

    • Olá JJsp

      Eu explico no vídeo oq deu errado. Eles não querem empresários lá eles querem mão de obra, da uma olhada no vídeo que está nesse post que está bem respondido lá.

      Se vc quer usufruir de boa qualidade de vida e vive de renda não resta dúvidas em todos os países que morei que Portugal é hoje a melhor opção.

      Hoje não estou arrependido de não ter ido a Canadá aliás ainda bem que não fui. Estava acompanhando umas pessoas que imigraram pra la e estavam reclamando que no college está cheio de indiano e eles ficam conversando durante a aula, fazem bagunça e ligam som de carro alto e não respeitam ninguém. Os brasileiro já reclamaram com o diretor eles disseram que tem que respeitar o espaço e cultura dos outros.

      Lá na faculdade da minha esposa tem imigrantes indianos também, mas lá na Alemanha meu amigo se vc não respeitar o espaço e as regras da faculdade não tem essa de obedecer cultura não, vc é expulso da faculdade sem mimimi.

      Isso é só um dos problemas que vi lá no Canadá tem varios outros, o ponto é que tem muito blogueiro por aí que fala do Canadá como se fosse a oitava maravilha do mundo e não é bem assim a realidade. O canada assim como aqui na Alemanha ou em qualquer país do mundo tem os seus problemas no final vc tem que ponderar esses pros e contras e decidir. Aqui comigo eu sou sincero se uma parada eh boa eu falo se eh ruim falo tb não tem panos quentes aqui. Tanto que disse a vc que se tivesse que escolher apenas para viver sem criança a melhor opção seria Portugal, veja que não é o país que estou.

      Mas se me perguntar se hj estou arrependido de não ter tentado mais o Canadá eu direi que estou eh feliz por ter desistido de lá.

  5. Morei no exterior já e apesar de ser bacana nunca é como o Brasil. Vc vai ficar mto animado nos primeiros anos mas depois bate aquela saudade da cultura aberta, povo alegre, família, comida, amigos…não adianta pensar que lá fora é melhor em tudo. Pode ser na parte financeira, custo de vida e tal, mas na parte não material é muito dificil

    • sim Nana tem razão esse choque cultural que existe entre o Brasil e a Alemanha é muito difícil mesmo, por isso que tento voltar de forma frequente ao Brasil e passar um tempo pra matar saudade.

    • Olá viverdedividendos!
      na linha da Nana, mando “99 thoughts” sobre viver fora. Morei muitos anos na Inglaterra e a experiência foi incrível e modelou toda minha vida. Mesmo morando hoje no Brasil há muitos anos (e sem perspectiva de voltar a morar fora), considero que esse seu movimento de ir pra Alemanha muito positivo, especialmente para sua filha. Vc já tinha dito que faz isso por ela, e que a integração (aprendizado da lingua, adaptação a cultura, etc) vai ser mais facil para as crianças.
      Entendo o comentario da Nana (la fora é bom, mas nunca é como o Brasil). Minha experiência era mais assim: que bom que a Inglaterra é tão diferente do Brasil, apenas gostaria que o clima fosse um pouco melhor. Acho omportante tentar se integrar, ter amigos locais, viver os prazeres locais, apreciar e entender as pessoas da sua cidade.
      Sobre um comentário que vc fez sobre o custo alto da creche particular: não pense que é mais vantajoso investir 4mil na alfabetização, e não tão atraente se ela vai “só brincar” na creche. Uma coisa importante na fase de aquisição de linguagem: a janela ideal de aprendizado é exatamente em torno dos 2 anos. Eu tenho um filho bilingue, a explosão de vocabulário logo antes dos 2 anos é surpreendente. Ter falantes da mesma idade é importante. Se vc nao colocar a Laura na creche, tente ter uma “vida social”pra ela nos parques e espaçoes culturais cheios de pais e crianças.

      Em casa eu sugiro que vcs sempre falem muito portugues com ela. Dois dos meus queridos amigos que ainda moram fora , não conseguiram manter as duas linguas nos filhos. Uma delas que mora na Holanda, tem uma filha que foi com ela aos 4 anos (falando apenas portugues), e um outro filho que nasceu lá. A menina tem hoje 13 anos e não fala mais nada de portugues. O menino sequer aprendeu a falar portugues. É comum esse tipo de situação. É bom ter disciplina nesse ponto.

      obrigado pelo conteudo que vc publica e muito boa sorte por aí!
      abraços

      • olá Gabriel

        acho que o da Ana que foi o 99 kkkkk mas ta valendo o seu, bons pontos levantados, realmente essa integração com os locais é um processo bem complicado, particularmente aqui na Alemanha que o povo é muito fechado, vc fala com ele só aquele small talk não consegue profundidade, é difícil isso… mas eu não me importo muito com isso, apesar de boa parte de outros relacionamentos aqui tem sido com imigrantes também, e isso é muito comum pois você vê diversos imigrantes não conseguindo penetrar com profundidade na relação com os locais

        eu mesmo cito um exemplo de um amigo de Londres ele trabalha num banco por lá e vive lá a 10 anos, perguntei com ele quantos amigos Ingleses ele tinha, me respondeu que amigo amigo mesmo de ir na casa e tudo, nenhum, o relacionamento dele era só com imigrantes, muitos de outros paises, mas dificilmente conseguia penetrar num relacionamento mais estreito com os locais

        acho que nesse ponto o fato da minha filha estar vindo cedo pra k facilitaria, pois ela já teria uma amizade e construiria um circulo social com os locais e não entraria nesse problema que é tao comum em boa parte dos imigrantes

        como disse essa questão não me afeta porque até mesmo no brasil 90% das minhas amizades eram online eu não conhecia nem quem morava do lado da minha casa rsrsrs parece bizarro mas eu sempre foi assim mais voltado para a iteração online, então ter ou não ter um amigo perto não faz a menor diferença pra mim

        sobre a creche felizmente consegui uma vaga aqui perto de casa porém so começa em agosto, até lá to ficando a Laura, não valeria a pena colocar numa creche particular porque vou sair no próximo mês e ir ficar uns meses fora então já perderia boa parte das aulas e depois logo em seguida teria que sair pra mudar de lugar, acho que nesse caso muita mudança acaba até confundido do que ajudando

  6. Muito esclarecedor seu vídeo, pela primeira vez vi um pensamento que é igual ao que tenho, “viver 3 meses em cada país como um nômade” , mas eu também adaptando à realidade já vejo que isso não será possível. A situação hoje é que tenho 34 anos, vivo no Brasil e consegui acumular um patrimônio totalmente liquidável de em torno de 800 mil reais, creio que mantendo os investimentos ao final de 2018 este patrimônio será de em torno de 1 milhão de reais. Além disso, estou finalizando o processo de tirar a cidadania italiana, ela ficará pronta até março de 2017. Com esses números que te passei e também a cidadania italiana que acredito que pode gerar alguma facilidade, você acha que consigo viver em algum país da Europa e viver dos investimentos desse patrimônio?

    • olá FVGA

      difícil te cravar sobre isso, cada um tem um estilo de gastos diferentes, vc pode ser mais econômico do que eu ou mais esbanjador, sugiro vc tirar conclusões analisando meus orçamentos, aqui tem alguns que podem lhe ajudar, veja os desse ano e do final do ano passado que são o período que fico aqui na Europa

    • vixi vc me pegou, não me lembro muito ao certo mas acredito que seja algo em torno de 80 a 100k de reais

      isso na época, não sei que pé que anda isso hoje

  7. Fala viver de dividendos, comecei a acompanhar você a pouco tempo, e percebi que você não tem mais suas ações brasileiras, não sei os motivos pelos quais vendeu porém eram excelentes ativos onde você poderia simplesmente não aportar mais e deixar seu preço médio la em baixo com a passar do tempo, principalmente com essa guinada que a bolsa deu agora. Estou aportando igual um louco, trabalhando muito também… Rumo a independência financeira, 100% em RV

    • Olá Vitor

      Não entendi nada agora, no vídeo acima eu explico porque não tenho mais as ações brasileiras, vc não chegou a ver essa parte ?!?

  8. Cara, não sei se é da sua vontade, mas esse conhecimento de gerenciar empresas remotamente pode virar um blog e depois um negócio. Boa sorte na sua empreitada!

    • Olá André

      a ideia nem é fazer disso um negocio, é mais compartilhar conhecimento e trocar ideia com os leitores

    • tamo passando umas “ferias” aqui no Brasil, devo lançar um vídeo essa semana falando um pouco mais sobre isso.

  9. VD, tudo bem? Resolveu a questão da tributação para não-residente?

    Minha cidadania europeia saiu recentemente e estou planejando a fuga. :) Andei lendo sobre saída definitiva do país e a isenção de venda de ações até 20k/mês não se aplica a não-residentes. Queria trocar uma ideia sobre isso pra planejar a liquidação da minha carteira de RV por aqui. Se tiver alguma novidade avise!

    Abraços,

    IOTR

  10. Olá VdD,
    Primeiramente, boa sorte na sua imigração!
    Eu estou morando a quase 4 anos na Alemanha, onde estou cursando meu doutorado. Agora no fim dos estudos estou tentando decidir se volto pro Brasil ou fico por aqui.
    Como você disse, o país é bem desenvolvido e economicamente estão, com ótimo qualidade de vida e ótima situação para criação de filhos, com grande assistência do governo. Eu sempre fui cabeça aberta, aprendi a língua e me adaptei, mas a questão cultural, clima e comida estão pesando bastante na minha balança. Os alemães são pessoas idôneas e procuraram sempre fazer o certo (por lei), o que eu admiro e falta no Brasil, mas, por outro lado, eles são muito “quadrados”, inflexíveis e não são nada bons em socializar, o que torna muito difícil faz amigos aqui. O jeito do brasileiro vai fazer falta por aqui, mas já ouvi que mais no norte da Alemanha eles são mais sociáveis que aqui no sul.
    Bom, como estou fora do Brasil a um bom tempo, fica difícil avaliar o quão ruim a situação está lá. Você poderia listar alguns dos principais pontos negativos que você vê em ficar/voltar pro Brasil?
    Muito obrigado e boa sorte!
    Abraços.

    • olá Henrique

      Valeu por mostrar sua experiência ai e percepção acerca do processo de adaptação.
      Mas realmente viver num novo país sem ter uma família de suporte deve ser barra, eu vejo pelo tempo que estou aqui na Irlanda, apesar de ter vários brasileiros por aqui eu acredito que se estivesse aqui sozinho já teria metido o pé novamente pro brasil kkkk

      Quando se faz um projeto de imigração as vezes precisa de considerar essa variável família, que pode ser um ponto complicado em algumas situações, mas tem um fator fundamental para suportar essas mudanças.

      Saber o video, apesar de ser interessante, nem pensar que vou fazer um video desses, vai chover de nego me criticando por ter apontado os pontos ruins de se viver no Brasil, infelizmente nem todos conseguem entender a mensagem, talvez num sentido mais alemão da coisa! Mas de modo geral cada país vai ter um lado bom e ruim, o Brasil tem ótimos pontos como também ruins, na Alemanha vai ser o mesmo, então vc tem que avaliar o quão impactante esses pontos negativos podem ser pra vcs.

  11. Ola Viver de Dividendos,
    Moro a mais de 12 anos na alemanha. Posso dizer com propriedade que vc fez uma excelente escolha.
    Educaçao para os filhos em excelentes escolas, meu filho esta aprendendo frances e ingles na sexta Serie. Faculdade gratuita e de excelente nivel.
    Se quiser entrar em contato comigo no particular,estarei pronto para ajudar no que estiver ao meu alcance. Pois vc tem ajudado muita gente tb com os seus Videos.
    Boa sorte e seja bem vindo a minha segunda patria, ja que tb me naturalizei alemao.

    Um abração,
    Marcos

  12. Buenas VdD! Parabéns pela coragem! Eu já estive com o pé na Holanda, na Suécia e na Inglaterra. Na Holanda realmente não rolou, mas Suécia e Inglaterra eu decidi em não ir. Não posso dizer que me arrependo porque teria passado a crise de 2008 lá, e no Brasil tive minha melhor oportunidade nesse período. Além do mais naquela época ainda não tinha minha cidadania – hoje tenho!

    O que te fez optar pela Alemanha? Eu tenho planos de ir para fora, mas primeiro tenho que ter uma boa grana! Infelizmente não ganho lá o que ganho aqui…

    Sucesso e boa sorte! Embora eu acredite que sorte é um bônus pela dedicação…

    • Eu acho que as coisas acontecem na hora que tem que acontecer, se não foi pra ser naquele momento, bola pra frente e você se quiser tenta novamente depois. já falei sobre isso aqui sugiro dar uma olhada nesse video

      a escolha do país foi pra dois fatores principais, primeiro ter um local que oferecesse uma boa qualidade de vida e principalmente tivesse oportunidades fartas de trabalho para a minha filha,

      qualidade de vida você encontra em boa parte dos países da zona do euro, mas a questão da oportunidade aí já restringe um pouco, claro que tem oportunidade em todos os países, basta saber procurar

      mas a ideia era proporcionar a estrada que fosse mais fácil, se tínhamos a oportunidade de escolhe que escolhamos o que entendemos como melhor

      daí que analisando o cenário histórico, atual e traçando uma perspectiva futura, cheguei a conclusão que a Alemanha continuará sendo a dominante daquele território, falo economicamente, industrialmente, estruturalmente enfim de modo geral eles continuarão a ditar as regras por lá.

  13. Parabéns pela coragem! Tenho uma dúvida: Você já transferiu dinheiro para seus investimentos no exterior pelo Transfer Wise. Acho esse negócio de comprar Bitcoin meio enrolado.

  14. Olá VdD… tal como você, completei meu primeiro ano no Japão. Alguns países querem teu braço e, não teu cérebro. Pessoas que querem viver em outros países, devem verificar esta condição. Meu caso é diferente porque sigo os passos do meu pai desde criança. Ele era trader na Austrália, no Brasil, Japão e hoje está aposentado. Desejo a você boa sorte e sucesso! Abs!

    • Olá hogo

      Valeu pela força. Conheço um pessoal que viveu no Japão a trabalho e os caras vieram meio traumatizados dai kkk

      • Olá William… tudo bem! Quando mudei para o JP deixei aplicações em LTN de longo prazo. Aproveitar as altas taxas é uma oportunidade que não achamos nestas bandas. Abs! Boa sorte.

  15. Oi VDD,

    Você tem investimentos no Brasil também (TD, FII, Acoes) ? Se sim, como vai fazer para manter esses investimentos no país? Sua corretora aceita conta de não-residente?

    Obrigado

    • Olá MIR

      Ainda continuarei residente aqui. Minha empresa continuará funcionando normalmente por aqui. Não vejo problema em estar lá fora e manter uma conta na corretora aqui.

        • vou continuar com os negócios aqui funcionando não posso fazer isso

          meu caso é diferente de quem vai embora e não quer declarar nada aqui e vai pagar todos os impostos lá fora

        • vale ressaltar também que ainda não verifiquei em detalhes todo esses tramites

          então a priori o que vi é que teria que continuar ativo aqui por conta das empresas, mas ainda não me debrucei pra verificar por debaixo do capo

  16. Prezado VD,

    Esses atentados na Alemanha chegam a te preocupar?

    Mesmo assim acho que já estará em um lugar muito melhor do que o Brasil.

    Desejo boa sorte na caminhada e nos mantenha informados.

    Um grande abraço.

    • Olá William

      Agente vive num país em estado de guerra desde quando nascemos e conseguimos sobreviver até hoje. Sinceramente pega as chances de você morrer aqui no Brasil vitima de um assalto e compara em proporção com a chance de se morrer em qualquer país Europeu vitima de terrorismo.

      Matamos mais do que muita guerra moderna!

      Ta igual aquele pessoal que faz viagem de carro porque viu na televisão que o avião pode cair

      Olha aí acima a questão do terrorismo deve ser uma proporção assim, 1 pra 85 contra 1 para 5.862.

      Pessoal se deixa levar muito pela mídia, afinal terrorismo como o nome já diz é só pra causar terror!

  17. VDD,

    Parabéns pela escolha!
    Estou a juntar a documentação para aplicar para o visto de Portugal.
    Uma grande dúvida que tenho é como montar uma carteria eficiente neste novo cenário de imigrante. Embora o Brasil seja a Terra do juro real, sei que preciso me posicionar em moeda forte. Não sei o que farei com os investimentos aqui no Brasil(TD, bolsa, LCI, FII, etc) e não tenho experiêcia em bolsa americana.Marquei uma consulta com um advogado tributarista para me aconselhar em relação à saida definitiva do país para evitar surpresas. Qual o seu conselho para começar a aplicar no mercado americano?…Teria alguma material introdutório para indicar?

    • Olá JVSM

      Boa sorte na sua aplicação pra PT. Bem sobre investir nos USA não tem tanta diferença do Brasil, alias pra ser sincero achei investir lá mais fácil do que por aqui, dado a quantidade enorme de bons ativos que temos no mercado americano, o difícil é escolher de tantos bons enquanto aqui é difícil escolher entre tantos ruins.

      Tem muito material aqui no blog que podem ser utilizados para aprendizado, comece assistindo so vídeos que temos do balanço comentado pode te mostrar o caminho de como analisar algumas empresas americanas.

  18. Boa sorte, VDD! Sou expatriado há dois anos. Tem sido uma experiência e tanto. Admiro sua coragem de migrar! Está fazendo tudo bem planejado, tem tudo para dar certo!

    Em breve, poderemos aproveitar seu conhecimento para investir na Frankfurter Wertpapierbörse! hehehe

    Já que um dos seus focos principais é a educação de sua filha, não sei se você já viu, mas vale uma pesquisada no International Baccalaureate (IB). É um caminho interessante, que deixa uma “porta aberta” para o caso de você ter de mudar de país nos próximos anos, diminuindo as possíveis dificuldades de sua filha com a adaptação curricular.
    http://www.ibo.org/about-the-ib/the-ib-by-country/g/germany/

    Dê uma olhada na Frankfurt International School.

    • Olá Roberto

      Valeu pela força. Sobre as ações a principio meus investimentos serão direcionados para bolsa americana. E vou dar uma olhada nesse site que passou parece interessante.

        • Ainda não sei. Já que acabei tendo que liquidar minha carteira por hora vou pensar ainda no que fazer. Dado minha sotuacao que não vou mais ficar no Brasil leva a crer que receber os rendimentos em dólar seria a opção mais viável a nível de proteção cambial

  19. Perfeita colocação sobre o Canada: eles querem que trabalhem lá para poder girar a economia deles. Acho que estão certos nesse sentido…

    Boa sorte na nova empreitada! Estarei acompanhando!

    Abraços!

    • Cada país tem sua necessidade eles no caso precisam de mão de obra a Europa precisa de pagadores de imposto. Tem que entender o objetivo de cada um pra não se embolar como eu fiz.

  20. Caraca aí não, agora perdeu o foco o site kkkkkk, só porque você falou que alguém iria falar mal rs. Brincadeiras à parte, acho que a viagem é uma forma também de mostrar que além de investir em ações, fundos e etc, você também investe na parte familiar, pensando no futuro para sua filha. Parabéns e sucesso na sua jornada ;). Gostei do final do video falando para dar uma chacoalhada na vida e sair da rotina, valeu!!!

    • Olá Aldo

      Rola direto gente reclamando não posso falar uma vírgula fora que já começam a levantar as placas de protesto kkk

      No mais valeu pela força.

    • Avalia direitinho. Estive em Portugal em dezembro e fiquei impressionado. Tb tenho uma filha de 4 meses….a educação é boa e o sistema de saúde funciona. Além disso, é considerado um dos países mais seguros do mundo. Uma vez q ela tenha cidadania europeia, poderá fazer faculdade e intercâmbio em qualquer país da UE. Quem sabe Alemanha, se for o caso.

      • Você começa a estudar um pouco sobre o mercado alemão eles dão muito mais valor aos funcionários formados em universidades alemãs e quero que minha filha cresça sem sotaques por isso optei por ir direto para Alemanha.

        • Ola VD, espero que já você deu uma olhada sobre o sistema de educação alemã, que não é fácil, depois da 4a serie os Alunos serão divididos conforme as notas escolares deles, os alunos com notas péssimas vão pra a escola chamada Sonderschule ou Hauptschule, os melhores vão para o Gymnasium etc. Todos que não entram no Gymnasium vão ter maior dificuldade pra fazer faculdade. (link de um gráfico que demostra o sistema de educação alema:https://de.wikipedia.org/wiki/Gegliedertes_Schulsystem#/media/File:Deutsches_Bildungssystem-quer.svg), cara, não sou pessimista, mas quero alertar um pouco a realidade de la, Alemanha, tem uma educação boa, tem! Mas eu penso que eles não querem todo mundo nas faculdades. Porque?
          Porque a Alemanha é pais de produção\exportação, estão muito interessados que muita gente faça cursos técnicos pra poder ajudar a industria.

          • Entendi, vamos a um problema por vez. Evidentemente a estratégia da faculdade seria apenas como instrumento para a residencia permanente. Existe outras alternativas, isso vamos decidir depois do curso.

  21. Olá, VD! Parabéns pela decisão! Pretendo tomar o mesmo caminho daqui uns 4 anos, quando terei mais renda passiva e a possibilidade de tirar uma licença não remunerada. Fiquei com uma dúvida, pq Frankfurt? Por que não Berlim ou Munique?
    Eu, particularmente, iria para Portugal pelos motivos abaixo:

    – Identidade cultural (língua, comida, história, arquitetura, etc)
    – Clima bom (sem a neve e o frio extremo do norte da Europa)
    – Custo de vida baixo (o que tornaria minha renda muito mais atrativa)
    – Frequência de vôos para o Brasil (Lisboa tem vôos diretos p várias capitais brasileiras)

    Boa sorte! Um abraço.

    • Olá VMM

      Bom tema pra responder de porque frankfurt bem a grosso modo Munique é muito alto o custo de vida e Berlim não me atraiu muito, por isso optei por frankfurt por ser mais “nova” em questão de modernidade.

      Sobre Portugal pra mim também é a melhor opção para se imigrar porém a questão da minha filha complica um pouco a economia portuguesas não tem as mesmas dimensões e oportunidades que a alemã. Mas pra quem não tem filhos acho a melhor opção mesmo.

  22. Olá VdD, fico muito contente em saber um pouco mais sobre seus objetivos. Sempre que ouço seus vídeos/podcasts aprendo um pouco mais. Nada é fácil, mas também não tão difícil que não seja possível. Então, meu desejo é que ultrapasse as dificuldades e alcance seus objetivos. Grande abraço.

  23. Tudo bem que Hillary é esquerdista mas apoiar um boçal como o Trump cada besteira que ele fala, fazer muro para o méxico pagar é muita besteira.
    Essas eleições era para os republicanos emplacar facilmente.

    • Sugiro buscar informações para além desses nosso noticiários esquerdinhas, eles pintam o Trump como a personificação do mal.

      O cara não é contra imigrantes, mas sim contra imigrantes ilegais. Já olhou os indicadores de criminalidade nos USA ? Olhe e saberá que essa escalada é por conta dos ilegais.

  24. Boa tarde.

    Por conta de laços familiares e culturais, vamos pra Alemanha todos os anos, desde 2001. Uma excelente opção pra quem curte estabilidade e segurança.

    Nosso ponto de apoio lá é em Ludwigshafen am Rhein (90 km de FRA).

    Tenho certeza que vc já pesquisou bastante sobre o país, mas se precisar de mais dicas, estamos à disposição.

    Parabéns pela escolha. Tomara que dê certo e vc possa passar, pelo menos, uns bons tempos por lá.

  25. Isso ai VD, como você disse “tem que tentar”. Não esquenta com os “naysayers”, esses ficam pra trás.
    Vai dar tudo certo, pois você pode trabalhar remotamente.
    Vou acompanhar sua saga. Imigração é foda, é bem como você disse, existem micro relações diferentes, problemas diferentes e as pessoas esquecem disso.

    • Olá CF

      Boa essa da naysayers eu não conhecia kkk

      Não vai ser fácil principalmente no começo mas tem que persistir e ter força.

  26. VD,

    Por essa ninguém esperava, rs.

    Você pegou toda a blogosfera financeira de surpresa!

    Primeiro quero dar-lhe os parabéns pela melhor decisão que você tomou na sua vida, tendo em vista que o Bostil é e SEMPRE será um lixo.

    A pergunta que não quer calar, porém, é a seguinte:

    Você imigrou DEFINITIVAMENTE ou está indo com o objetivo de voltar um dia? E por qual motivo não considerou os EUA como opção?

    Abraços!

    • Olá IL

      Meu negócio vai continuar funcionando aqui, então eventualmente vou retornar apenas resolver algumas questões pontuais. Mas a ideia é fincar barraca por lá mesmo.

      Sobre os USA teve mais uns 2 que me perguntaram no facebook. Acho que vou fazer um vídeo curto colocando os pontos positivos e negativos que vi nos USA.

  27. Viver, acabei de ouvir todo o vídeo e percebi que o plano está mt bem arquitetado. Desejo-lhe sucesso nesta nova empreitada e parabéns pelo esforço de compilar tanta informação para o pessoal. Apesar de eu mesmo não ter nenhum plano de muda para fora sei que muitos por aqui tem e será mt útil para todos.
    Grade abraço!

  28. VDD!

    Que satisfação ver isso. Tomara que tudo dê certo para você e sua família!

    Tive a oportunidade de morar na Alemanha com meus pais quando tinha uns 13 anos, por 2 anos. Foi uma experiência incrível…. Tenho planos de voltar pra lá, quando eu conseguir entrar em um mestrado que infelizmente não consegui esse ano (por pouco!).

    Pra mim não há país igual, tudo certinho: sua filha vai aprender que quando ela se posicionar pra atravessar a rua, qualquer veículo vai parar e vai esperar ela atravessar, igualzinho ao Brasil né?

    Um abraço!

    • Olá Bertrand

      Que pena pelo seu mestrado, estou torcendo pra na próxima vc conseguir. Atualize-nos caso passe.

      Uma das opções pela Alemanha foi justamente essa mentalidade cultural do povo.

  29. Ola, vi seu Vídeo. Eu já morei la na Alemanha, em todo canto do mundo vc vai ter as suas dificuldades, tem algumas coisas que falou que eu não concordo, por exemplo: sistema de saúde não e grátis e sim obrigatório, quem não trabalha tem que pagar uma taxa(uns 150 Euros,mensal), e quem trabalha e descontado na fonte. Depois a cultura de la, achei complicado a questão de fazer amizades, aconselho vc entrar em contacto com Brasileiros que moram la na Alemanha. Boa sorte! Carlos

    • Olá Carlos

      Tem o seguro privado e público o público é mais barato porém pelo que li o privado tem prioridade de atendimento, não sei se vc chegou a passar por alguma situação parecida lá pra me confirmar se tem essa diferença de atendimento.

      • Ola VD, é isso ai o que escreveu, o Privado e bem mais caro, tem essa diferencia sim de atendimento, o seguro publico não cobre tudo, se ir no Dentista por exemplo, quiser colocar um Dente tem que pagar o Dente, limpeza de dente não
        paga, mas branqueamento paga caro.

  30. Antes de mais nada, boa sorte nesse seu novo desafio!

    Eu já morei e trabalhei na Europa por 4 anos (só não posso revelar o país por motivos de privacidade) e foi uma experiência enriquecedora tanto no lado pessoal quanto no lado profissional.

    Você já procurou saber como funcionará o imposto de renda, tipo se a Alemanha possui tratado de bitributação com o Bananil ?

    Esse é um dos assuntos mais importantes a serem tratados, uma vez que você será residente fiscal na Alemanha.

    Procure uma consultoria para saber como ficará a sua situação, uma vez que você é empresário. Até onde eu conheço, um residente fiscal fora do Brasil não pode ter participação majoritária em empresas no Bostil.

    Com relação ao Canadá é isso mesmo, eles querem mão de obra para sustentar a previdência deles.

    Eu estou me preparando para começar o processo de imigração no Canadá.

    Nova Zelândia e Austrália são os planos B e C respectivamente, se nada der certo quero ter boa parte do meu patrimônio alocado no exterior.

    A única esperança por um Brasil melhor é eleger Jair Bolsonaro presidente com um congresso que o apoie, o problema maior será a qualidade do congresso … Com essa galera que está aí é de chorar …

    Estarei acompanhando esse seu processo na Alemanha, poste a evolução do processo.

    Caso tenha alguma dúvida burocrática com relação a Europa, e se eu souber responder, estarei à sua disposição.

    Abraços,

    JPL

    • Olá GPL

      Sobre as questões fiscais ainda não entrei em detalhes. Mas a empresa continuará aberta aqui e faturando por aqui portanto o imposto será arrecadado aqui. Vou procurar uma consultoria nesse sentido lá na Alemanha pra alinhar alguns pontos lá. Sobre tratado existe um tratado pra evitar a BI tributação entre Brasil e Alemanha mas não me debrucei sobre ele pra estudar porque como disse a empresa continuará aqui.

      Quando começar a contribuir na previdência alemã e passar a ter direito e acesso a mais recursos públicos de lá aí sim terei que verificar a situação da empresa. Até lá não vejo grandes complicações.

      Quanto ao Bolsomito estou já fazendo campanha pra ele kkkk mas não sei se ele sozinho conseguirá transformar o país ainda mais com esse congresso cada vez mais esquerdonho. Enfim acho que o termômetro do Bolsonaro pode ser a eleição do Trump se esse perder acho que o Mito acaba perdendo um pouco de força se esse ganhar fortalece bastante essa linha mais dura contra a esquerda.

      • Eu também estou fazendo campanha para o Mito.

        O engraçado são as pessoas o rotulando de “extremista” baseando-se em distorções feita pela mídia 99% esquerdista, incluo aqui Reinaldo Azevedo que não passa de um socialista fabiano empregadinho do PSDB.

        Eu me pergunto: O Mito não participou da luta armada, serviu à pátria (Exército) por 17 anos, é um dos poucos que não estão envolvidos em nenhum falcatrua, defende a família, o direito de se defender via porte de armas, diz que bandido deve ser tratado como bandido e ainda tentam rotular o cara de extremista ?

        É a completa inversão de valores …

        A única esperança de salvar a América é elegendo Donald Trump.

        Se elegerem a Dilma do Obama, os E.U.A darão uma guinada forte ao esquerdismo e ao “politicamente correto”.

        O Obama já causou muitos problemas por lá.

        Abraços

        • Vc viu os comentários na mídia americana rotulando o vice do Trump como conservador extremista apenas por ser contra aborto e pro família. Mas é isso mesmo o mundo está meio esquisito ultimamente.

  31. Olha essa matéria http://g1.globo.com/politica/noticia/2016/07/para-50-temer-deve-continuar-32-querem-volta-de-dilma-diz-datafolha.html isso faz qualquer um de nós querer buscar o primeiro aeroporto e fugir com a roupa do corpo. Meu prazo é 10 anos ainda preciso ficar esse tempo aqui no Bananil para depois ir embora de vez mas se esse pessoal ganhar as próximas eleições acho que vou ter que ir já. Com esses políticos inúteis que temos o dólar vai a R$10,00 e o euro vai a R$20,00 o que nunca nos permitirá deixar o Bananil.

    • Olá Luciano

      Acho que dificilmente ela consegue voltar, nossa sorte que a articulação política deles é um lixo. Mas sobre as eleições, serio que vc acredito nisso, os caras roubam merenda de escola e remédio de hospital, o que te leva a crer que não roubam as eleições, nunca votei desde que colocaram essa urna eletrônica, e nem perco meu tempo indo lá votar, sinceramente prefiro acreditar em gnomo do que nas eleições brasileiras. Dê uma olhada nesse imagem abaixo:

  32. Viver de Dividendos, te desejo sucesso nessa nova empreitada.
    Obrigado por dividir mais essa experiência e espero que também nos brinde com notícias do futuro desenrolar dessa nova etapa.
    Aqui a gente sempre aprende, seja finanças, seja planejamento, seja sobre a vida.
    Com toda certeza vários frequentadores daqui tem um plano parecido…viver melhor.
    Eu também imagino um futuro assim,mas não sei se terei tempo – talvez uma mega sena acumulada me garanta aquele greencard de investimento, mas eu nem jogo com frequência,kkkkk!
    Quem fica parado é poste!!!

    • Olá Miguel

      Valeu pela força. Cara não pense que é tarde de mais pra mudar e conquistar novos objetivos na vida.

  33. Também vou embora daqui mas vou chegar numa renda passiva primeiro para depois ir para um lugar melhor. Seu pensamento está totalmente correto. Brasileiro honesto e descente não pode ficar por aqui.

    • Olá Luciano

      A coisa aqui está feia. Mas o meu motivo de saída nem é somente essa questão da corrupção mas o conjunto da ópera como um todo.

  34. VD, cara, como fico feliz por vc! Vá com certeza! Será o maior salto da sua vida. Tb tenho planos de emigrar pra EUA, NZ, Israel ou Australia, será o maior desafio da minha vida, mas espero concluir tudo em 3 anos. Viver no primeiro mundo é outro planeta, vale muito a pena, ainda mais na Alemanha que é tudo organizado cara. De lá continue investindo na NYSE e aqui no BR tb pq tem mt oportunidade boa. Parabens! Vida melhor, mais dignidade pra família e pra sua filha. abraço! E ainda mais ganhar em moeda forte, pra investir aqui convertendo vai ser uma mão na roda!

    • Olá frugal

      Boa cara desejo que tudo dê certo nesse seu plano de imigração. A uns 2 anos atrás travei esse mesmo deadline. Desses que vc citou só Israel eu nunca cogitei, talvez pelo fato da minha descendência judaica, mas quanto a austrália e nz não rolava pra mim por conta do fuso horário no trabalho que iria continuar funcionando aqui, mas acho duas opções muito boas pra quem vai com um pouco mais de independência financeira. Já USA bem talvez um dia faça um vídeo explicando porque não imigraria pra lá, um lugar muito bom pra se trabalhar, e ganhar dinheiro ja pra viver aí tem muita coisa na balança.

      • Legal VD, continue atualizando o seu blog. Não nos abandone. Acho que nao precisa abrir conta em corretora na Alemanha. Tem algumas na Suiça ou em Cingapura que vão lhe servir muito bem, ou mesmo você pode continuar na Drive Wealth mesmo. Abraço

        • Vamos manter o blog firme e forte.

          A ideia é manter os aportes no mercado americano, pra mim não tem mercado de ações melhor. E por lá dá pra comprar ações das principais empresas europeias então não vejo muito problema nisso.

          • mt bom mesmo, gosto da Unilever, Nestle, Procter e Gamble, Novartis, Roche. O legal de comprar essas empresas globais é que elas tem receita em tudo que é moeda.

  35. VD,

    Que bacana cara.. parabéns … e boa sorte na sua nova vida … penso em fazer um caminho para outro país também .. futuramente …. mas planos mais pros futuro … bacana mesmo … mostra que tem visão em boas oportunidades mesmo não só nas ações rsrsr

  36. Olá Viver de Dividendos. Tenho acompanhado seu blog. Você está mostrando o caminho das pedras a muitos brasileiros. Muito bom seu trabalho. De forma simples e linguajar acessível a todos, a globalização está ao alcance de todos.

      • Viver de Dividendos…. continue mostrando que, o importante é se mexer, não ficar esperando as benesses da mãe governo. Estudar, Pesquisar, Ler muito é o caminho. Abraço e boa sorte!

  37. Meus parabéns, Viver de Dividendos!! Muito sucesso e aprendizados nessa nova “ação” que você comprou para a sua carteira da vida!

  38. VDD, parabens pela coragem e visão!

    Eu não tenho filho, mas de tivesse me preocuparia em dar uma educação diferenciada tendo em vista os desafios profissionais cada vez maiores. A maioria dos pais trilham para os filhos o mesmo caminho deles: colégio particular, curso de idiomas, faculdade publica ou privada, no máximo um intercâmbio rápido. Depois o filho não consegue um emprego com boa remuneração, fica morando com os pais ad eterno, muitas vezes frustado por não ter sucesso profissional. Sua filha estudara em colégios e faculdades de ponta, tera uma educação multicultaral, podera estagiar em empresas de ponta e depois retornar ao Brasil, se for do interesse dela, tendo um currículo com maior probabilidade de brilhar no mercado. Se não der certo nem o Plano A, nem o B, uma opção seria ela estudar em colégios internacionais no Brasil desde novinha, ficaria fluente no idioma e depois tentar estágios em empresas fora do Brasil, dai ao retornar o currículo seria mis valorizado por ter experiência fora e não apenas intercâmbio como uma boa parte faz.

    Pretendo um early retirement por volta de 45anos, to estudando a possibilidade de morar em Portugal ou Espanha devido ao menor custo de vida. Se não conseguir o visto, o jeito será morar de 3 em 3 meses em alguns lugares conforme vc citou no inicio do video.

    Vc pretende comprar Acoes/REITs na Alemanha? Abrir uma conta numa corretora na Alemanha?
    A sua ideia é continuar a aumentar sua carteira nos EUA e la no futuro efetuar resgates dos dividendos em dólar para gastar em euro? Pretende migrar futuramente para uma corretora que opere globalmente? Na driveweath so da pra comprar ativos nos EUA correto?

    Abs

    • Ola gtt

      A ideia da Alemanha foi justamente a qualidade na educação e as oportunidades futuras de emprego pra minha filha, cheguei a olhar Portugal mas a principio a economia portuguesa ainda está muito distante da Alemã, apesar de que nos últimos anos Portugal tem encontrado boas oportunidades principalmente na área de TI, tem um vale do silício português que fica em Odivelas que é bem interessante. Acho que se não fosse minha menina sem duvida eu iria pra Portugal por tudo que vc disse do custo e também pelo idioma, o clima, pra quem quer apenas viver sem a preocupação do futuro dos filhos é uma das melhores opções hoje.

      Sobre abrir conta numa corretora Alemã não dá pra dizer que nunca vou fazer porque meu futuro agora é uma caixinha de surpresas, mas a principio meu foco vai continuar sendo 100% USA, como eu disse no inicio do video meu objetivo no end-game é viver alá nômade, pra isso preciso de uma moeda forte e segura, nisso nada supera a America. Portanto os aportes ainda continuarão sendo direcionados pra lá até porque minha filha não vai viver a vida toda debaixo da minha asa, uma hora ela vai ter que seguir seu próprio rumo, ai retomo meus planos originais.

      Sobre escolher outra corretora, não vejo necessidade as principais empresas da Europa estão lá na NYSE atravez da Euronext então é tranquilo pra comprar as bluechips.

  39. Olá Viver de Dividendos,
    Parabéns pela coragem! Tomara que tenha sucesso nessa empreitada! Estou muito curiosa para ver o desenrolar dessa sua história na Alemanha! Abraços

    • Valeu Wanessa

      vamos ver como vai ser mais essa história, com força e garra agente chega lá!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here