Rumo a independência financeira com empresas de crescimento de dividendos

21
1449

Meu plano de independência financeira será alcançado quando os dividendos conseguirem cobrir minhas despesas mensais. Chegar nesse momento é importante, mas manter uma taxa de crescimento dos seus dividendos por várias décadas depois disso, é ainda mais importante.

Eu travei alguns pontos importantes na minha estratégia de independência financeira, gostaria de compartilha-los com vocês:

  1. Eu compro ações de empresas de crescimento de dividendos que tenham distribuições de dividendos sustentáveis.
  2. Tento comprar empresas de qualidade que irão crescer seus lucros e receitas por um longo período de tempo.
  3. Diversificar meu portfólio com pelo menos 30 ou mais ativos de industrias e setores distintos.
  4. Sempre ter um plano de saída para cada empresa/fundo adicionado na carteira. (outro momento podemos conversar sobre como montar esse plano de saída)
  5. Olhar constantemente a lista de empresas de crescimento de dividendos para analisar possíveis adições ao portfólio.
  6. Analisar pelo menos uma vez por ano as empresas que possuo.

Você deve sempre me escutar a falar de empresas de qualidade, pra mim são aquelas empresas que possuem vantagens competitivas e grandes fossos que lhe ofereçam forte poder de precificação dos seus produtos. Essas empresas geralmente tem marcas forte e são lideres em seus setores, ou possuem algum monopólio em determinada área, ou fornecem produtos/serviços a um baixo custo. Outra característica de empresas de qualidade é elevada barreira a entrada de novos concorrentes, alguns setores por natureza já nos proporcionam isso.

Geralmente opto por escolher empresas que oferecem um crescimento de dividendos pelo menos uma década. E que tenham um crescimento nos dividendos de pelo menos 4% e que esses dividendos estejam seguros por um payout razoável. A partir daí começo a olhar a empresa com mais detalhes e vejo como ela tem alcançado esse crescimento, se é através de aquisições ou organicamente. Depois de estudar o máximo possível da empresa e se determinar que ela é de qualidade e que tem grandes chances de seus dividendos continuarem a crescer, eu entro na minha conta da corretora e disparo uma ordem de compra.

Por outro lado se o balanço da empresa apresenta fraqueza após adiciona-la na carteira e meu plano de saída por algum motivo é disparado. Vendo a participação dela e reinvisto o dinheiro em outra empresa.

Tento manter o meu portfólio total em pelo menos 30 posições diferentes, e espalhando-os por diversos setores e subsetores. Claro que aqui existe bom senso, eu não entro em setores complicados como os de commodities, aviação, automóveis apenas por causa da diversificação.

Na hora de aportar recorrentemente, opto sempre por comprar aquelas empresas que estejam mais desvalorizadas comparando a sua geração de caixa, não gosto muito de comprar o ativo que esteja mais abaixo, acredito que o importante é fazer uma analise do DCF e depois optar onde vai aportar, assim você beneficia as empresas que estejam realmente baratas e não aquelas que estejam com problemas e o mercado está precipitando pra baixo.

Diversificação na sua independência financeira

É importante para a sua independência financeira manter desde cedo uma boa diversificação pois é certo que todos vão tropeçar no meio do caminho. Vão acabar escolhendo algumas empresas, que vão fazer feio. Basta olhar o menu de vendas aqui do blog. Um portfólio concentrado em 10 empresas apenas, digamos que 1 dessas empresas se saia muito mau, levará a uma perda de 10% da renda total de dividendos.

Em uma carteira com 40 ações, resultaria numa queda de 2,5% nos dividendos. No final se considerarmos todos os crescimento de dividendos das outras 39 empresas minha renda de dividendos praticamente ficará inalterada. Para os investidores que tiveram 10 ações na carteira as outras 9 empresas teriam que crescer os dividendos em 11%, algo bem difícil. Pense um pouco a respeito disso…

Ex-Dividend Plus

Quer investir na bolsa americana e não sabe como identificar empresas fantásticas para colocar na sua carteira? O Ex-Dividend Plus é feito para lhe ajudar nos estudos de empresas na bolsa americana. Temos diversas carteiras já montadas de empresas pré-selecionadas, são empresas fantásticas para compôr o seu Dream Team de Stock e REIT.

Além das carteiras, trazemos o case de negócio de cada um dos ativos e mostrarmos a você na prática o que deve olhar e como procurar informações importante sobre as ações e REITs.

Assine agora mesmo o XD+

Assine agora o XD+

Previous articleMeu negócio #10 – Contratamos um funcionário novo sem precisar de pagar
Next articleMelhor aplicativo de finanças pessoais #1

21 COMMENTS

  1. gostaria se vale apena investir na ação VICI Properties Inc (VICI) no logo prazo… agradeço desde já gostei muito do seu material excelente trabalho tá de parabéns.

  2. Vdv vc acha possível investir em empresas nos EUA com aportes pequenos? Digo começar, algo em torno de 6k por ano… em aportes de 1k a cada 2 meses?

    • ola Bruno

      acho que o custo de investir lá é mais baixo que aqui, o problema é a remessa do dinheiro isso sim pode passar um pouco dependendo do valor, nos primeiros aportes eu juntei uns meses pra poder fazer uma wire, ai fazia 3 ou mais aportes lá por ano.

      acho que no cenário atual, começaria a ficar interessante o envio com valores acima de 2,5k de reais abaixo disso acho que as taxas de conversar começam a pesar um pouco.

      ai vc pode juntar uns 2,5 e mandar, talvez junta ai nuns 2 ou mais meses e depois faz o aporte

  3. Dos pontos de sua estratégia, acho que o mais difícil de executar é o quarto. Vender com prejuízo nunca é fácil.
    Talvez com uma carteira mais diversificada seja mais tranquilo vender o ativo com piores perspectivas.
    Essa empresas de qualidade que você cita se encaixam bastante na definição do Philip Fisher no livro Common Stocks, Uncommon Profits. Procede?

    Abs,

  4. Fala VDD, blz?

    Você não acha que diversificando demais acaba perdendo para a renda fixa? Acho que depende do valor investido para valer a pena comprar mais do que 10 empresas, para um patrimônio de 100.000,00 das empresas esta bom, para um patrimônio de 1.000.000,00 é pouco. Você não acha que depende do valor?

    • Para de se iludir com essa historia da rentabilidade da Renda Fixa, ela não dá isso tudo que vc imagina, qualquer hora faço um artigo sobre isso só pra criar treta aki kkkkk

      bom quanto a diversificação se vc não diversifica com 5k não vai fazer com 100k então não tem essa de valor, o importante é vc manter a diversificação desde cedo, porque pode ter certeza se vc não diversificar nunca vai chegar no 1kk q vc acha ideal pra diversificar

      ou vc acha que vai sair do zero até 1kk sem cometer nenhum erro pelo caminho, temos aqui um novo Buffett ? creio que não rsrsrs tem que diversificar, dorme falando essa palavra porque no final só isso vai te salvar na hora da bomba explodir

    • olá II

      falando de dois cenários um do nível brasil onde não dá pra tu colocar mais do que 10 empresas sem perder qualidade, o pessoal confunde diversificação com perca de qualidade, no brasil realmente é difícil ter os dois em lados opostos

      já no cenário americano vc encontra aí fácil umas 60 ou mais empresas top de linha, de alto rendimento e segurança, se tem tantas opções assim lá porque não diversificar

      além do mais é possível combinar ações, FII e REITs pra assim poder diversificar mais, veja que separado na minha carteira cada ativo fica com um percentual bem pequeno.

    • Olá AA

      Sim, de fato ai no Br não da pra ter a mesma exigência das empresas americanas, a economia brasileira e a política não ajudam muito a vida dos empresários.
      Já tive a minha carteira de empresas brasileiras e muitas vezes tinha que fazer vista grossa pra alguns resultados bem ruins porque vc acaba ficando com pouca escolha pra achar um substituto

      mas ai no brasil não existe empresas de crescimento de dividendos

  5. Ola Viver,

    Concordo e uso seu mesmo conceito de diversificacao, tendo 28 FIIs atualmente.

    Os baques de algum ou outro sao sempre pequenos devido a diversificacao com mais ativos, acho que facilita muito.

    Excelente explicacao, abraço

    Viverdeconstrucao

    • grande VdC

      dessa vez comentou na correria nem colocou link do site nem nome direito kkkkk

      quando a bomba explode vc vê que só a diversificação salva

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here