Rentabilidade e sua inutilidade

rentabilidade-tesourodiretoSe tem uma das coisas que mais tira pessoas na bolsa é a tal rentabilidade. Não sei porque todo investidor tem a mania de viver calculando a rentabilidade de seus investimentos.

A rentabilidade é útil pra quem faz trade, para fundos de investimento para milionários saberem de seus resultados agora para o pequeno investidor que faz Buy And Hold ela não tem o menor sentido.

O grande vilão nos investimentos não é o governo, nem o cenário macro econômico mas nos mesmos com nossas emoções. São poucas pessoas que conseguem controlar suas emoções tanto na euforia quanto no pânico do mercado. Se você estiver nesse grupo pode se considerar um privilegiado. Diante disso a rentabilidade se torna uma verdadeira arma que mais lhe atrapalha do que ajuda.

O que importa é o quanto você consegue economizar no final do mês e a quanto tempo você investe, esses dois fatores são os fundamentais no crescimento dos juros compostos. Veja abaixo no estudo que fiz mostrando uma pessoa que investe 12 mil por ano a uma rentabilidade de 5% e uma outra pessoa que investe 6 mil por ano a uma rentabilidade de 10% nem precisa explicar nada os número falam por si só:

rentabilidade vs trabalho

Acompanhe no gráfico acima que não importa a rentabilidade quando se está na fase de acumular patrimônio, mas o que importa é o valor que você economiza por mês das suas despesas para converte-las em mais investimentos. A rentabilidade só será útil quando sua carteira estiver completamente formada, ou seja, quando sua renda passiva superar em 2x as suas despesas mensais. Nessa hora você terá um valor considerável de patrimônio investido no mercado aí 1% ou 0,5% a mais ou a menos farão toda a diferença.

Outra coisa que me deixa injuriado é a tara que o pessoal tem para saber o preço atual da ação e comparar com o preço que comprou para saber o quanto ganhou sendo que no momento que você compra o ativo ele vai valer aquele preço de compra ate o momento de vender se nunca vede-lo ele sempre valerá pra você aquele valor de compra. 

Por isso é o que sempre falo nos meus artigos, procure empresas boas e esqueça o quanto elas valem a preço de mercado, não importa o preço que você pagou e nem o quanto ela vale agora, se ela continuar boa você nunca precisará vende-la.

Se acompanhar a minha carteira vai perceber que nunca guardo o preço de mercado do ativo, mas apenas o preço que paguei, trabalho sempre com o preço médio, que é o mesmo PM para declaração do imposto de renda e estou me lixando para o valor de mercado atual a única coisa que me importa é se a empresa continua dando bons resultados, se algum dia ela piorar eu vendo ao preço de mercado aceito o prejuízo e vejo onde errei e sigo a bola pra frente.

Saiba mais obre esse assunto neste artigo que comprara em números quem investe em rentabilidade vs aportes.

17 thoughts on “Rentabilidade e sua inutilidade

  • 19 September 2016 at 14:59
    Permalink

    Mas uma coisa que nunca entendo nessas comparações, não é que a rentabilidade não importa, mas que ela não ganho do aporte, pq, se vc considerar duas pessoas que fazem o mesmo aporte, quem obtiver melhor rentabilidade vai sair na frente, então pq falar que não importa?

    Reply
    • 19 September 2016 at 15:12
      Permalink

      Vc acha que o cara que fica preocupado e passa 4 horas do dia para melhorar a rentabilidade vai conseguir tempo pra se dedicar a aumentar os aportes quando ?

      Reply
    • 19 September 2016 at 15:13
      Permalink

      Qualquer esforço gasto na rentabilidade é um esforço a menos nos aporte que valem muito mais. Sua interpretação não faz sentido por isso

      Reply
      • 19 September 2016 at 16:06
        Permalink

        Obrigado por compartilhar! Onde posso ler mais sobre essa questão? vc indicaria uma boa leitura para quem está começando? Parabéns pelo site ! !

        Reply
        • 19 September 2016 at 19:03
          Permalink

          Sugiro começar pelo Jeremy Siegel depois partir pro miszhari

          Reply
  • 23 October 2015 at 15:18
    Permalink

    Quais acoes esta operando hj em NY? Qdo compra papeis pensa em qual prazo de investimento para aquele cenario (USA)?

    Reply
    • 23 October 2015 at 18:05
      Permalink

      da uma olhada na minha carteira

      depende da operação para o BH não tem prazo para o trade de valor tenho um prazo especifico

      Reply
  • 2 September 2015 at 16:30
    Permalink

    Bom dia,
    O cálculo na tabela está errado. Coisa rápida, você colocou 12 mil de investimento, no primeiro e segundo ano. E o rendimento por ano é 5%. No ano 2 terei, 12.000 (que acabei de aplicar) + 12.000 * 1,05 = 12.000 + 12.600 = 24.600.
    Na tabela está 25.200.

    Parabéns pelo blog. Muito bom! Foi só uma escorregada.

    Reply
    • 2 September 2015 at 18:43
      Permalink

      Olá Ivan

      A simulação o usuário não vai fazer um único aporte mas aportes mensais, precisa considerar isso.

      Reply
  • 3 February 2015 at 23:44
    Permalink

    VDD, Excelente post, concordo plenamente. Eu calculo a rentabilidade, admito, mas não vejo utilidade nenhuma. Alias, a única utilidade é que, como estou em fase de aprendizado, serve para eu entender melhor o que faço e os resultados disso, mas na prática não serve para mais nada.

    Parabéns pelo Blog, muito bom.

    Abraços

    Reply
    • 4 February 2015 at 17:50
      Permalink

      Olá E.I

      Obrigado pelo apoio.

      Olhar rentabilidade pra mim só no final do ano quando faço o fechamento geral dos investimentos e não uso para tomar nenhuma decisão.

      O problema é que muita gente fica obcecado em aumentar a rentabilidade e esquece que o determinante para a IF são os aportes.

      Reply
  • 29 September 2014 at 00:10
    Permalink

    Parabéns pelo site! Estou em processo de iniciar (ou pelo menos, tentar) investir no exterior, procurando mais segurança e maior previsibilidade das regras do jogo para o meu patrimônio e o que tens publicado tem me ajudado bastante!

    Novamente, parabéns pelo trabalho e obrigado por compartilhar!

    Abraço!

    Reply
    • 29 September 2014 at 18:49
      Permalink

      valeu

      obrigado!

      Reply
  • 6 August 2014 at 15:11
    Permalink

    Cara, parabéns pelo site!!! Era o que estava procurando….Investir no exterior!!!! Ainda não sou tão corajoso como vc em colocar tudo em renda variável, mas um dia chego lá!!!

    Reply
    • 7 August 2014 at 19:55
      Permalink

      Opa valeu pela força Carlos.

      A renda variável pode não ser tão variável assim se você estiver bem diversificado, mas tem hora que é preciso ter coração de ferro, principalmente quando o mercado está em queda como agora.

      Reply
      • 8 August 2014 at 00:38
        Permalink

        Prefiro investir em ETF mesmo!!! Acho menos trabalhoso e mais o meu perfil!!!! :P

        Reply

Deixe o seu comentário: