NYSE: Vendas Outubro 2016 – MCD

2011-04-26_mc1Esse é um dos posts pouco comum por aqui, quem me acompanha a mais tempo sabe que as vendas são bem raras por aqui, como sempre digo no começo desses posts: Patrimônio é igual sabão quanto mais você mexe mais ele diminui. Vamos falar nesse artigo sobre os pontos negativos que vejo no atual case de negocio do Mc Donalds – MCD.

Recentemente fiz um post que aconselho todos a lerem: Não seja sócio torcedor, onde mostro porque muitos investidores não vendem suas ações por medo de enfrentar o prejuízo.

Geralmente quando resolvo vender uma empresa sigo o mesmo processo de compra, quando vou comprar uma nova empresa pra carteira, começo a namorar ela e depois de um tempo se ainda tiver atraído por ela efetuo a compra. Na venda vai no mesmo ritmo, quando estou insatisfeito, vou acompanhando a empresa de perto e se ela não reverter e ainda continuar insatisfeito depois de um tempo simplesmente a retiro da carteira.

O momento do Mc Donalds

Já tinha falado em outros posts aqui do blog sobre o momento ruim que o McDonalds vem passando, confira aqui nesse post de Dividendos de Dezembro de 2014, inclusive nesse artigo teve outra empresa que também foi retirada da carteira.

Falando especificamente do McDonalds, ele não vinha enfrentando um bom momento, sua receita estava contraindo e seus lucros estavam sendo sustentados graças a venda de ativos. Já tinha falado aqui no Papo de Dividendos de algumas vendas de lojas que o McDonalds vinha realizando. Isso fazia parte do plano de reestruturação do McDonalds.

Certamente o McDonalds iria ter uma receita bem menor do que atualmente, na visão deles muitas lojas estavam sendo mau gerenciadas porque eles não conseguiam entender os hábitos dos consumidores locais, vendendo as lojas próprias para franqueados esses saberiam como atender melhor esses hábitos. Com isso as lojas agora franqueadas cresceriam o consumo de venda e o McDonalds consequentemente arrecadaria mais por esse aumento.

Ocorre que com uma loja própria o McDonalds teria uma receita e lucro maior, sim existe esse risco dos hábitos dos consumidores, mas passando o ponto para outra administração, certamente boa parte desse lucro que retornaria para os acionistas ficaria nas mãos dos franqueados.

Perda de força na marca

Entendo que a medida seria uma forma de reverter o quadro negativo da empresa, entendo até como uma alternativa para tentar reverte o mau momento nas finanças. O problema do McDonalds não é apenas no seu modelo de negócio, mas também na sua concepção de marca, eles batem na tecla de que a marca do McDonalds tem forca, concordo com isso, mas varias pesquisa vem mostrando que a marca McDonalds vem perdendo espaço nas camadas mais jovens.

CRM_Consumer_Reports_Taste_Champs2_08-14

Acima uma lista de Fast-Food focados em Hamburg feita pela Consumer Reports veja que o MCD ficou na lanterna com a pior nota por parte dos consumidores. Acho que a Marca é um dos fossos competimos mais fortes que existem e quando ela começa a se deteriorar é muito preocupante. Isso foi um dos pontos que me fez sair da posição.

O sistema touch no Mc Donalds

Partindo daí a administração tentou reformular a percepção dos consumidores, tornando a marca mais atraente para os jovens, conforme falei no post de Dividendos de Dezembro do ano passado eles criaram um terminal touch de auto atendimento, esse terminal vinha com a possibilidade do consumidor poder customizar seus lanches.

A ideia era que a camada mais jovem prefere a opção de escolher o que vai comer e não mais pedir um numero já predeterminado, quem já foi numa Subway entende mais ou menos como funciona isso. Eles começaram a instalar esses terminais no Canada e depois foram para a Europa, já instalaram em UK, França e Italia.

Depois dos terminais touch eles sentiram uma melhora no Canada e UK porém Italia e França ficaram relativamente estáveis, na verdade França teve uma leve queda. Não sei se já começaram a colocar por aí no Brasil, ocorre que pra quem não conhece Irlanda é como um braço da UK tipo o Paraguai ai no Brasil. Então tem vários restaurantes aqui em Irlanda que já estavam com esse terminal. Tive a oportunidade de testar um destes, veja aqui o vídeo:

Confesso que fiquei muito frustado ao utilizar o terminal, esperava algo mais variado, simplesmente pegaram o modelo de pedir para o atendente e jogaram pra dentro de uma tela touch, não tem como você customizar o Hamburg, nem criar novos sabores. Enfim fiquei um pouco decepcionado com a minha primeira impressão.

O números

Olhando os números a receita do MCD vem caindo desde 2013 saindo de 28 bilhões para atuais 25 bilhões, perderam-se aí nesse 3 anos praticamente 1 bilhão de receita por ano. Quanto ao lucro esse se manteve em alta, as vezes você vai pensar, então significa que eles ganharam produtividade. Pois infelizmente não, ocorre que começaram a vender as lojas e distribuir esses lucros com dividendos.

Quanto ao endividamento está começando a ascender o sinal amarelo, o ICJ chegou abaixo dos 9 pontos e com um provável aumento de taxa de juros no FED a tendência é que esses juros corroam boa parte dos lucros. Veja aqui como analisar a divida de uma empresa.

Sobre se o crescimento dos dividendos estão ameaçados. Nesse caso acredito que não, pelo menos nesse curto espaço de tempo, o MCD ainda tem muito valor para colocar na rua isso pode ser o suficiente para que ele possa se reestruturar por completo, se ele vai conseguir isso? Acredito que sim, o MCD já está distribuindo dividendos crescentes desde 1980, não é qualquer empresa que consegue manter um retorno dos dividendos crescentes por tanto tempo. Veja outras empresas aqui.

Conclusão

Confesso que errei na compra do MCD. Na época tinha até pesquisado outras alternativas do setor bem mais atraentes, ocorre que o meu gosto acabou falando mais alto. Ainda bem que não estou pagando o preço por isso, graças ao Pokemon Go as ações do MCD deram uma boa valorizada e estou vendendo no lucro, talvez compense a perda de outra venda.

Se deixarei de ser consumidor do McDonalds? Acho que não, apesar de não ser meu melhor fast food tem dia que acordo com aquela vontade de comer um BigMac !

Venda de Outubro de 2016 na bolsa de New York
Empresa Código Qtde
MC Donalds Corp  MCD  10

Já atualizei a minha carteira com essa venda.

Colabore com o blog

Todo o conteúdo do blog é distribuído gratuitamente. Acredito que a informação deve ser democratizada, minha ideia ao criar o blog, foi acima de tudo, ser um instrumento para ajudar o pequeno investidor a conhecer e compartilhar informações sobre a bolsa de valores e o mundo dos negócios. Por isso sempre estou a produzir conteúdos relevantes ao tema, trazendo vídeos e artigos atualizados.

joker

Se você gosta do blog, se você já aprendeu algo por aqui, se você se identifica de alguma forma com o nosso trabalho realizado aqui e quiser demonstrar isso através de uma colaboração, utilize um dos botões na lateral do site para realizar uma doação única. Nós deixaremos nosso muito obrigado a você no nosso Papo de Dividendo.

 

Enquanto isso…

Celebramos o dia das crianças

17 thoughts on “NYSE: Vendas Outubro 2016 – MCD

  • 18 October 2016 at 16:35
    Permalink

    Olá VdD,

    Como disse no meu primeiro comentário, cheguei até aqui através da Bastter e acaba que ele(s) é minha referência. Sendo assim, sei os critérios dele para saída de empresas. O Bastter leva 2 anos. Ele mesmo diz que se você é muito complacente, fica mais tempo em empresas ruins. Por outro lado gira menos patrimônio e paga menos pelo custo do erro (descobrir que a empresa ruim não era ruim e sim uma fase ou uma análise errada sua).

    Sendo assim, que critérios você usa? Vamos usar esse exemplo do Mc…que não aconteceu um evento que o transformou em uma empresa ruim, mas que vem perdendo fundamentos ao longo do tempo (segundo sua visão. Eu não acompanho a empresa).

    Quanto tempo de balanços ruins? Utiliza a diminuição da entrega de dividendos como parâmetro? O que utiliza como critérios de piora.

    Minha pergunta é de aprendizado, pois não tenho critérios meus definidos, então busco opiniões para ver que tendência seguir e acabar vendo algo que se enquadra mais com meu perfil.

    Grande abraço.

    Reply
    • 19 October 2016 at 00:33
      Permalink

      Olá Marcus

      dá uma olhada nesse artigo pode servir de complemento ao que venho dizendo

      é meio complicado te responder num comentário, esse assunto daria um bom post, já me perguntaram disso aqui antes, disse que iria fazer, mas como anda tudo sempre muito corrido por aqui, vai ficando ali na lista de posts futuros, qualquer hora cai no radar.

      bem a minha estrategia é um pouco diferente da do bastter, cada um tem um estilo de investimento diferente, eu sei que ele não vende empresa em hipótese alguma, ele já me disse pessoalmente que fica com as empresas deve inclusive estar entupido de PETR rsrsrs. Enfim é o estilo dele, não estou criticando, se isso funciona pra ele blz no final é isso que importa, até porque já citei exemplo de uma estratégia bem parecida, veja esse post.

      sobre meus criterios, olhando a nível de número em si, quando uma empresa fere algum fundamento que me levou a compra-la isso pra mim é motivo de saída da ação, quais são esses fundamentos? bem falo sobre isso aqui.

      Só há uma coisa que vendo sem olhar muito, que é quando uma empresa corta dividendos, aí geralmente vendo de cara e depois penso no que fiz rsrsrs mas claro isso funciona pra mim porque invisto em empresas de crescimento de dividendos, só olhar o post que fiz de venda da Baxter que vai entender sobre isso

      Fora isso eu geralmente gosto de combinar as perspectivas macro e micro economias e como isso pode afetar a empresa ano longo prazo, você vai ver que algumas vezes vou sair de algumas empresas que não estão em estado tão ruim, como o caso do próprio MCD que vem perdendo alguns pontos mas ainda não chegou a ser uma empresa ruim. Essa é a melhor estratégia ? acredito que talvez não seja a ideal, mas de certa forma me sinto confortável trabalhando desta forma, isso porque tento manter na minha carteira apenas empresas que considero com excelentes cases e retornos.

      Geralmente costumo avaliar isso uma vez no ano, pego e dou uma olhada em como anda o case de negocio de algumas empresa que coloquei sob observação se estiver mostrando sinais de melhores, ou talvez veja alguma perspectiva boa no futuro eu até mantenho, quer um exemplo EMR. Não está apresentando bons resultados, mas se acompanhar o Papo de Dividendos passados vai entender porque mantive na carteira e não a vendi junto com MCD. Então não é regra toda empresa em observação ser limada da carteira.

      Acho que tentei responder, qualquer coisa se ficou em duvida em algum ponto posta aqui!

      Reply
  • 16 October 2016 at 08:26
    Permalink

    Olá, Viver de Dividendos. Desculpe-me estar postando esta mensagem como comentário. Gostaria de entrar em contato para enviá-lo uma cortesia do meu livro “Os mitos do dinheiro”. Se puder entrar em contato comigo agradeço

    Reply
    • 16 October 2016 at 16:52
      Permalink

      Olá Gabriel

      Poxa me sinto honrado, e gostaria muito de poder receber, mas por questões de privacidade não posso fornecer meu endereço. Se for online tipo um ebook Blz rsrsrs

      Reply
      • 16 October 2016 at 20:54
        Permalink

        Sim, eu tenho como te fornecer o ebook se preferir. Por favor, entre em contato comigo pelo link informado acima caso tenha interesse.

        Reply
  • 11 October 2016 at 10:07
    Permalink

    VD,

    Você saindo do MC e eu querendo entrar, rsrs…

    Brincadeiras à parte, e analisando apenas o lanche, sou muito mais o Burguer King. Porém, como uma empresa não é apenas isso, mas principalmente a sua MARCA, o tradicional M amarelo, juntamente com a Coca-Cola, são imbatíveis.

    Abraços!

    Reply
    • 11 October 2016 at 23:56
      Permalink

      Aquela hora que seu dedo coça pra não vender. As ko vao continuar mas a MCD realmente está difícil. Ainda sim acho que ela vai continuar dando bons dividendos mas com baixos crescimento isso não vai durar pra sempre.

      Esse dia foi louco pq vende ela é mais 2 na carteira que já vinham me incomodando.

      Vou dar uma geral na carteira de ações e já estou em busca de novas substitutas

      Reply
  • 10 October 2016 at 11:28
    Permalink

    Eh meu amigo, antes tarde do que mais tarde!
    Vc chegou a analisar a empresa YUM! ?
    Eu lembro que tinha gostado dela.
    Uma que eu comia muito lá e sempre tava lotada era o Chipotle.
    Comida muito boa, barata e nutritiva. Excelente custo benefício.
    Eu acho que os anos de ouro do Maclixo já passaram.

    Abraço

    Reply
    • 10 October 2016 at 21:33
      Permalink

      dá uma olhada nesse artigo que tem um comparativos entre todas

      rapaz eu acho o subway que o pessoal fala como se fosse uma alternativa mais saudável muito mais corrosivo que o mcd

      mas enfim talvez seja uma opinião tendenciosa

      Reply
      • 11 October 2016 at 09:53
        Permalink

        Subway eh fake health. Eu nao gosto. Acho que vc fez bem em se livrar do mclixo. kkkkkk Uma ação que gosto muito é a do CVS.

        Reply
          • 12 October 2016 at 00:42
            Permalink

            eu tinha visto esse seu vídeo VD. Depois dele fui estudar melhor a empresa e a achei fantástica. Ela tb atua como clinica, aplica vacina, tem consulta em algumas unidades, eh bem legal.

  • 10 October 2016 at 10:01
    Permalink

    Eu acredito que os resultados do MCD vão demorar a aparecer, porque o plano de restruturação ainda está em andamento.

    Sobre o sistema, a opção que selecionou não faz parte da linha customizavel. Infelizmente a UI não é intuitiva e várias ótimas funcionalidades passam despercebidas.

    Reply
    • 10 October 2016 at 13:12
      Permalink

      Fui em todas as opções do Display procurando pela customização. Será que passei desapercebido ou aqui está com outra versão ?

      Sobre a restruturação acho que vai rolar mas vai demorar como vc disse, enquanto eles levam aí alguns anos pra rearrumar a casa eu coloco minha grana em outra empresa e se depois achar que ficou legal, volto de boa

      Reply
  • 10 October 2016 at 08:03
    Permalink

    haha, agora entendi pq vc estava fazendo merchan do mc donalds dias atrás, rs. mas não deu certo, rs. brincadeira.
    sabia que o principal negócio do mc é imobiliário e não venda de sanduíches?
    abraço!

    Reply
    • 10 October 2016 at 13:09
      Permalink

      Vc me pegou kkkk

      Aproveitei lá pra fazer o vídeo sobre o autoatendimento, mas no vídeo fui sincero e falei que estava pra vender.

      Eu sou fã do MCD já comi umas 3x só mês passado lá, mas infelizmente as tendências de consumo não estão muito em linha com a minha

      Sim eu sei que eles possuem muitos imóveis. Até tinha falado que tinha muita coisa ainda pra ele desbloquear de Valor. Além de vender as franquias ainda podia abrir um REIT e arrecadar aí uma baita grana no mercado, coisa que vai ocorrer se ele continuar nesse ritmo de resultados

      Reply
    • 11 October 2016 at 04:20
      Permalink

      O fundador do macdonalds Ray Croc sempre disse que o negócio do macdonalds eram os imoveis e nao o sanduiche

      Reply

Deixe o seu comentário: