Compras Fevereiro 2017 – STAG – CB – EDGA11B

 

edga11bEsse mês foi bem diversificado, fiz compra de REIT, FII e ação. Minha compra na bolsa americana foi na Chubb Corp, uma seguradora suíça que foi adquirida ano passado pela ICE. A Chubb é a empresa que mais ganhei dinheiro, até final do ano tinha sido +104% só de retorno no valor da ação, sem contar os dividendos crescentes que recebi nesse período.

Chubb

Chubb foi a primeira empresa que me retornou mais de 100% e isso tem pouco mais de 2 anos que comprei a empresa, enquanto isso tem gente que acha que TD dá mais retorno. No começo do mês fiz um vídeo sobre meu método de aporte, veja aqui.

Fiquei surpreso ao calcular o valor das ações pelo DCF e ver que a CB ainda estava bem abaixo do seu valor justo, a Chubb tem uma margem de 15% abaixo do que deveria estar valendo. No principio nem estava pensando em aportar nela, mas depois acabei decidindo, a ideia foi reforçar um pouco mais as empresas europeias na minha carteira. Já falei sobre a Chubb aqui no blog, você pode conferir os artigos dela aqui.

Stag Industrial

O REIT que comprei foi o industrial STAG que nesse último ano o REIT apresentou um FFO de $1,58 por ação contra $1,49 do ano passado e adquiriu 24 edifícios novos nesse último 4T16.

A sustentabilidade desse seu crescimento tem sido colocada em cheque pelo mercado, particularmente o STAG é bem diferente dos outros REIT industriais e possui um bom portfólio de ativos o que lhe diferencia dos demais REITs. Veja mais sobre ele aqui.

 Edificio Galeria

A compra de FII foi mais um aporte no EDGA11B um fundo que vem sofrendo com a vacância, isso fez com que seus dividendos fossem cortados, normal para um FII brasileiro :) se fosse num REIT americano provavelmente ele iria ser reavaliado.

Fato é que o mercado vem martelando nele a uns meses já, quem conhece o EDGA sabe que seu edifício é bem acabado e numa boa localização no centro do Rio. Já enfrentei vacâncias muito piores no EUROPAR e nem por isso o vendi e hoje está me dando bons retornos totais.

Se quiser saber mais sobre o Edifico Galeria consulte aqui.

Ainda tive uma subscrição nas cotas do Europar, não declarado aqui porque acho que o debito só vai rolar em março.

Compras fevereiro de 2017
Empresa Código Qtde
Stag Industrial Inc STAG  60
Chubb Corp CB 11
Edifício Galeria EDGA11B 27

Já atualizei a minha carteira com essa nova aquisição.

 

33 thoughts on “Compras Fevereiro 2017 – STAG – CB – EDGA11B

  • 9 June 2017 at 15:16
    Permalink

    Olá

    A Chubb é uma seguradora genuinamente americana e não Suiça. Foi comprada pela ACE que também é americana

    No mais, grande negócio. A Chubb sempre foi vista como a Tiffanys do mercado segurador

    Reply
    • 9 June 2017 at 15:43
      Permalink

      Boa tem uma errata aí mesmo. Não sei de onde tirei que era suíça.

      Reply
    • 13 June 2017 at 00:12
      Permalink

      Quando vc comentou eu estava no celular então não deu pra achar a referencia de onde havia tirado que ela era Suiça, fiquei com aquilo depois na cabeça porque naquela hora pesquisei rápido e realmente o q encontra num primeiro momento é falando que são uma empresa americana

      Ocorre que o código listado na bolsa CB é da ACE Limited que possui o quartel general na Suiça, por isso falei que eles eram Suíços o fato é que por estarem listados na prioritariamente na bolsa londrina acabo considerando-os como empresa Europeia, tanto é que na hora que me pagam dividendos nem descontam os 30% de imposto pois o quartel general está na Suiça, confira print abaixo comprovando

      Reply
  • 29 May 2017 at 18:30
    Permalink

    Ola VD uma duvida, moro em Dublin,li sobre a declaracao de saida definitiva do Brasil, com isso me isentaria de declarar imposto de renda, voce sabe algo sobre isso?
    Outra questao qual a corretora que voce opera no Brasil para FIIs? Otimo blog vou comecar meus investimentos e tenho seu blog como norte.

    Reply
    • 30 May 2017 at 04:54
      Permalink

      olá Lúcio

      não fiz declaração de saída do país só pra deixar claro novamente.

      se vc fizer a saída não deve declarar IR aqui, mas lembre-se que deverá declarar no exterior, geralmente em muitos países da UE o IR é maior que no Brasil, então não sei se seria uma estratégia muito interessante solicitar essa saída.

      sobre a corretora ainda estou a decidir, vou fazer um post pro pessoal.

      Reply
      • 30 May 2017 at 08:13
        Permalink

        Penso que como ja trabalho aqui e ja tenho que declarar de qualquer maneira, seria interessante, so fico pensando como declarar isso duas vezes, uma vez que terei de explicar para o Brasil como consegui esse dinheiro da noite para o dia.

        Mas voce esta correto, aqui pelo menos os impostos sao um pouco mais caros que no Brasil, vou procurar estudar melhor sobre isso e ver qual caminho vou tomar. Valeu.

        Reply
        • 30 May 2017 at 08:36
          Permalink

          O problema que os contadora do Brasil não entendem nada de Portugal e os portugueses não entendem nada do Brasil aí ficamos como um pato manco

          Reply
  • 1 March 2017 at 20:35
    Permalink

    Só sei que este mês também fui de EDGA :)

    VDD, em relação aos exterior, o que me diz dessa alta nas ações que não param? Acha que vem a realização que comentam por aí?

    Reply
    • 1 March 2017 at 21:38
      Permalink

      Ola BPM

      Eu nao ligo muito pra esse lance de momento do mercado, sou um investidor de tempo de mercado e não de timing de mercado, tem um artigo só sobre isso desmistificando essa bobeira que o pessoal prega de que o mercado ta caro depois o mercado ta barato

      recomendo muito ler esse artigo é muito bom http://viverdedividendos.org/tempo-de-mercado-e-mais-importante-que-o-timing-de-mercado/

      só pra complementar vc sabe o quanto tempo durou os mercados bear e bull ? quando tu descobrir isso vai esquecer essas comparações de vez.

      Reply
  • 1 March 2017 at 20:12
    Permalink

    EDGA caso realmente ocorra a saida da Sec de Cultura, a vacancia do prédio iria para 49% o que jogaria a renda para R$0,20/cota. Maioria dos contratos vencendo em meados de 2017…

    O RJ está afundado e sem perspectivas de melhora…

    Aguardando as cenas dos próximos capítulos.

    Reply
    • 1 March 2017 at 21:35
      Permalink

      O setor publico no RJ sim está um fiasco, mas o estado ainda é uma das principais economias do país, basta a galera colocar o negocio nos trilho novamente, claro que não vai ser fácil, parte disso está sendo feito e até talvez por isso que a sec vai vazar

      sim o risco da vacância é alta, mas existe uma boa possibilidade de reocupar, claro que não vai ser de um mês para o outro, pode ter certeza que vou fazer mais algumas comprinhas nele mais pra frente.

      Reply
  • 1 March 2017 at 15:26
    Permalink

    Parabéns pelo blog, estou conhecendo ele hoje. Fui procurar sobre dividendos das DRN, você sabe algo sobre? Por exemplo, se comprar GOGL34, quando tiver pagamento de dividendos nos EUA eu recebo aqui pela minha DRN?

    Reply
    • 1 March 2017 at 21:30
      Permalink

      acho que vc quiz dizer ADR ?!!?!?

      se for isso sim vc recebe aqui, mas é em real

      Reply
    • 1 March 2017 at 21:22
      Permalink

      Ola RO

      seguradora geralmente tendem a ser bem redondas nos resultados

      Reply
  • 1 March 2017 at 13:48
    Permalink

    Gostaria de sua ajuda, desculpe ser um pouco fora do tópico. Estou fazendo minha declaração anual do Imposto de Renda e me bateu uma dúvida. Tenho conta numa corretora norte-americana e durante o ano de 2016 realizei diversas operações de compra e venda de ações. Como devo declarar as operações (já encerradas), considerando que todas elas tiveram saldo acumulado inferior a R$ 35.000 por mês (são isentos). Se puder me esclarecer lhe agradeceria muito.

    Reply
  • 1 March 2017 at 11:24
    Permalink

    Grande VD! Tambem gosto e estou apostando no EDGA. Conheço a área e acredito que com a retomada do crescimento ele nos dará muitas alegrias. Parabéns pelo excelente trabalho que faz por aqui e para nós da blogosfera.

    BZ

    Forte abraço

    Reply
    • 1 March 2017 at 13:44
      Permalink

      Valeu MI

      É difícil captar esse lance do ponto, mais difícil ainda é quando não estamos perto do local, mas quem já passou no edga sabe que lá é um bom prédio

      Reply
    • 1 March 2017 at 02:22
      Permalink

      Faço ideia, tem um cliente meu lojista que tá entupido de XTED, olha que na época avisei ele dos riscos, esses dias me procurou perguntando se ele deve continuar ou pular fora. Eu disse a ele que se fosse eu não tinha nem entrado kkk o problema do XTED é o ponto, vc pega um EDGA apesar da vacância está no coração do RIO o XTED está numa cidade que não é nenhum centro urbano, o prédio é até bom mas o ponto (a cidade) não vai atrair tantos inquilinos do porte dele, moral da história, vai ter que baixar bastante o aluguel pra poder desovar a vacância

      Reply
      • 1 March 2017 at 12:24
        Permalink

        É uma compra de vacância, de altíssimo risco. Se conseguirem alugar a cota vai disparar, mas se não conseguirem terão que liquidar o imóvel, aí vai saber quando irão amortizar. Estou pagando 19,90. Acima de 20 não pago. Bom seria cair lá pelos 15, estou com umas OCs já lançadas.

        Abraço!

        Reply
  • 28 February 2017 at 23:18
    Permalink

    VD,

    Tava aqui estudando sobre a Emerson Electric Co e vi que você tem ela na carteira.

    O que me deixou intrigado é que a cotação da ação praticamente não saiu do lugar nos últimos 10 anos (a empresa só está andando de lado). Eu uso critérios de análise fundamentalista nos meus estudos, mas esse gráfico de longo prazo com a ação na horizontal me deixou com a pulga atrás da orelha.

    Observei também que o lucro dela vem caindo nos últimos tempos.

    Pra vc ter uma ideia, o lucro que a empresa tem hoje é o mesmo de quando ela tinha em 2005 !!!

    Porém, os dividendos dela foram sempre aumentando e isso foi feito de forma artificial (tendo em vista que o lucro está caindo) às custas de aumentos no payout.

    Pra mim essa conta não vai acabar bem.

    Pois ao aumentar consideravelmente o payout a empresa reduz a sua capacidade de investimentos que é justamente o que ela precisaria fazer para dar uma guinada nesse lucro que vem caindo além de também verificar qualquer erro de administração que possa estar ocorrendo.

    Você já tinha percebido isso sobre a Emerson? O que acha de todas essas coisas?

    abs

    William

    Reply
    • 1 March 2017 at 02:18
      Permalink

      Olá William

      Você está fazendo uma avaliação do case de negócio da empresa, basilar seu investimento no gráfico da ação olhando pra ver se saiu do lugar ou não é muito errado, mas não é pouco, mas muito errado.

      Falei sobre isso na edição #2 da revista, vai ao ar essa semana, mas lá mostro uma empresa que se vc olhar parece que não tem retorno legal, mas quando avalia os indicadores vc vê que ela retornou bastante para os acionistas com recompras, não quer dizer que a EMR tem algum valor “escondido” esse não é o caso dela, mas sim da empresa da segunda edição da revista.

      Falando sobre a EMR eu já tinha percebido isso tudo que você falou em meado de 2016, só ler aqui. Sim vc observou certo a EMR não está crescendo a receita, não está crescendo os lucros, no meio do ano passado resolvi aumentar posição na empresa, porque ? Leia o artigo que linkei que vai entender.

      To monitorando ela de perto, vamos ver no que vai dá essa história, se a administração fizer tudo certinho como estava planejado a reestruturação der certo, ela ainda vai fazer algumas aquisições no mercado, vai mudar o foco dos produtos completamente, mas isso não dá retorno em 1 trimestre, tem que esperar um tempo mais pra ver os resultados. Mas sim, é bastante arriscado hoje entrar numa EMR, recomendo ler os balanços de meados de 2015 até meados de 2016, leia todos os trimestres que vc vai entender o que eles estão programando.

      Cara analisar empresa fundamentalmente não é olhar numero apenas, os números é fácil, até um computador olha, e por melhor que sejamos nunca vamos conseguir analisar números melhores que computadores, você precisa de focar mesmo na analise do case de negócio da empresa, isso sim faz toda a diferença, se conseguir captar pra onde a empresa está indo, aí sim vc terá muita oportunidade na bolsa, obvio que nem sempre vc vai acertar, mas leia os balanços e tente entender isso.

      Reply
  • 28 February 2017 at 14:07
    Permalink

    As três letras BTG não tem preocupam no EDGA?
    Tenho Edga em carteira mas não vejo melhora para os próximos 3-4 anos.
    Pode dar uma explicação melhor além de “bom imóvel”?
    Ou tá comprando agora na baixa visando lá na frente ?

    Reply
    • 28 February 2017 at 19:08
      Permalink

      Leonardo se fosse um fundo ativo até me preocuparia, um pouco por isso me fez sair fora do BRCR na época, veja aqui, como é um fundo passivo aí fico tranquilo quanto a isso.

      já falei muito sobre o EDGA aqui no blog, dá uma olhada na tag dele leias os posts que vai entender

      Reply
    • 28 February 2017 at 10:36
      Permalink

      Valeu Mestre.

      Boa sorte nessa árdua tarefa

      Reply
  • 28 February 2017 at 09:35
    Permalink

    Olá VDD,
    Bons investimentos.

    Sobre o método de aportes que você explicou no post anterior eu não consegui aplicar devido ao não ter todos os dados. É obrigatório preencher todos os campos?

    Abraços.

    Reply
    • 28 February 2017 at 10:07
      Permalink

      Olá CI

      O que não tiver você coloca zero mas tem alguns que vc precisa de informar.

      Reply
  • 28 February 2017 at 09:05
    Permalink

    Grande amigo Viver,

    Reits sou nota zero mas excelentes os retornos.

    Fiquei surpreso com EDGA, vacancia e inadimplencia altas, qual sua perspectiva com ele? 2018, 2019, volta por cima?

    Engraçado que tive Europar tambem, continua pagando menos que a poupança mas a cota nao cai.

    Vou analisar EDGA com mais carinho e atencao, sempre quis ter em meu portfolio, mas nesta fase altista parei de analisar FIIs e talvez comprar vacancia seja boa estrategia.

    Abraço

    Viver de Construcao Blog

    Reply
    • 28 February 2017 at 10:05
      Permalink

      De toda a minha carteira de fii só tem um único fundo com retorno negativos, esse fundo é o edga. Talvez se considerar os dividendos o negócio empate.

      O prédio dele é bom tem um vídeo aqui no blog que mostra ele reformado, o ponto também é bom porque ferve de gente naquela rua.

      Quanto aos inquilinos ele tinha alguns com problemas, acho que agora pode ser uma boa oportunidade pois ele pode repensar a estratégia e locar para inquilinos mais robustos.

      Inadimplência me preocupa menos que a vacâncias e ele já teve problemas antes com isso e o inquilino pagou na época.

      Enfim nessas horas que qualquer fundo está caro essa pode ser uma oportunidade de pagar barato.

      Reply

Deixe o seu comentário: