Tudo sobre Trade de Valor

Nesse vídeo explico:

  • O que é Trade de Valor, sua diferenças para o Trade Tradicional e para o Buy & Hold
  • Apresento os tipos de empresas ideais para o investidor fazer Trade de Valor
  • Mostro como selecionar uma empresa para se investir em Trade de Valor
  • Falo sobre definir um ponto de entrada e saída na empresa
  • Mostro como calcular se a empresa está abaixo ou acima do valor justo

VEJA NO VÍDEO ABAIXO TUDO O QUE VOCÊ PRECISA APRENDER PARA FAZER UM TRADE DE VALOR

 

Receber novidades por e-mail

Gostou do blog? Então se inscreva no campo abaixo para receber as atualizações via e-mail e curta nossa pagina no Facebook.

20 thoughts on “Tudo sobre Trade de Valor

  • 15 February 2016 at 23:29
    Permalink

    VdD
    Essa sua tabela é ótima, ela está no blog para download?
    Eu sou um completo idiota pra mexer no excel.
    Obrigado

    Reply
    • 16 February 2016 at 01:42
      Permalink

      Olá Renato

      posso até enviar mas não tem nada de mais na folha além de que eu uso o numbers http://www.apple.com/br/mac/numbers/ não o excel então se não tiver o numbers instalado vc não vai conseguir abrir!

      Reply
  • 3 January 2016 at 22:27
    Permalink

    Viver poderia fazer um texto sobre o video, principal critérios por exemplo.
    Abçs

    Reply
    • 4 January 2016 at 01:38
      Permalink

      olá DY

      serie ideal fazer em texto e em vídeo, o problema é que pra produzir um texto gasta-se muito mais tempo que o vídeo, o vídeo é só ligar a câmera e sair falando, mas depois que lançar alguns artigos aqui que estão no meu cronograma, agente agenda pra documentar esses pontos em forma de texto de uma forma melhor.

      Reply
  • 16 September 2015 at 06:50
    Permalink

    Boa noite Viver de Dividendos!

    Como não achei um e-mail para contato, resolvi enviar por aqui mesmo.
    Qual sua opinião sobre Renda Fixa?
    Parabéns pelo site. Muito bem montado e de ótimas informações.

    Valeu!

    Marco

    Reply
    • 16 September 2015 at 08:04
      Permalink

      Olá Marco

      Bem vindo ao blog, a RF é ótima para quem quer remuneração no curto prazo mas particularmente não gosto de RF para Longo prazo.

      Vc realmente acredita que a inflação real é a mesma divulgada por esse índices? Se vc tem duvida vai no supermercado ou abastece o carro por alguns meses q vai perceber os produtos subindo bem acima desse indicador, pega sua conta de luz nos últimos meses e senta pra vc não cair no chão duro, vc acredita q um investimento indexado nessa taxa vai te protejer da inflação real… eu adoro ações porque elas te protegem da inflação real se você chegar no walmart pra comprar sabonete esse mês e no mês seguinte ele subir 20% vc com ações da JNJ e do WMT na carteira vai estar recebendo esse aumento na outra ponta, ou seja seus retorno serão indexados a inflação real, vc vai no posto ipiranga e paga a mais pela gasolina naturalmente vai receber mais na outra ponto com uma receita maior na Ultrapar, enfim foram exemplos simples mas pra vc entender o poder de se investir em ações.

      Agora exige estudo e dedicação pra estudar o mercado e as empresas se o cara não tiver isso melhor colocar na RF e esquecer porque ele certamente vai ganhar mais do que na bolsa. Se quiser recomendo a leitura do livro de Jeremy Siegel ele explica muito bem esse mito de RF para retornos longos, da uma olha no google sobre ele e compra o livro que vale a pena.

      Sobre o email ao lado na coluna de menu tem um item pra vc inscrever seu e-mail para receber atualizações, nesse campo tem meu e-mail lá, só copiar e enviar, mas estamos também em todas as redes sociais, como twitter facebook e plus, enfim qualquer canal vc me encontra rsrsrs

      Reply
      • 16 September 2015 at 16:09
        Permalink

        Bom dia Viver de Dividendos,

        Obrigado pela resposta e pelo compartilhamento dessa visão. Eu ainda não tinha imaginado algo partindo desse ponto de vista sobre RF, apesar de já ser entusiasta de bolsa de valores e buscar sempre bons motivos para incentivar alguns amigos a investir em RV. Muito bacana!
        O livro já tentei comprar há alguns anos atrás, mas a edição traduzida pelo Bastter já estava esgotada. Agora por esses dias verifiquei que foi editado novamente e comprei pela Amazon, que estava com um ótimo preço. Deve chegar amanhã.

        Valeu

        Marco

        Reply
  • 14 September 2015 at 17:40
    Permalink

    Viver,

    Mais uma vez parabéns!
    Por enquanto vou ficar só no B&H msm, mas contemplo fazer trade de valor mais pra frente.

    De qq modo, começam a pipocar aqui e ali algumas notícias sobre uma possível bolha de ações nos EUA.

    Tu tem ouvido algo mais concreto? Tu tem uma opinião formada sobre o assunto?

    Valeu

    Reply
    • 14 September 2015 at 19:51
      Permalink

      Olá Daniel,

      Valeu pela força.

      Sobre essa questão de bolha eu tenho uma visão um pouco mais de longo prazo, então não tem porque me preocupar, quando se investe em ações com aportes mensais isso não faz muita diferença, veja aqui. Além do mais não consigo entender porque tanta gente tem preocupação com bolha, para o investidor de longo prazo quando chegar na bolha ele vai fazer o q, vai vender as ações porque está na bolha, aí não é b&h é trade de valor, veja isso no vídeo acima. Pra quem é sócio de LP não importa se tem bolha ou recessão ele vai continuar comprando pois é isso que vai fazer ele ter ganho no futuro.

      Algumas outras vezes vejo essas noticias de bolhas como desculpa que os jornalistas inventam pro pessoal não entrar no mercado de ações, veja aqui no brasil que tem noticias a rodo dos jornalistas falando pra investir em RF pq a bolsa está derretendo, bem se quando está subindo é bolha vc não deve entrar e quando está derrentendo é pra ir pra RF porque está caindo tudo, olhando assim parece até conversa de maluco kkkk ou eles querem te aterrorizar pra vc não entrar na RV

      Enfim se tem o objetivo de investir no LP esquece esses bullshits de bolha, recessão e todas essas coisas que só servem pra tirar o investidor do mercado.

      Reply
  • 13 September 2015 at 03:58
    Permalink

    Excelente vídeo!! Conteúdo muito bom como seu habitual…

    gostei da máscara!

    Reply
    • 13 September 2015 at 07:52
      Permalink

      Olá Erick Monte

      valeu pela força e

      “Olá Erick, eu quero jogar um jogo.“ kkkk

      Reply
  • 13 September 2015 at 00:31
    Permalink

    Parabens Viver de Dividendos pelo ótimo vídeo.
    Vai de encontro com toda literatura sobre o assunto a que tive acesso.
    A grande questão sempre foi que boa parte da literatura sobre o assunto tem como escopo estudo baseados no mercado acionario americano.
    Não me arriscaria a fazer trade de valor no mercado brasileiro por inumeros motivos.
    Primeiro: Interveção macroeconomicas em diversos setores.
    Segundo Fator: Daria para se contar nos dedos todas empresas passiveis para se operar neste modelo.
    Terceiro Fator: Governaça comporativa nebulosa.
    No brasil ainda acredito que o modelo base em analise técnica sejá o mais adequado para se operar.
    Embora ainda se tenha casos pontuais de trade valor.
    Usando seus filtros e gatilhos para o trade valor, baseado nos balanços que tenho acesso na bolsa de valores brasileira com certeza não me arriscaria neste modelo.
    Atualmente minha carteira é baseada em buy & holder classico com foco nos dividendos, possuindo um hedge básico em renda fixa.

    Reply
    • 13 September 2015 at 07:47
      Permalink

      Olá Mestre

      De fato vc levantou bons pontos que inclusive acabou passando batido no vídeo, mas com essa nossa política econômica dos últimos anos fica meio difícil fazer qualquer coisa rsrsrs… além do fato que a bolsa brasileira sempre foi conhecida tanto aqui quanto lá fora como uma bolsa muito especulativa, nesses cenários melhor mesmo é partir para o BH passivo e aqueles que gostam de um pouco de emoção uma trade tradicional de analise técnica.

      Reply
  • 12 September 2015 at 20:21
    Permalink

    Boa! Gostei muito da sua explicação, parabéns!

    Mas fiquei com duas dúvidas:
    1. com base em quais fatores ou dados você determina o crescimento futuro dos lucros da empresa?
    2. Em que situação você venderia a empresa antes de chegar no seu valor justo? Como você faria pra identificar que talvez ela não chegue no preço justo?

    Abraços
    -Bruno Kataoka

    Reply
    • 13 September 2015 at 07:42
      Permalink

      Olá Bruno

      Valeu pelo apoio e te adicionei ali ao lado na lista de blogs sobre finanças.

      1 – Determinar os lucros futuros da empresa é o grande problema de qualquer método de valuation q vc utilize para precificar as ações. O que faço é determinar uma margem futura baseado nos desempenhos passados de crescimento do LPA da empresa, olho sempre, os últimos anos, o cenário de 3 anos e depois 5 anos. Sim eu sei, olhar o crescimento passado não garante nada no futuro, mas na deficiência de outra métrica o que todos os investidores utilizam, por isso é importante ser o máximo pessimista nessas analises.

      Achar as taxas certas de crescimento é algo que o investidor vai aprendendo com o tempo, vai muito de feeling, entender as conjunturas micro e macro econômicas, entender o case de negócio da empresa, enfim vc combina isso tudo com uma boa dose de expertise e talvez consiga chegar próximo. Agora existem exercícios que podemos fazer que vão apurando essas técnicas, esse é um post que estou devendo já há um bom tempo, mas qualquer hora acordo com disposição e resolvo fazer, foi assim com esse do trade de valor rsrsrs.

      2 – Acho que talvez tenha me expressado mau no vídeo, mas eu não quis dizer que só vendo quando chegar no valor justo, falei tanta coisa lá que nem me lembro se falei dessa forma. Mas o fato é que cada investidor define suas métricas para saída, isso é meio que pessoal, mas eu geralmente decido por sair diante de alguns fatores, como:

      – quando sentir que a empresa não vai crescer mais como tem crescido, aqui entram vários motivos que possam fazer a empresa não crescer a níveis satisfatórios pra mim, até que ocorra alguma coisa e eu não tenho nenhum objetivo diferente para o dinheiro vou deixando ele lá surfando
      – uma possível deterioração do cenário econômico onde a empresa atua diretamente
      – as vezes posso realizar lucros parciais para comprar alguma coisa que queira. Por exemplo, vai que o investidor resolve trocar de carro, ou fazer uma viagem ao redor do mundo, ele montar o trade de valor quando chegar no montante desejado fecha a operação e realiza o objetivo dele, enfim pode surgir alguma oportunidade de investimento em algum outro negócio, etc… há aqui uma infinidade de motivos

      De modo geral enquanto entender que as coisas estão indo bem vou deixando o trade de valor correr

      Reply
      • 13 September 2015 at 22:32
        Permalink

        Opa, valeu pela resposta @VDividendos, me ajudou bastante!

        Valeu por me colocar na sua lista de blogs, pra mim é uma honra.

        Eu não conhecia esse conceito de Trade de Valor e achei bem interessante!

        Novamente, parabéns pela disposição e pelos resultados!

        Torcendo pelo dia em que você vai acordar com disposição para falar sobre exercícios de como determinar taxas de crescimento … rs. Mas sem pressão, sei como é difícil de manter a qualidade do seu blo!

        Abraços!
        – Bruno Kataoka

        Reply
  • 12 September 2015 at 16:40
    Permalink

    Fantástico.
    Parabéns pelo vídeo.

    Reply
    • 12 September 2015 at 20:16
      Permalink

      Olá Jalim

      Valeu pelo apoio

      Reply
  • 12 September 2015 at 14:21
    Permalink

    Bom que vc ganhou na cotação e na variação cambial.
    Fantasia assustadora em Viver?! rs
    Parabéns pelo trabalho.

    Reply
    • 12 September 2015 at 20:16
      Permalink

      Grande Uó

      Por enquanto as cartas estão a favor, esperemos que continue kkkk

      Valeu pela força

      Reply

Deixe o seu comentário: