Warren Buffett é um investidor de dividendos

berkshire_hathaway_01Warren Buffett é sem dúvida o melhor investidor que o mundo já viu, apenas corrigindo o melhor investidor de dividendos que o mundo já viu. Existe um mito de que Warren Buffett não gosta de empresas de dividendos e que o sucesso da Berkshire Hathaway (BRK.B) está relacionado ao fato dela não distribuir dividendos, você vai entender que no fundo a história é bem o contrário e descubra que Warren Buffett é um investidor de dividendos.

Warren Buffett começou a investir no mercado de ações com algumas centenas de dólares em 1956, hoje ele está como o segundo homem mais rico do mundo com uma fortuna de mais de 75 bilhões e não para de crescer.

Outro fato interessante é que se você observar a lista de top 10 mais ricos do mundo, vai perceber que todos construíram suas fortunas através de algum negócio, são empresários no final das contas, apenas Warren Buffett chegou lá investindo puramente no mercado de ações, ele sim é um verdadeiro investidor.

É comum tamanho sucesso cobiçar o interesse dos investidores, ocorre que o pessoal fica vidrado no efeito e esquece de observar as causas. Berkshire Hathaway é a principal empresa de Warren e muito conhecida pelos investidores, principalmente brasileiros, por não distribuir dividendos. Se começar a ler as cartas que o próprio Warren escreve a seus acionistas da Berkshire vai perceber uma tendência interessante em seus investimentos de longo prazo.

Buffett investe em empresas que tendem a crescer as receitas sem necessidade de muitos investimentos de capital. Isto é possível quando você investe em um negócio com um largo fosso competitivo, porque os consumidores são viciados nos produtos e na marca, ou a empresa tem alguma vantagem competitiva.

Ele se interessa em empresas com necessidade mínimas de capital e utiliza os lucros para comprar outras empresas. Muito semelhantes as de crescimento de dividendos, na verdade nossa estratégia é muito parecida com a dele, investimos em empresas que gerem dividendos crescente e depois utilizamos esses dividendos para comprar mais empresas.

Deem um olhada nessa carta dele de 2010. Vou colocar o trecho no qual ele fala da Coca ser uma empresa de crescimento de dividendos. Já traduzido e desculpem pelo meu inglês péssimo.

Coca-Cola nós pagou $88 milhões em 1995, no ano seguinte acabamos a compra das ações. Todos os anos desde então, a Coca-Cola aumentou seu dividendo. Em 2011, nós iremos certamente receber $376 milhões  da Coca, aumento de $24 milhões desde ano passado. Em dez anos esperamos que os $376 milhões dobrem. No final desse período, eu não ficaria surpresos de ver nossas ações da Coca exceder 100% do capital investido inicialmente. Tempo é um amigo maravilhoso.

Essa ultima frase dele já me inspirou um outro post no qual falo sobre ser um investidor de sucesso exige paciência, recomendo leitura.

Agora vocês entendem quando digo: achar que a BRK não é uma empresa de dividendos é uma completa ilusão. Por isso Warren não distribui dividendos, não faria sentido você comprar BRK para receber dividendos da Coca se você pode comprar a Coca diretamente.

Temos mais um blogueiro que estreou na bolsa americana, espero que tenha aberto uma conta aqui conosco na DriveWealth rsrsrs. O Buscando Primeiro Milhão (BPM) comprou a Berkshire Hathway (BRK.B) e no seu post me questionou de porque ser o único blogueiro que não possui a empresa na carteira.

Diante do que explanei acima, não faz sentido pra mim colocar dinheiro numa empresa que basicamente recebe dividendos e reaplica-os. Vou no próprio exemplo da Coca, ela é listada em bolsa, pra que comprar Coca por tabela se você pode ir direto na fonte.

Talvez se tivesse alguma empresa ali no portfólio da Berkshire que me interessasse e essa empresa fosse de capital fechado, apesar de pouco provável isso poderia justificar adiciona-la na minha carteira

Por exemplo a BRK comprou a um tempo atrás a Burlington Northern Santa Fe a terceira maior ferrovia americana e de capital fechado com o controle na BRK, quis colocar uma ferrovia na minha carteira fui lá e comprei de cara as outras duas maiores a Norfolk Southern Corp – NSC e a Union Pacific – UNP.

Se tivesse comprado a BRK por conta da Santa Fe teria recebido um caminhão de empresas que não me interessavam, além do fato que os resultados da NSC e UNP foram mais robustos que a da BNSF.

Antes de terminar, só para deixar claro, não estou aqui querendo dizer que a Berkshire Hathaway é uma empresa ruim, pelo contrario, a empresa é fantástica e possui uma carteira de empresas com ótimos resultados como Coca, Johnson & Johnson, Apple, entre outras, a ideia é apenas deixar meu ponto de vista e explicar porque a BRK não se encaixa no meu jeito de investir.

33 thoughts on “Warren Buffett é um investidor de dividendos

  • 13 April 2017 at 14:59
    Permalink

    VdD
    Boa tarde, mais um excelente post. Cada vez melhor.

    Uma pergunta, vc já chegou a estudar a possibilidade de abrir uma PJ dos EUA para os inesvtimentos? Pergunto isso para saber se vc chegou a algum valor de breakeven do custo de abrir e manter a empresa versus a economia nos impostos retidos no momento do recebimento do dividendo.

    Estou tentando chegar a uma conclusão e por enquanto me parece que só vale o esforço se o valor anual de dividendos for acima de 10.000USD.

    O que acha?

    Abraços

    Reply
    • 14 April 2017 at 00:16
      Permalink

      olá Sr.F

      rapaz cheguei a dar uma olhada na época, por alto mas acabei desanimando pois vc teria que repatriar esses lucros e aí acabaria caindo no imposto brasileiro a economia seria de 2,5% então acabei desistindo

      Reply
  • 13 April 2017 at 08:36
    Permalink

    Texto e postagem fantásticas VDR!

    Fico bem animado quando leio sobre a forma correta de investir.

    Abração

    Viverdeconstrucao.

    Reply
    • 13 April 2017 at 10:18
      Permalink

      Valeu VdC agente vai descobrindo esse jeito junto

      Reply
  • 10 April 2017 at 20:40
    Permalink

    Independentemente disso os daquilo, só o fato de darem o primeiro passo nobinvestimento no exterior já é ganho incalculável de expansão de fronteiras econômicas , com o tempo todos vão afinando a carteira . O que eu já aprendi com vocês e com outras leituras foi que a vantagem em não receber dividendos é ” contábil ” já que ao receber é descontado 30% de Irrf , enquanto de empresas de crescimento de ” valor ” que também é discutível , você pode ir vendendo as ações quando quiser até o limite de 35 mil reais sem pagar imposto algum ( neste caso o Ganho de Capitais) . Brk.b é uma delas que subiu uns 30% desde a na posse do Trump , ganho fenomenal, pena q não embarquei nela , acho q vai corrigir e aí eu entro . Este mês é de declaração de IR para todo mundo , já fiz todos os meus cálculos dos dividendos de 2016, e dos lançamentos das minhas 35 ações americanas , os ETF e Reits , ganho acumulado de 10% nos 4 últimos meses , não esqueçam do CBE do Bacem para quem tem acima de 100k u$

    Reply
    • 10 April 2017 at 22:14
      Permalink

      Maurício o risco de uma empresa que retem todos os lucros é muito maior para o Investidor de longo prazo, digamos que o mercado entre numa fase Bear ou que a empresa apresente algum problema pontual, mas que não afete os lucros o investidor vai ter que vender muito mais ações do que o normal ou vai ter que suspender a praia pra voltar a trabalhar

      quando se investe em empresas assim ou em ETF vc passa a responsabilidade para o mercado dizer o quanto vc pode tirar no final das contas, quando se investe em dividendos vc passa a responsabilidade para os resultados da empresa, pense a respeito, pois não adianta ganhar 10% hoje e correr o risco de perder muito mais depois quando chegar a hora da colheita

      Reply
  • 10 April 2017 at 16:45
    Permalink

    Obrigado pela partilha. Sou um leitor frequente do seu blog e hoje gostava de colocar uma questão. Aqui vai…..

    O que acontece a um portfolio que se foca nos dividendos quando vier (e deve vir mais tarde ou mais cedo) um bear market onde os mercados caem 50%. Uma carteira se desvalorizar 50% é muito. Já fez algum teste para um cenário desses?

    Cumprimentos de PORTUGAL

    Reply
  • 10 April 2017 at 16:11
    Permalink

    Já ouvi dizer que alguns fundos de investimento e grandes bancos tentaram replicar (copiar) a carteira de investimentos do Warren Buffet, mas não conseguiram obter os mesmos resultados que os divulgados por ele. Qual sua opinião?

    Reply
    • 10 April 2017 at 22:08
      Permalink

      traz mais informações a respeito aí pra nós, como fizeram isso… sem saber detalhes como vc quer que opine

      no mais dê uma lida nisso aqui

      Reply
  • 10 April 2017 at 15:08
    Permalink

    Interessante VdD,

    Tem um artigo da Empiricus que diz que, em 2015, 27 das 33 empresas detidas pela Berkshire tinham perfil “dividend payers”.
    Com essa característica dela de não distribuir dividendos, a Berkshire é quase um fundo de investimento.
    Como você disse, se você não está confortável com todas as ações detidas pelo Buffet, é melhor ir a mercado comprar por conta própria só aquelas que desejar.

    Abraço.

    Reply
    • 10 April 2017 at 15:15
      Permalink

      Olá KBI

      Acho que se o cara concordar com todas as ações da Berkshire ele deve rever seus filtros rsrsrs capaz de nem o WB deve concordar com tudo lá, ele mesmo disse que cometeu um erro comprando IBM entre outras tretas que estão lá, mas não dá pra culpar o cara por errar uma ou duas vezes se ele já acertou mais de 20 vezes seguidas kkkk

      Grandes fossos e dividendos crescentes só repetirmos esse mantra

      Reply
  • 10 April 2017 at 14:36
    Permalink

    Buffet é uma lenda …

    e sim … a tua explicação faz todo sentido hehe está “cortando” o intermediário ..

    Abs,

    Reply
    • 10 April 2017 at 15:10
      Permalink

      Olá RO

      WB é um ponto muito fora da curva. Beber direto na fonte é melhor do que por garrafinha.

      Reply
  • 10 April 2017 at 14:22
    Permalink

    Sejam Bem-Vindos
    Hoje estréia o primeiro chat da Finansfera! Aqui todos os blogueiros de finanças, e simpatizantes do assunto poderão se comunicar em tempo real. Venha participar!

    Reply
    • 10 April 2017 at 15:07
      Permalink

      ????

      Reply
  • 10 April 2017 at 13:58
    Permalink

    Excelente texto e bem objetivo, eu penso da mesma forma que você VD, já estou na minha segunda empresa, justamente a Coca Cola e meu foco é justamente nos dividendos ao longo do tempo e raros são os investidores que tem o ´´dom´´ da paciência e talvez isso seja o maior desafio.

    Reply
    • 10 April 2017 at 15:06
      Permalink

      De fato IS

      Depois de montada a carteira manter a calma e paciência é muito difícil. Costumo falar que chegar na IF é muito chato, não tem emoção durante o caminho é como ver a grana do vizinho crescer. Mas depois que você chega lá e olha pra traz vc perceber quantas tretas vc enfrentou ou melhor evitou rsrsrs

      Reply
    • 10 April 2017 at 15:04
      Permalink

      Olá MP

      Pode se aprofundar nas cartas do cara são verdadeiras lições de investimento

      Reply
    • 10 April 2017 at 15:03
      Permalink

      Valeu EN

      Reply
    • 10 April 2017 at 15:03
      Permalink

      Olá II

      De fato, e ainda tem o mestre WB por traz. Mas oq vc disse: tem que curtir ETF

      Reply
  • 10 April 2017 at 07:48
    Permalink

    Excelente post VDD,

    Eu comprei um livro do Warren Buffet que ela fala exatamente isso que você falou. Ele foca muito nos dividendos também.

    Abraços.

    Reply
    • 10 April 2017 at 15:02
      Permalink

      Olá CI

      O cara eh fora de série
      O bola de neve ?

      Reply
  • 10 April 2017 at 05:00
    Permalink

    Grande VDD,

    EM primeiro lugar muito obrigado pela citação em seu valioso blog, sinto-me honrado camarada!

    Excelente ponto de vista! E não é que concordo com você? Concordo plenamente no que escreveu porém, como estou iniciando os investimentos no exterior então acabei por traçar uma estratégia diferente.

    A bolsa americana tem mais de 1000 empresas excelentes para B&H e obviamente eu não tenho know how para estudar nem 20 delas e muito menos já tenho quantia suficiente fora para diversificar bem uma carteira. Neste ponto eu acho a BRK.B bem interessante por agir como uma ETF pra mim, ou seja, eles compram diversas boas empresas e aumentam meu patrimônio investido com eles sem que eu me preocupe em analisar essas empresas.

    Mas por que BRK.B? Simples, pelo histórico do Buffet mesmo. Sobre ele nem preciso comentar nada pois você já descreveu rapidamente o sucesso dele. Assim como BRK.B eu também vou comprar alguns ETFs.

    Agora, quanto à sua estratégia, acho corretíssima e é exatamente o que faço no Brasil. Lá eu sempre compro as ações que acho estar bem no cenário econômico e recebo os dividendos direto. Talvez daqui a alguns anos eu já esteja com bastante conhecimento e patrimônio no exterior suficiente para apenas ficar com as ações e dizer tchau ao velhinho Patinhas.

    Gostei muito do seu ponto de vista e da citação. Acho que com boas discussões e diferentes pontos de vista engrandecem a comunidade que quer investir no exterior e estimula aumentar os estudos e o conhecimento.

    Ah! Peço desculpas mas não abri conta na Drive Wealth pra te dar aquela moral pois abri conta no IB pra ficar livre e comprar alguns ETF de outros lugares e minha estratégia é principalmente ETF na Irlanda sem pagamento de dividendos até minha aposentadoria, após isso é só alegria mas indico a todos que me perguntam como podem iniciar com menos do que 10k Trumps exigidos pela IB a virem ao seu blog e abrirem conta na Drive Wealth e tirarem as duvidas com você.

    Sempre há como investir, no exterior também, a qualquer momento. #noexcuses

    Abraço camarada!!

    Reply
    • 10 April 2017 at 15:01
      Permalink

      Grande BPM

      Eu já não curto muito um ETF dá uma lida aqui http://viverdedividendos.org/porque-nao-invisto-em-etf/

      Mas eu entendo o ponto que você falou da dificuldade de escolher boas empresas, essa é uma tarefa realmente difícil, aliás a mais difícil do início da carteira, por isso até que idealizei a revista do Viver de Dividendos pra ajudar essa galera que está começando no mercado americano e também até aqueles que já estão cascudos descobrirem boas empresas.

      Sobre a corretora o problema da IB eh essa taxa de custódia deles, isso realmente complica as coisas, manter os custos baixos é sempre bom, desde que não ofereça riscos a carteira. A Drivewhealth pode ter a desvantagem de não oferecer acesso a alguns ativos europeus, mas pra ser sincero ela tem outras vantagens que vc não vai encontrar na concorrência, fica ligado no vídeo que vou fazer dela pra esses dias e vc vai ver um recurso exclusivo deles que vai explodir sua cabeça rsrsrs

      Além do mais eu praticamente não sinto tanta falta do mercado OTC a bolsa de nyse e Nasdaq já tem ativos excelentes. E pelo que acompanho o mercado OTC não tem muitas empresas de crescimento de dividendo não assim com o case tão redondo quanto às que apresento na revista.

      Reply
      • 10 April 2017 at 21:02
        Permalink

        VDD tô ligado que você não curte ETF, já tinha lido isso.

        Quanto à sua revista, vou comprar algumas edições mas se me permite uma sugestão, diga exatamente o conteúdo e qual Stock ou Reits você vai falar, sei que faz parte do marketing mas eu ví você comentando do Reit que ia bombar com o Trump mas agora eu não estou comprando Reits e não comprei a revista por não saber o que mais tinha nela.

        Como falei, indico seu blog e a DriveWealth para quem quer iniciar com pouco. No meu caso, graças a Deus, essa custódia não me pesa uma vez que posso considerar apenas 33 reais por ela o que é mais barato do que uma tarifa do banco. Além do mais a corretagem em ações vai descontada desses U$ 10,00 mensais. A corretagem para ações é de U$ 1,00. Como estou querendo fazer uma média de 2 a 3 compras por mês então tá valendo.

        Já a opção de operar em multimercado, por enquanto é para por em prática a estratégia de comprar alguns ETF, que não paguem dividendos, na Irlanda e até mesmo num futuro próximo arriscar algo em Hong Kong kkkkk.

        Cara, por um acaso um seguidor do blog fez uma pergunta também sobre os custos e para clarificar melhor pra ele eu fiz um post, tudo exatamente no momento em que estamos conversando sobre corretoras, custos e estratégias. Acho essa troca de ideia fantástica e aprendo bastante.

        Abraço!

        Reply
        • 10 April 2017 at 22:19
          Permalink

          Toda edição eu falo de uma empresa e de um REIT, independente do titulo vai ter um estudo de cada, quanto a dizer o nome não dá pra fazer isso q vc quer, não estou dizendo que vc vai fazer isso, mas se tratando de brasileiro e conhecendo nosso partido sei como as coisas funcionam aqui

          eu faço um puta estudo do case de negócio, garimpo pra pegar boas empresas aí o cara pega o código da empresa vai lá e compra sem nem ao menos ler ou estudar a empresa, ou mesmo usa isso de ponta pra saber qual empresa ele deve se debruçar, enfim o conteúdo da revista não é algo amador, é um estudo de valor mesmo, pode comprar qualquer exemplar que vc não vai se arrepender, agora tomar essa sua medida é cometer suicídio no projeto

          Reply
          • 10 April 2017 at 22:34
            Permalink

            Hahahaha, entendi seu ponto de vista VDD.

          • 10 April 2017 at 22:51
            Permalink

            A revista desse mês está na revisão gramatical com o iMago assim que ele finalizar vai ver a capa dessa edição fala da empresa com um dos maiores retornos da bolsa. Espero que possa nos prestigiar lá com o exemplar, pode comprar e se vc não curtir me avisa que agente lhe devolve o dinheiro kkkk eu agarantiuuuu

Deixe o seu comentário: