Dividendos

introAqui é possível acompanhar os meus rendimentos com dividendos desde o início dos meus investimentos. Clicando em cada mês é possível ver um artigo detalhando o recebimento. Eu iniciei em 2012 mas naquela época não estava com o controle muito rígido sobre meus registros então vou colocar apenas o valor total deste ano.

2012 – Receita dividendos

2012 Total em empresas bovespa: R$ 2.925,82
2012 Total em FIIs: R$ 770,45

2012 Total geral: R$ 3.696,27
Média/Mês: R$ 308.02

2013 – Receita dividendos

Janeiro de 2013 – R$ 136,04
Fevereiro de 2013 – R$ 346,18
Março de 2013 – R$ 371,97
Abril de 2013 – R$ 873,44
Maio de 2013 – R$ 160,37
Junho de 2013 – R$ 302,27
Julho de 2013 – R$ 202,33
Agosto de 2013 – R$ 241,80
Setembro de 2013 – R$ 494,37
Outubro de 2013 – R$ 529,37
Novembro de 2013 – R$455,38
Dezembro de 2013 – R$ 349,60

2013 Total em empresas bovespa: R$ 2.204,89
2013 Total em FIIs: R$ 2.258,22

2013 Total geral: R$ 4.463,11
Média/Mês: R$ 371,93

2014 – Receita de dividendos

Janeiro de 2014 – R$ 209,29
Fevereiro de 2014 – R$ 298,24
Março de 2014 – R$ 324,69
Abril de 2014 – R$ 551,41
Maio de 2014 – R$ 476,89
Junho de 2014 – R$ 535,02
Julho de 2014 – R$ 745,79
Agosto de 2014 – R$ 551,76 
Setembro de 2014 – R$ 805,46
Outubro de 2014 – R$ 888,73
Novembro de 2014 – 804,94
Dezembro de 2014 – 613,78

2014 Total em empresas BVMF: R$ 2.342,60
2014 Total em FIIs: R$ 4.121,02
2014 Total em empresas NYSE: R$ 360,91 (usado dólar do mês)

2014 Total geral: R$ 6.824,53
Média/Mês: R$ 568,71

2015 – Receita de dividendos

Janeiro de 2015 – R$ 723,31
Fevereiro de 2015 – R$ 678,55
Março de 2015 – R$ 1.019,99
Abril de 2015 – R$ 1.073,51
Maio de 2015 – R$ 567,68
Junho de 2015 – R$ 704,93
Julho de 2015 – R$ 619,61
Agosto de 2015 – R$ 710,11
Setembro de 2015 – R$ 1.038,41
Outubro de 2015 – 509,57
Novembro de 2015 – 660,94
Dezembro de 2015 – 840,98

2015 Total em empresas BVMF: R$ 1.866,50
2015 Total em FIIs: R$ 6.046,13
2015 Total em empresas NYSE: R$  1.234,95 (usado dólar do mês)

2015 Total geral: R$ 9.147,58
Média/Mês: R$ 762,30

2016 – Receita de dividendos

Janeiro de 2016 – R$ 736,30
Fevereiro de 2016 – R$ 782,25
Março de 2016 – R$ 954,92
Abril de 2016 – R$ 1.009,89
Maio de 2016 – R$ 606,33
Junho de 2016 – R$ 706,17
Julho de 2016 – R$ 755,74
Agosto de 2016 – 987,15
Setembro de 2016 – 761,83
Outubro de 2016 – 1.026,59

2016 Total em empresas BVMF: R$ 674,22
2016 Total em FIIs: R$ 5.183,52
2016 Total em empresas NYSE: R$  1.082,92 (usado dólar do mês)
2016 Total em REITs NYSE: R$ 1.393,05

2016 Total geral: R$ 8.333,71
Média/Mês: R$ 833,37

Evolução dos dividendos em gráfico

Veja na imagem abaixo o anual de rendimentos em dividendos.

 

 

dividendos 2015

106 thoughts on “Dividendos

  • 7 November 2016 at 16:00
    Permalink

    Boa tarde
    Estou querendo começar a comprar dividendos. Poderiam me indicar uma boa empresa na atualidade para este começo. Detalhe: não estou com muito capital, então precisava ser uma empresa com baixo valor de face.
    Grato

    Reply
    • 7 November 2016 at 21:07
      Permalink

      Olá Wellington

      a indicação que dou é não escutar indicação alguma

      comece por aqui

      Reply
  • 20 July 2016 at 13:02
    Permalink

    Amigo, boa tarde!
    Nem sei se estou no local correto do blog para perguntar, estou com uma dúvida, também tenho a estratégia buy&hold (ações dividendos e FII), porém, entrei em uma ação no dia 07/07 e hoje ela está com uma valorização de 27% nesse caso o que você faria? Confesso que estou tentando a realizar esse lucro, sei que estou fugindo da estratégia e tal…mas como você lida com esses fatos? Obrigado!!!!

    Reply
    • 20 July 2016 at 14:40
      Permalink

      Olá Fabio

      Primeiro se isso lhe incomoda não olhe isso. Ficar olhando esse tipo de coisa é o que mais tira gente da bolsa. A maldita rentabilidade.

      Veja esse artigo de um fundo que comprou uma quantidade X de ações e só foi somando aportes veja como eles perfumaram http://viverdedividendos.org/tempo-de-mercado-e-mais-importante-que-o-timing-de-mercado/

      Você vai achar respostas também nesse artigo http://viverdedividendos.org/ter-o-sucesso-como-investidor-de-dividendos-exige-paciencia/

      Tem muito material no blog sobre esse tema sugiro dar uma garimpada.

      Leia estude e tire suas conclusões de qual caminho vc quer seguir.

      Reply
    • 20 July 2016 at 15:44
      Permalink

      Fábio, boa tarde!

      Estou exatamente na mesma situação que você. Comprei um papel no final de junho e agora acumulou um aumento de 31%.
      Acredito que a decisão seja extremamente pessoal, afinal os frutos e os prejuízos serão seus.
      Sugiro uma avaliação que conte com pelo menos estas duas etapas:

      1 – Reavalie este FII da mesma forma que você o avaliou no momento da compra. Caso se sinta confortável com a nova posição mantenha o papel, caso contrário venda.
      2 – Como a minha estratégia também é Buy & Hold sempre acompanho o valor patrimonial dos fundos (com certeza isso não é a única forma de análise). Caso o papel acumule um grande ganho significativo, somado de um descolamento do valor patrimonial é sempre um alerta!

      Por fim, não se esqueça de fazer a lição de casa em buscar o que as pessoas viram (ou ouviram) que as fizeram comprar o papel por este preço supostamente alto.

      Boa sorte, ah… no meu caso ainda vou segurar o papel por mais algum tempo e ver no que dá =)

      Reply
      • 20 July 2016 at 21:53
        Permalink

        só acho que você está fazendo trade achando que é buy&hold

        Reply
        • 21 July 2016 at 07:53
          Permalink

          Obrigado a todos….
          Bom ao menos para mim minha estratégia é B&H é que as vezes o “capeta” fala mais alto rsrsrs…

          Reply
        • 21 July 2016 at 10:19
          Permalink

          Ok, já entendi!

          O que faço não é Buy and Hold……

          Reply
          • 21 July 2016 at 12:37
            Permalink

            Então tem um ditado que falo muito aqui no blog: investimento é igual barra de sabão, quanto mais vc mexe mais ele diminui.

            Estou com um artigo pra lançar nessa quinta bate justamente naquele texto que vc colocou de outro blog. Inclusive nem autorizei porque o comentário ficou gigante kkkk quando for assim pode linkar o outro site aqui não ligo pra isso somos bem abertos nesse sentido.

            Hoje vou colocar um artigo sobre isso que já estava escrito a um tempo mas não conseguia achar buraco pra publicar

    • 18 September 2016 at 09:01
      Permalink

      Gostaria de saber o que vc acha da Minha carteira de investimentos pois so invisto em ações e com o retorno dos Dividendos compôr Mais Tenho 41 anos, estou comprando ações desde 2002 por isso Tenho esta a quantidades abaixo.
      Bbse3 10k
      Vale5 35k
      Bbas3 20k
      Tieti11 30k
      Cmig4 30k
      Elepl4 30k
      Vc acha que com os Dividendos que recebo 120 k anual devo investir em FII pra diversificar?

      Reply
      • 18 September 2016 at 10:46
        Permalink

        Depende muito do perfil do investidor e da fase que ele está na IF.

        Eu particularmente nao gosto muito de empresas estatais ou que dependem de políticas governamentais, mas como disse isso vai do perfil de cada um!

        Reply
      • 18 September 2016 at 11:32
        Permalink

        Esqueci de lhe informar sou aposentado com salario de 4 mil meus gastos mensais São 7 mil e recebo 120 mil de Dividendos anuais!!
        Obrigado!!

        Reply
    • 12 November 2016 at 12:16
      Permalink

      Minha sugestão: se voce vai ficar rico com esses 27%, vende e aproveite a vida. Senão, reavalie a empresa para ver se não ficou supervalorizada pelo mercado e, caso negativo, vá para academia, praia, cinema e não se preocupe.

      Reply
      • 13 November 2016 at 08:34
        Permalink

        essas situações nunca deixam o cara rico, pelo contrario quem vai por esse caminho sempre acaba com menos!

        Reply
  • 17 July 2016 at 17:26
    Permalink

    olá, tenho 19 anos e estou muito interessado por esse mundo de investimentos e ações, pode me indicar alguns livros? Já li dois livros do Robert T. Kiyosaki e agora estou em busca do livro do Jeremy Siegel, se poder me indicar outros e alguns artigos ficarei grato.

    abraços.

    Reply
    • 17 July 2016 at 19:09
      Permalink

      Olá YF

      Sobre os livros eu postei uma listagem nesse post, olhe nos comentários dele que tem uma reposta com uma boa lista de livros.

      Reply
  • 31 May 2016 at 07:53
    Permalink

    Boa noite. Você não acha que seria mais interessante investir em renda fixa, tendo em vista que a nossa taxa de juros é absurda? Vejo alguns cdbs dando 18% a.a. Estou conseguindo rendimentos parecidos com o seu, mas com muito menos dinheiro investido.

    Reply
    • 31 May 2016 at 10:42
      Permalink

      Ola Renato

      Eu nao gosto de RF, por vários motivos, já falei demasiadamente sobre isso aqui no blog acompanhe os comentários que vira e mexe o pessoal sempre está a tocar nesses assuntos, tanto que cheguei a fazer um vídeo sobre isso, veja aqui para entender porque não se deve colocar sua grana na RF.

      Vamos lá primeiro pare de ficar fazendo essas comparações de rentabilidade isso só vai lhe atrapalhar na bolsa, sugiro dar uma olhada nesse artigo e nesse artigo.

      Reply
  • 27 May 2016 at 05:56
    Permalink

    ola gostaria de saber se vc indica um site de alguma corretora nos EUA que seja confiável e que tenha o site em portugues

    Reply
  • 13 May 2016 at 16:26
    Permalink

    Olá Viver Dividendos, primeiramente parabéns pelo seu trabalho no site e pela sua garra em economizar e investir seu dinheiro.

    Atualmente estou investindo em FII, Tesouro Direto e Renda Fixa. Pensando em FII estou montando um carteira bastante semelhante a sua (aprox. 70%) e estou administrando meus aportes e rendimentos pelo Excel.

    Gostaria de ter de maneira bem clara em meus investimentos os valores referentes a ganhos/perdas dos ativos, valores aportados (sobra do orçamento mensal) e valores provenientes dos rendimentos dos FFI. Sei que no fundo serão uma coisa só, no entanto entendo importante ter estas informações para controle do dia a dia.

    Você tem alguma sugestão de como separa os rendimentos mensais provenientes dos FII e os novos aportes mensais.
    Você tem alguma metodologia para revestir seus rendimentos ou considera todo ele como um novo aporte mensal?

    Reply
    • 13 May 2016 at 21:13
      Permalink

      Olá Andre

      Valeu pela força. Eu costumo juntar os aporte com o que recebi de dividendos e aplico numa única empresa, dependendo se for um pouco grande o aporte divido no máximo em duas, assim eu vejo que fica mais pratico de fazer, eu não gosto de perder muito tempo nesses controles de rentabilidade e coisas do tipo, meu caso prefiro gastar meu tempo e quebrar cabeça em maneiras de otimizar meus aportes, aumentar as receitas e reduzir as despesas.

      Reply
      • 18 May 2016 at 16:05
        Permalink

        Viver dividendos, obrigado pela resposta.

        Entendo perfeitamente a sua forma de raciocinar os aportes e também concordo que o mais difícil sem dúvidas é reduzir os gastos e fazer sobrar mais dinheiro.
        No entanto gostaria de propor a você um exercício bem simples e ao meu ver bastante interessante que é avaliar o retorno do seu investimento, mesmo que este não seja seu foco principal.
        Digo isso porque o que difere um ótimo investimento de um bom e também de um péssimo investimento é, em última instância o retorno obtido. Mesmo que você invista seu dinheiro nas empresas mais admiradas do mundo, se não ganhar mais que a inflação …… já sabe neh.

        Por este motivo venho seguindo o conselho de um amigo onde coloco em uma planilha o valor investido em cada papel (preço de custo) e a remuneração mensal, obtendo assim a taxa de retorno do investimento. isso serve entre outras coisas para avaliar se as minhas expectativas no momento do investimento estão indo na direção que eu imaginava.
        Outra utilidade interessante é somar todos os rendimentos e avaliar o retorno da sua carteira, e compara-la a um indicador (IPCA, IGPM, Selic, CDI, entre outros) isso também ajuda você refletir sobre o cenário que tem em seus planos.
        Por fim trabalho com uma meta de reinvestimento, tenho como meta mínima investir todos os meses 2% sobre o capital já investido. Se no mês 1 as aplicações me renderam 1% então preciso aportar no mínimo mais 1%, se os rendimentos foram de 1,5% então a aplicação mínima é de 0,5% sobre o capital investido.

        É isso que tenho feito, mas uma vez sugiro que pense em avaliar o retorno obtido. Não necessita tanto tempo para esta avaliação, depois de montada uma planilha simples leva apenas 5 minutos e com certeza irá enriquecer sua base de informações.

        um abraço

        Reply
        • 19 May 2016 at 02:41
          Permalink

          Se vc quer fazer blz faça, mas já lhe aviso de antemão isso é o que mais tira investidor da bolsa de valores.

          As vezes pode parecer um pouco presunção ficar falando isso, vc pode pensar assim “esse cara deve ter uma rentabilidade péssima pra ficar falando isso”

          portanto resolvi num ano publicar meus retornos

          Veja aqui o artigo o Uo.

          No ranking do Uo tem gente que investe em RF, que aqui nesse país oferece bons retornos de curto prazo mas altos riscos de longo prazo, tem gente de FII, tem gente só de ações, enfim ta tudo misturado.

          Estar em primeiro nesse ranking quer dizer que sou melhor que alguém ? de maneira nenhuma! Então quer dizer que as empresas que escolhi são melhores ? também não. Vc precisa entender que no final o que vai lhe trazer independência financeira não é o seu retorno, nem o ativo X ou Y que vc escolheu mas sim o quanto vc consegue aumentar seus aportes, uma vez que você dobre os aportes vc pode ter a pior rentabilidade que vai conseguir bater qualquer investidor no final das contas.

          Você precisa de focar acima de tudo em proteger seu patrimônio, não de inflação, mas de vc mesmo, quem mais nos faz perder dinheiro não é inflação, é essa tara de buscar rentabilidade acaba levando o pessoal a investir em empresas não muito seguras.

          Dê uma olhada nesse artigo tem um estudo que fiz mostrando varias situações. Sério pare o que vc está fazendo agora e leia esse link anterior, vai lhe poupar muita dor de cabeça.

          Mas novamente se vc quer acompanhar rentabilidade, o q acho totalmente inutil e pra maioria pode ser mais prejudicial que qualquer outra coisa, só tenho a lhe desejar boa sorte!

          Reply
  • 4 May 2016 at 03:27
    Permalink

    olá . muito bom seu bolg . Moro no exterior e gostaria de saber se as corretoras americanas também tem acesso ao bovespa e titulos publicos direto do home broker das corretoas americanas. obrigado.

    Reply
    • 4 May 2016 at 05:03
      Permalink

      Boa parte dos bonds negociadas na NYSE vc consegue comprar na DW.

      Compra direto via HB

      Reply
  • 20 April 2016 at 17:38
    Permalink

    Olá, tudo bem!
    Verificando as aplicações vi que os fiis são os que lhe proporcionam os maiores rendimentos em termos de dividendos mensais. Até que ponto está valendo a pena aplicar em ações?

    Reply
  • 14 April 2016 at 20:35
    Permalink

    Boa tarde para vc ter esta media de aprox 1000de dividendos quanto vc tem em carteira? vejo que vc recebe dividendos mensais eles são melhores do que os que se pagam somente 2 vz ao ano?

    Reply
    • 15 April 2016 at 04:38
      Permalink

      Olá Fernando

      Nao faça esse tipo de comparação porque isso só vai lhe tirar da bolsa, esqueça esse tipo de coisa, sugiro ler esse e esse artigo.

      Reply
  • 5 April 2016 at 16:49
    Permalink

    Viverdedividendos, não sei se já comentou mas por que não tem o XPTD11 em carteira? um abraço

    Reply
    • 5 April 2016 at 17:30
      Permalink

      nao curto muito ETF

      Reply
  • 21 March 2016 at 04:05
    Permalink

    Olá, Viver de Dividendos! Comecei a investir a pouco tempo na bolsa e em Tesouro Direto. Este mês abrirei uma conta na Drive wealth e investir. Pretendo na minha aposentadoria viver de dividendos. Espero receber, pelo menos, um por cento ao mês de renda em relação ao patrimônio acumulado. Ao contrário de você, eu gosto Barsi. Com certeza, ele não vê só a relação P/PVA. Com certeza ele vê o todo; não é à toa que ele é um bilionário.

    Reply
    • 21 March 2016 at 05:05
      Permalink

      Olá Clovis

      Eu pelo contrario acredito que ele nem deve usar esse indicador, até porque não faz qualquer sentido. Um cara que investe milhões recebe um reporte no seu escritório esse lhe pergunta qual indicador você recomenda o pessoal usar para analises, teria que ser muito ingênuo de acreditar que ele iria contar o pulo do gato.

      Além do mais o foco desses investidores são de curto prazo, algo próximo a um trade de valor, acontece que muitos incautos pegam esses modelos que podem funcionar no curtíssimo prazo e querem reaplica-los no longo prazo, bem não precisa dizer que não vai funcionar neh ai dá no que vemos aí muitas pessoas fazendo trade achando que é buy and hold

      Reply
  • 7 March 2016 at 19:27
    Permalink

    ok. Obrigado! Vou dar uma fuçada na bvmf por enquanto…

    Reply
  • 29 February 2016 at 19:57
    Permalink

    Amigo, primeiro parabéns pelo blog, tem me ajudado muito.
    Uma ideia: tem como você colocar a relação percentual dos dividendos com os investimentos.
    Exemplo: dividendos FII / invenstimentos em FII
    Só para termos uma noção de retorno.
    Obrigado

    Reply
    • 1 March 2016 at 00:32
      Permalink

      Olá Fabio

      Obrigado, eu nao coloco isso porque não gosto de olhar essas infos, dê uma olhada nesse artigo e nesse pra entender melhor do porque você não deve olhar isso.

      Esse tipo de comparação é o que mais tira investidor da bolsa, aconselho a esquecer esse tipo de coisa e focar como WB disse em comprar valor não preço.

      Reply
      • 7 March 2016 at 16:30
        Permalink

        Cara você tem me ajudado muito…
        Você pode me ajudar com uma informação, onde posso encontrar (de forma mais resumida ou simples) o quanto as empresas pagaram de dividendos por ano ou algo parecido? para fazer a análise sugerida por vc em relação ao crescimento dos dividendos e não analisar apenas do DY… não sei se tem essa informação ou pelo menos onde encontro os dividendos pagos por empresas…
        Desde já novamente meu muito obrigado!!!

        Reply
        • 7 March 2016 at 19:08
          Permalink

          Olá Fabio

          Se a empresa tiver ADR na bolsa de NY aconselho a olhar no morning star uma alternativa para aquelas que não tem seria olhar no site do bastter

          Sei que tem também uma planilha fornecida pela bvmf com os dividendos de todas as empresas pagas até hoje

          Reply
  • 22 February 2016 at 18:02
    Permalink

    Olá!
    Eu tenho lido seu blog ultimamente e tenho me interessado muito sobre dividendos.
    Mas tenho uma dúvida.

    Pelo o que eu entendi, você tem uma média de 700 reais mensais em dividendos (contando somente o mercado brasileiro), para 120 mil investidos. O que dá 0,6% ao mês. Neste caso, me parece muito mais atrativo colocar o dinheiro em renda fixa como o Tesouro Direto que está pagando 15% ao ano. Ou 1,17 ao mês.

    Você tem outro motivo para manter esta estratégia que eu não estou enxergando?

    Obrigado!

    Reply
    • 22 February 2016 at 20:07
      Permalink

      olá glaudson

      primeiro esse calculo que vc fez está totalmente errado, veja que nem todos os meus investimentos distribuem dividendos a manh por exemplo é empresa pra trade de valor só com ela tive uma rentabilidade de 25% em 1 ano faça as contas aí

      outro muitas empresas que distribuem dividendos eu comprei ano passado

      vc realmente acha que o governo pagando 15% ao ano seria um investimento seguro estou pra te dizer que o seu risco comprando titulo do governo é maior do que de quem investe em ações veja isso

      dê uma lida no livro do jeremy siegel vc vai entender a minha estratégia

      Reply
  • 9 February 2016 at 17:30
    Permalink

    Só para constar, acredito que poupança não é um investimento mas uma proteção para alguma eventualidade que venha a ocorrer, no curto prazo. Mas que serve como uma educação para quem não tem o costume de poupar. E parabéns pelo site. Acredito que tira muitas dúvidas. Aguardo seu comentário e obrigado.

    Reply
    • 9 February 2016 at 18:00
      Permalink

      alias vou deixar uma dica pra você: NÃO SIGA A DICA DE NINGUÉM!!!!

      Reply
  • 9 February 2016 at 17:14
    Permalink

    Oi, bom dia, li algumas de suas publicações e achei interessante para quem está entrando no mercado, no entanto, verifiquei que você comenta o retorno dos dividendos de suas ações como uma de suas metas, mas você já comparou se ele bate o retorno de investimento da poupança.
    Eu também seguia pelo mesmo caminho e verifiquei que o meu dinheiro traria um retorno parecido sendo que eu não colocaria o investimento em “risco” com a oscilação do mercado.
    Agora em 2016 estou mudando um pouco esse trajeto e buscando mais valor para conseguir um retorno superior ao da poupança que valha o risco.
    Tem alguma dica?

    Reply
    • 9 February 2016 at 17:58
      Permalink

      Não passo dica pra ninguém, ajudo a pessoa a estudar e procurar aprender um pouco mais.

      Cara toda semana aparece um me fazendo essa mesma pergunta, bem pra começo de conversa vou falar o mesmo que falo pra todos, leia o livro do Jeremy Siegel depois aí vc conseguirá ter uma base pra debate sobre o tema, não adiante eu ficar perdendo horas e horas explicando pra vcs sendo que já está tudo no livro do cara.

      Reply
      • 9 February 2016 at 19:15
        Permalink

        Não sei se entendi bem, mas senti um comentário um tanto áspero, apenas gostaria de saber a sua opinião a respeito em se tratando que eu estava me guiando pelos métodos parecidos, talvez tenha me interpretado mal. No entanto, vou buscar essa leitura do Jeremy a respeito, como você mesmo menciona cada caso é um caso, Talvez a palavra mais adequada teria sido opinião ao invés de dica, de qualquer forma, Obrigado.

        Reply
        • 9 February 2016 at 19:26
          Permalink

          Nao foi nada aspero eu respondo todo mundo aqui de boa, pode ver aí não tem um comentário aqui no blog que não foi respondido.

          vc chegou me pedindo uma opinião/dica (ou seja lá o que vc queira chamar) e eu lhe passei um baita dica leia jeremy siegel e vc ainda acha que fui aspero

          como eu disse antes eu recebo uns 2 ou 3 comentários desses igual ao seu todo mês a uns 2 anos já… o problema não é fato de repetir a mesma resposta porque isso é só copiar e colar a questão é que eu percebi que muitas vezes a galera que chega com essas ideias não estão dispostas a aprender sobre outros pontos de vista,

          já gastei horas debatendo e tentando mostrar pros outros o porque estão errados, pra vc vê que mesmo mostrando que 2 + 2 é 4 o cara ainda insiste em entender outra coisa, pra não ficar desgastando o mural com o mesmo assunto eu agora mando o cara ler o livro do seigel se depois de ler ele ainda assim achar que investir em poupança, RF ou qualquer coisa do género é melhor que ações aí agente volta a debater

          isso mostra que a outra parte buscou informação sobre o outro lado da moeda e não apenas está reproduzindo o que lhe disseram de boca ou o que leu em algum site/blog

          blog e sites sao muito bons eles tem o seu papel no aprendizado, mas pra um investidor que quiser sair do básico precisa de aprender nos livros não tem outro caminho

          espero que agora tenho ficado mais claro pra vc

          Reply
  • 2 January 2016 at 22:06
    Permalink

    Parabéns pelo site! Acompanho sempre! Uma dúvida com relação aos FII, verifiquei, lendo um prospecto, que alguns fundos imobiliários necessitam que o investidor seja um investidor qualificado. No caso, como não sou, gostaria de saber se há alguma maneira mais rápida de saber antes de investir. Obrigado.

    Reply
    • 3 January 2016 at 04:55
      Permalink

      Olá paulo Ricardo

      Para os fundos listrados na bovespa não precisa de ser investidor qualificado. Claro vc precisa de ter um certo estudo porque fii eh renda variável como as ações. Talvez vc tenha visto prospecto de algum fundo privado.

      Reply
  • 17 November 2015 at 19:12
    Permalink

    OLÁ, COM ESTE VALOR DE DIVIDENDOS, QUAL CAPITAL ALOCADO NESTA CARTEIRA PARA ATINGIR ESTES VALORES MENSAIS.

    Reply
    • 19 November 2015 at 01:20
      Permalink

      Olá Maycon

      Eu não faço essas comparações porque isso não traz proveito algum, esquece essas comparações porque isso é o que mais tira investidores da bolsa de valores, foque em manter o crescimento dos seus dividendos se ficar olhando o DY vai acabar comprando no topo e vendendo no fundo, dê uma lida nesse artigo onde explico um pouco sobre isso.

      Reply
  • 16 November 2015 at 19:50
    Permalink

    Muito obrigado pela resposta. Era o que precisava para entender um pouco sobre dividendos

    Reply
  • 13 November 2015 at 20:37
    Permalink

    Ola boa tarde
    Estou começando a estudar o mercado de ações e tenho algumas duvidas sobre dividendos. Por exemplo, uma empresa com a ação no valor de 10,00 paga dividendos de 1,00, com data ex 16/11 e pagamento em 23/11. No fechamento da data com, fecha em 10,00 e na abertura da data ex aparece que o fechamento anterior foi de 9,00. se a empresa iniciou valendo 1,00 a menos, significa que com o dividendo que receberei em 23/11 acaba empatando?? Desculpe se não soube explicar direito o caso, gostaria que você colocasse exemplos para que eu pudesse entender como funciona a situação desde a aprovação dos dividendos até o pagamento do mesmo.

    Att,

    Reply
    • 14 November 2015 at 01:12
      Permalink

      Olá Daniel

      vamos colocar outro cenário, vc compra essa mesma empresa a 10 reais o mercado espera um dividendo de 0,50 e a empresa anuncia um dividendo de 1,00 o mercado fica muito feliz com isso e resolvem comprar daí a cotação da empresa que depois de descontado o dividendo foi para 11 reais moral da história vc ganhou 1 real de dividendo e mais 2 reais de ganho de capital ou seja 3 reais ao todo

      vamos colocar o cenário contrario o mercado esperava 1 real de dividendo a empresa entregou 0,50 as ações despencaram para 8 reais ou seja vc perdeu 1 reais

      entendeu como é importante escolher empresas boas, a cotação vai acompanhar o balanço, no final das contas ficar fazendo esses cálculos não faz sentido algum o importante é olhar para os dados da empresa, perspectivas de mercado, enfim são muitas variáveis

      Reply
    • 14 November 2015 at 01:14
      Permalink

      só pra complementar por isso eu não gosto muito de empresas de dividendos puro, prefiro empresas de crescimento de dividendos, pois essas vão entregar sempre um dividendo crescente, dá uma lida nesse artigo que vai entender melhor o conceito.

      Reply
  • 18 September 2015 at 04:35
    Permalink

    Boa noite.

    Por que vc não aconselha corretora de bancos ?

    Reply
    • 19 September 2015 at 13:31
      Permalink

      pq geralmente elas tem um custo bem maior que as corretoras focadas no unicamente no mercado de ação, o objetivo do banco é prestar serviço ao correntista a corretora é só mais um braço portanto natural que eles não tenham um custo competitivos, caso o investidor não tenha uma política de desconto no seu banco para investimento nas corretora acaba não valendo a pena.

      fora isso pra quem vai investir no longo prazo não tem diferença alguma entre uma de banco e uma tradicional

      Reply
  • 17 September 2015 at 21:09
    Permalink

    Olá, como você analisa esse aumento do dolar, diminuiu a sua estrategia de compras de empresa nos eua, ou não modificou sua estrategia.

    Reply
    • 18 September 2015 at 01:30
      Permalink

      eu venho mantendo a minha estratégia, mas não acho que no cenário atual esperar ganhar com variação cambial, quem tinha intenção de ganhar com variação cambial tinha que ter feito isso ano passado agora já é tarde

      mas olhando no cenário de investimento para empresas de longo prazo acho que ainda tem um gas até os 4 reais que é onde acredito que deve ficar estável por um bom período, claro que antes disso ele vai bater lá nos 4,2 pelo menos é essa a estimativa dos analistas, mas eu sou mais cético ele pode até chegar nesse patamar mas não vai ficar por muito tempo

      Reply
  • 2 September 2015 at 01:54
    Permalink

    Obrigado!!!! Eu entendi. Mas ainda tem um problema, suponha que com isso meu saldo em dólares aumente. Assim o rendimento isento não sendo declarado acaba não justificando o aumento do capital, sendo um valor baixo pode não impactar, mas será que não há como declarar lá no IR 2016 esse rendimento isento em dólares??

    Reply
    • 2 September 2015 at 12:32
      Permalink

      Se declarar no programa de GCME vai ter que pagar. O problema que no programa da receita não tem nenhum lugar para colocarmos esses ganhos isentos, nas ações brasileiras até temos, fica na linha 18 da ficha de “rendimentos isentos” no programa de IR, mas para o GCME não conheço.

      O que me informaram na receita é declara o que exceder, o governo americano manda todas as suas movimentações pra nós se tiver abaixo de 35k já saberemos que ficou dentro da faixa de isenção.

      Vale lembrar que vc não pode abater prejuízo na consideração de GCME.

      Reply
      • 2 September 2015 at 22:41
        Permalink

        Perfeito, isso que eu queria saber, também não encontrei onde declarar ganhos em vendas abaixo de R$35mil que são isentas. Achei que não estava procurando direito, mas como vc também não achou está claro que não existe onde declarar. E essa resposta da receita heim, Estamos 100% monitorados. Estou me sentindo no livro de George Orwell. Muito obrigado pelo esclarecimento, esse seu Blog é uma bela fonte de informações muito úteis. Parabéns!!

        Reply
        • 3 September 2015 at 03:39
          Permalink

          ok.

          valeu pela força.

          Reply
        • 3 September 2015 at 03:41
          Permalink

          só lembrar que é uma troca de informações qualquer americano que opera na bolsa tupiniquim a dilma manda as informações pro obama

          mas é graças a essa troca de informação que permite que usemos os impostos pagos lá como credito aqui, o ideal seria um acordo de bi tributação mas já que não temos esse serve pro gasto.

          Reply
  • 31 August 2015 at 20:16
    Permalink

    Olá,
    Conheci seu blog hoje, realmente muito bom e esclarecedor.
    Aprendi como declarar ganhos na venda de ações no exterior, via GCME, algo realmente nada intuitivo, mas eu me encaixo muuito abaixo da isenção dos R$35mil, vc já escreveu sobre isso? Não encontrei…
    E há um ganho de capital, então preciso justificar esse ganho declarando o valor isento, poderia me dizer como?
    Muito obrigado,
    Paulo

    Reply
    • 2 September 2015 at 01:34
      Permalink

      Olá Paulo

      Vc só declara se exceder os 35k se não exceder não precisa declarar ganho de capital.

      dê uma olhada nesse post, tem muita informação lá principalmente na parte dos comentários.

      Reply
  • 4 August 2015 at 19:25
    Permalink

    Boa tarde! Tira uma dúvida, por favor: Quando uma empresa faz um desdobramento ou subscrição, como ficam o históricos de dividendos por ação (DPA) e lucro por ação (LPA)?

    Reply
    • 4 August 2015 at 20:06
      Permalink

      olá Leonardo

      o correto é aplicar esses efeitos nos indicadores pra vc ter uma ideia do como seria antes com esse cenário atual

      mas nem todos os sites fazem assim

      Reply
  • 3 August 2015 at 07:00
    Permalink

    Olá Viver de Dividendos,

    Primeiramente gostaria de parabeniza-lo pelo blog.

    Estou com uma dúvida que é se o governo americano tributa ou não dividendos de entrangeiros?

    Atte,

    Lorrana

    Reply
    • 3 August 2015 at 11:23
      Permalink

      Olá Lorrana

      Obrigado pela força.

      Tributa na fonte, veja nos artigo aqui do blog explicando um pouco sobre isso, olhe aqui.

      Reply
  • 25 June 2015 at 15:57
    Permalink

    Ótimo site e controles! PAra “viver de dividendos” voce faz alguma conta? Exemplo o dividend deve ser o dobro do seu gasto mensal ou algo nesse sentido.
    Abs.

    Reply
    • 25 June 2015 at 19:13
      Permalink

      Olá Bruno

      A ideia é não parar de trabalhar jamais, então os dividendos seriam complemento a renda, mas não tenho nenhuma meta nesse sentido, vou acumulando o máximo que conseguir.

      Reply
    • 25 June 2015 at 19:16
      Permalink

      Só pra complementar tenho metas em outros sentidos como taxa de poupança que acho um fator importantíssimo para o pequeno investidor que aporta mensalmente, da uma olhada nesse artigo que tem algumas ideias a respeito de perspectivas futuras de curto prazo.

      Reply
  • 13 June 2015 at 20:47
    Permalink

    Olá ! Gostaria de te fazer algumas perguntas;

    Onde temos acesso as informações das empresas que pagam os dividendos ? Histórico de pagamentos ? Projeção de pagamentos ? Períodos programados para os pagamentos. Ex: se determinada empresa paga dividendos apenas uma vez por ano ou trimestral e etc ?

    Desculpe por tantas perguntas, mais a partir do momento que eu tiver essas informações, eu vou poder estudar melhor sobre o assunto, pois eu perdi muito dinheiro em 2008, e não estou disposto a isso novamente.

    Obrigado, e parabéns pelo trabalho realizado.

    Reply
    • 13 June 2015 at 22:14
      Permalink

      Olá Cristiano

      Se estiver falando sobre ações no exterior recomendo o Morning Star, se for no Brasil tem vários sites como o google finance, yahoo finance e tem alguns provedores menores de comunidades como a do bastter.

      Tive uma situação parecida com a sua onde sai da bolsa prematuramente no passado, dê uma olhada na minha história. Agora antes de entrar vc precisa identificar primeiro no que vc errou em 2008 se ainda não fez essa reflexão esse seria o primeiro passo antes de tudo.

      Reply
  • 21 May 2015 at 17:26
    Permalink

    Interessante, mas qual o capital inicial para montar essa carteira ? e como está a sua aquisição de novas ações ano a ano ? só com dividendos agora ?

    Reply
    • 21 May 2015 at 20:12
      Permalink

      Olá Chris Odahcam

      Comecei com mil reais depois fui fazendo aporte mensais, está tudo detalhado aqui no blog como forma de mostrar aos investidores que estão iniciando que é possível alcançar a independência financeira mesmo sem receber um grande salário.

      Dá uma olhada depois na minha evolução patrimonial ano a ano pra você ter uma ideia, veja aqui.

      Reply
  • 7 May 2015 at 23:29
    Permalink

    Olá! Primeiramente parabéns pelo Blog e iniciativa de tentar ajudar sobre investimentos. Também sou favorável sobre a ideia de ensinar a pescar do que dar o peixe. Abaixo a Lei do Gerson! Estudei bastante sobre análise técnica, porém tenho interesse em saber mais sobre como analisar fundamentos antes de escolher o que operar em LP (Position trade) e o assunto dividendos me interessa muito, para diversificar as aplicações. Como não vivo de bolsa, seja ela família ou não, preciso optar por prazos mais longos de aplicação, que exijam menos acompanhamento. Gostaria se possível, alguma indicação de leitura que não seja muito complicada, para saber quais os indicadores a levar em conta(que realmente importam) e como interpretá-los, o que rastrear, pois lendo alguns comentários, fico sem entender os porquês e alguns termos. Obrigado!

    Reply
    • 8 May 2015 at 18:10
      Permalink

      Olá Napali

      Pode ficar a vontade pra perguntar sobre qualquer termo ou assunto dentro do tema de investimento em ações com analise fundamentalista, não importa a duvida que vc tenha pode ser a duvida de outros também. Sobre os livros eu postei nos comentários desse artigo uma listinha que pode lhe ajudar no começo.

      Reply
  • 3 May 2015 at 00:58
    Permalink

    Olá amigo, como estou começando nesse mundo de investimento, posso seguir sua carteiras? Tanto nacionais e internacionais? Pois tenho acompanhado relatórios de uma outra fonte onde indicam-me onde investir, mas estou meio confuso com boatos sobre essa fonte de analistas, que talvez você até saiba quem é, e por isso gostaria com sua permissão poder utilizar seus métodos! pode ser ?

    Reply
    • 3 May 2015 at 01:54
      Permalink

      Olá TPD.Marcelo

      Vou falar o mesmo que falo pra todos que me fazem essa mesma pergunta:

      Minha carteira e todos os dados aqui não são recomendações de venda, compra ou manutenção de ativos a ideia é apenas prover conteúdo de estudo pra quem deseja aprender sobre como analisar empresas.

      Eu faço um baita esforço pra tentar mostrar ao pessoal como pescar e não entregar apenas o peixe.

      Na verdade você não deve seguir a carteira de ninguém porque é muito fácil você saber o que eu estou comprando mas você não vai saber quando eu tomar a decisão de vender, ai você vai subindo na escada junto derrepente tira-se a escada e você fica segurando o pincel.

      Reply
  • 6 March 2015 at 10:26
    Permalink

    Olá tudo bem? Pelo que entendi Nos relatórios tem o valor ganho mês a mês gostaria de saber o valor investido mensal.

    Reply
    • 6 March 2015 at 17:27
      Permalink

      olá jose

      olha na pagina de orçamentos que tem isso lá

      mas qual o propósito de vc pegar essa info?

      Reply
  • 25 February 2015 at 21:54
    Permalink

    Olá, gostei do seu site.
    Tenho uma dúvida, para esse perfil de investidor, e aplicando na bolsa brasileira, você teria recomendações de corretoras para um iniciante?

    Ainda estou em fase de estudos e qualquer orientação será bem-vinda.

    Att.,
    Kelvin

    Reply
    • 25 February 2015 at 23:40
      Permalink

      Olá Kelvin

      Seja bem vindo, se for fazer trade esqueça o preço e vai na que oferecer o melhor serviço, tem corretoras com bons analistas. Se for Buy & Hold já vale a pena considerar os custos, eu recomendaria ou a Rico ou a Mycap mas a grande maioria das corretoras vai lhe atender com folgas.

      Eu optei pelo HSBC pra ganhar isenção das taxas do banco, ele tem um programa de beneficio para o correntista que se cliente deixar X em dinheiro vai ganhando descontos nas tarifas aí acaba valendo a pena, somando-se ao fato que não precisa de fazer Doc pra investir e vc consegue transitar com o dinheiro da conta corrente pra conta de investimento de forma mais pratica e instantânea.

      Mas eu não recomendo corretora de banco a não ser que vc consiga esses desconto como tem no HSBC.

      Reply
  • 18 January 2015 at 04:51
    Permalink

    Também concordo que o IPCa não reflete a inflação, somente queria fazer um comparativo. O pessoal do Conta Corrente (Globonews) sempre está falando nesses títulos, mas vai depender mesmo do perfil do investidor. Obr. pela sua atenção e dedicação ao blog!

    Reply
  • 17 January 2015 at 19:38
    Permalink

    Viver de Dividendos, quanto representa esse retorno em dividendos sobre o capital? O percentual desse retorno supera o das aplicações seguras de renda fixa, nesse cenário brasileiro de juros altos? Se é para LP, as letras do tesouro nacional são atreladas ao IPCA e muitas geram juros semestrais, não seria conveniente? E o que vc tem sentido na variação do valor dos papéis comprados, desde que começou? Agradeceria muito suas respostas.

    Muito obr, parabéns pelo blog, abriu horizontes para mim. Com tanta gente postando opiniões inúteis e raivosas nas redes sociais, anda mais positivo o compartilhamento de experiências úteis e conhecimento! Vou seguir suas dicas.

    Reply
    • 18 January 2015 at 02:17
      Permalink

      Olá clauc

      Bom saber que o blog te ajudou.

      Não da pra comparar renda fixa com renda variável, se tentar, vai acabar fazendo uma completa confusão é como se comparasse laranja com banana. Eu não gosto de renda fixa, acho que não tenho perfil para esse tipo de investimento, o que vou explicar abaixo não quer dizer que a renda fixa é ruim apenas que para o meu objetivo de alcançar a IF ela não se encaixaria.

      Vc pega os títulos atrelados ao IPCA pra mim vc acaba recebendo menos a cada ano, vc acredita realmente que o índice IPCA reflete a inflação real, tente ir no supermercado por um ano todos os meses que vc vai ver que os preços sobem bem acima da inflação divulgada pelo governo, pega um reajuste tarifário de qualquer serviço e vai ver que é bem superior a inflação, moral da história com o tempo a inflação real (a real mesmo) acaba comendo os seus rendimentos e ao invés de receber cada vez mais vc acaba recendo cada vez menos e só vai perceber isso daqui a alguns anos quando for tarde demais.

      O que eu adoro nas ações é que essas refletem a inflação real, quando eu citei o exemplo do supermercado para um investidor que tem ações de uma Procter e Glamber, Unilever, Nestle, Coca-Cola, Wallmart, Pão de açúcar, Ultrapar enfim ele fica protegido automaticamente pela inflação, pois uma vez que os preços subam nas prateleiras ele passará a receber mais na outra ponta pois a empresa que ele investe terá uma receita maior. Pra mim a melhor forma de manter um crescimento das suas renda passiva e se proteger da inflação real é investindo em boas empresas.

      Enfim a ideia dos pontos apresentados acima não é mostrar que a RF é totalmente ruim, ela tem seus objetivos agora eu não vejo como uma boa opção para o investidor que pretende viver de renda passiva com os investimentos, daí vc tira suas próprias conclusões…

      No mais sucesso nos investimento e obrigado pelo apoio

      Reply
  • 16 January 2015 at 03:47
    Permalink

    Boa noite.
    Primeiramente queria dizer que o seu site é muito bacana. Você está demonstrando para as pessoas a importância de acumular patrimônio para se poder ter uma vida tranquila no futuro, educação financeira é algo muito importante.
    Gostaria de saber se você opera opções, especialmente o lançamento coberto (financiamento), porque é uma forma muito boa de remunerar a carteira e faz uma GRANDE diferença no longo prazo.

    Reply
    • 16 January 2015 at 11:21
      Permalink

      Sim é uma boa alternativa para rentabilizar a carteira, o problema é conseguir tempo para poder operar.

      Reply
  • 10 January 2015 at 17:28
    Permalink

    Olá, como faço para investir nos papeis que você está mencionando fora do brasil? Obrigado.

    Reply
    • 10 January 2015 at 19:35
      Permalink

      Tem tudo aqui no blog explicado passo a passo, primeiro abra a conta na corretora, veja aqui e depois enviei uma remessa de para a sua conta, veja aqui e aqui por fim escolha uma empresa e compre as ações para saber como escolher você tem esse artigo e esse artigo. Por fim tem algumas informações das empresas que eu possuo aqui.

      Reply
  • 9 January 2015 at 01:45
    Permalink

    Olá, comecei a investir a pouco tempo, gostei muito do seu blog. Tenho uma pergunta: você coloca aqui somente o retorno que tem com os dividendos, e quanto ao jscp, porque não entram na conta?

    Reply
    • 9 January 2015 at 02:08
      Permalink

      Olá Felix

      Obrigado e quanto a sua dúvida, está tudo misturado eu uso o nome dividendo por convenção, mas considere-se quando eu disser “dividendos” como os Dividendos e JSCP.

      Reply
  • 25 November 2014 at 19:44
    Permalink

    Olá amigo! Desculpe a quantidade..rsrsrs E muito obrigada por seus comentários.Vou rever os dados que você ressaltou e seus posts anteriores indicados. Um ótimo dia e sucesso !

    Reply
  • 25 November 2014 at 06:09
    Permalink

    Olá amigo! Seguindo a sua dica, abri uma conta na Just2trade! Vou começar de “pouquinho” como você mas tentarei ser constante nas compras mensais. Além de algumas empresas da sua carteira, estou incluindo ações dessas 10 empresas que me parecem ter um perfil semelhante a sua linha de pensamento. São elas: American Express (AXP), Boeing (BA), Washington Real Estate Investment Trust (WRE), Whole Foods Market (WFM), Costco (COST), Starbucks (SBUX), Home Depot (HD), Merk (MRK), Alibaba (BABA) e Lowe’s (LOW). Se você não se importar e tiver um tempinho para dar alguma opinião, ficaria super grata.
    Desde já agradeço e te desejo uma ótima terça-feira!

    Reply
    • 25 November 2014 at 19:26
      Permalink

      Olá Monica

      Você colocou muita empresa pra eu olhar ao mesmo tempo rsrsrs… Focando apenas nos números, sem olhar a fundo o case de negócio da empresa, vamos lá:

      AXP – Ficar de olha na divida parece estar bem mais alavancada do que os demais pares do setor. Vale dar uma olhada também em Visa.

      BA – Eu não gosto muito desse setor de aviação, mas se vc gosta parece ter bons números comparado com os outros pares. Lembrando que tiveram serias dificuldades ao passar pela crise de 2008.

      WRE – Não sei analisar Reits ainda.

      WFM – Sem dividas, receita e lucros crescentes.

      COST – Redondinha mas aconselho a dar uma olhada no WMT, tem alguns indicadores levemente mais interessantes.

      SBUX – Quando fui escolher uma empresa do setor fiquei em divida dela com o MCD, na época acabei optando por MCD porque tinha uma margem um histórico de desempenho bem maiores, SBUX é muito recente na bolsa, talvez seja conservadorismo em excesso da minha parte. Te aconselharia a olhar esse 2013 parece que a empresa teve alguns problemas, talvez seja não recorrente.

      HD – essa é uma que venho namorando, ainda preciso fazer uma analise do setor para determinar, mas de cabeça e olhando por alto os números me parece a mais atraente junto com a LOW. Agora eu não pegaria as duas ficaria muito exposto no setor de consumo, você já está com WFM e COST uma das duas já é o suficiente.

      MRK – Fiz uma analise a uns dias atras e publiquei hoje sobre o setor de fabricantes de medicamentos, vale pena dar uma olhada antes: http://viverdedividendos.org/nyse-fazendo-uma-analise-setor-de-drug-manufactures-major/

      BABA – Também tenho olhado para esse setor, mas quanto ao BABA ele é muito recente na bolsa, mas parece ser promissora, tem que ver como vai se comportar nos próximo anos, eu esperaria um pouco mais. Uma opção que venho cogitando seria o EBAY mas parece que no LP o BABA vai bater fácil o EBAY. Se entrar numa das duas colocaria um posição pequena, afinal eu sou muito cético quanto ao setor de tecnologia, tudo muda muito rápido.

      Lembrando que é apenas um estudo sem recomendações vc quem tem que decidir as opções mas de modo geral parece ser uma carteira interessante.

      Reply
      • 15 April 2016 at 06:23
        Permalink

        Olá VdD, caso seja útil essa informação sobre Home Depot e Lowe’s… pelo menos aqui em Massachusetts tenho verificado que as despesas com supplies de meus clients de contabilidade e tax são muito fortes em HD! A grande maioria concentra as compras nesta empresa. A quantidade de lojas tbm me parece maior, tem em tudo quanto é canto! E a variedade de produtos então!! Mas é isso aí, se quiser alguma pesquisa de campo me avisa!! Sempre que posso dou uma pescoçada aqui no seu blog! Abs e sucesso!

        Reply
        • 15 April 2016 at 07:44
          Permalink

          Olá Fabio

          Valeu pela contribuição. HD é uma boa empresa, na época que escolhi WMT quase peguei ela mas a raia de crescimento de dividendos do WMT acabou me seduzindo

          Reply
  • 15 November 2014 at 07:07
    Permalink

    Olá, tudo bem?

    Trabalho desde os onze anos de idade e sempre tive envolvido em negócios desde essa idade. Em 2010 resolvi estudar ações para investimento, cheguei até fazer um cadastro na link trade. Então eu vi o sobe e desce das ações e falei assim. “Sabe de uma? Eu vou é cuidar do meu restaurante!” Então investi no meu restaurante. Então um mês atrás estava lendo uma matéria da exame entrevistando o Sr. Luiz Barsi Filho considerado um dos maiores investidores da bolsa em dividendos do Brasil, um investidor fundamentalista. Ele tem uma filosofia de investir em empresas que tenha bons fundamentos, que tenha um valor patrimonial maior que o cotado nas ações e que são difíceis de quebrar como Banco do Brasil, Eletropaulo etc…
    Gostaria de saber se o amigo conhece o método do Barsi ou se já leu alguma reportagem com o mesmo.

    Reply
    • 15 November 2014 at 11:40
      Permalink

      Olá Raphael,

      Conheço e quero distancia!

      Você fez o caminho certo, primeiro investe em você e no seu negócio, porque melhor q vc seja na bolsa vc nunca vai ganhar nem de perto o q vc ganha com o seu restaurante (ou negócio) o lucro q vc obtém no seu trabalho sempre será infinitamente superior a qualquer investimento. Eu gosto de uma publicidade do HSBC que diz: “O único investimento que tem retorno garantido é você”

      Em segundo lugar vc não deve entrar na bolsa olhando preço, se entrar pensando nisso vai eventualmente acabar perdendo dinheiro. Esse é um dos motivos que eu não gosto do Barsi, ele é muito focado em precificação eu prefiro seguir o método do Jeremy Siegel.

      Depois eu não gosto de nada que proponha formula magica, coisas como se o indicador XYZ estiver em tanto você compra. Não existe nenhum indicador milagroso, existe sim um conjunto de indicadores fundamentalistas que juntos com uma analise do cenário macro econômico e da governança da empresa podem lhe dar uma base para investir bem.

      Veja só… se pegar essa indicador que vc falou de empresas com valor patrimonial maior que a cotação das ações você teria que comprar OGX, HRT, Eletrobras, Inepar enfim só mico não existe formula magica existe estudo e analise séria de empresas.

      Por fim da uma lida nesse artigo antes de voltar pra bolsa: http://viverdedividendos.org/rentabilidade-vs-aportes/

      Reply
      • 15 November 2014 at 16:15
        Permalink

        Obrigado por ter me respondido. Segundo a matéria que li do Barsi ele procura empresas que são boa pagadoras de dividendos e que tenham boa governança e quando ele encontra uma empresa ele vai comprando e pra ele seria melhor se a ação caisse pra ele poder comprar mais. Teria como o amigo me ligar para que eu pudesse falar contigo?

        Reply
        • 15 November 2014 at 16:59
          Permalink

          O contato com o blog é apenas via comentários ou e-mail.

          Reply
  • 25 August 2014 at 15:20
    Permalink

    I read a lot of interesting posts here. Probably you spend a
    lot of time writing, i know how to save you a lot
    of work, there is an online tool that creates unique, google friendly posts in minutes, just type in google
    – laranitas free content source

    Reply

Deixe o seu comentário: